PplWare Mobile

Chrome chegou à versão 12 e traz muitas novidades…


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. O Chrome está cada vez mais forte e recomenda-se ^_^’

  2. aver says:

    Em termos de aspecto o Firefox 4 aproximou-se bastante do Chrome. Quanto a extensões já são praticamente as mesmas.
    Uma sugestão para quem usa o Firefox 4.0 em Windows 7: o tema Bloomind FT Graphit Glow 1.2.5.2 (uma GUI completa para Firefox).

    • Rui "ALL" Sousa says:

      O layout do FF4 aproxima-se do Chrome?!? O.o

      O layout do FF4 é o do Opera (ponto)

      • Daniel says:

        Acho que pode ser mais entendido como “está mais próximo agora”. O que não exclui o facto de estar parecido ao Opera.

        Todos os browsers estão a dar importância a um layout mais reduzido e simples.

      • Rogério says:

        O estilo do FF4 nem do Opera é…
        O estilo do FF4 foi desenhado para o FF4, ponto.

        O Opera é que copiou o estilo do do novo FF.

        Primeiro, a versão do Opera que saiu já com o novo estilo, foi lançado bem depois de terem saído os primeiros esboços do estilo do novo FF.

        Tanto que o Opera foi bem criticado por isso, apesar do mesmo não ter violado nenhuma lei.

        O Chrome tal como os restantes browsers, não é perfeito, e acredito que o Chrome deve ter bem mais falhas de segurança do que aquilo que aparenta. Um browser para ser bom numa coisa, é preciso não trabalhar tão bem noutras coisas…

        O FF foi o primeiro browser com um motor de javascript super avançado, logo a seguir veio o Chrome…

        No FF4 também foi evoluído o motor de javascript. O Chrome a nível de processamento de javascript é um pouco inferior ao FF4, agora falando em renderização o Chrome supera o FF (mas não muito). Cada um dos browsers têm a sua particularidade, não há nenhum neste momento que tenha tudo ou por outras palavras que seja um browser 100% completo.

  3. Daniel says:

    Sinceramente a escolha entre o Firefox 4 e o Chrome está agora bastante difícil. Estou a experimentar o novo Firefox desde que saiu, e até agora estou bastante satisfeito.

    No entanto continuo com a sensação que a escolha é entre funcionalidade (firefox) e usabilidade (chrome). Apesar de já existirem muitas extensões no Chrome, não se aproxima ainda do Firefox. Pelo mesmo sentido, a usabilidade do Chrome é muito superior (o pequeno pormenor de manter a posição das abas quando se estão a fechar, torna o fecho destas incomparavelmente mais fácil do que no Firefox. Já agora, alguém sabe de uma extensão que coloque essa funcionalidade ao Firefox? 😛

  4. Linesofcode says:

    Chrome, simplesmente o melhor browser.

  5. Marco Costa says:

    Já permite fazer open de um download ficando nos ficheiros temporários?

    • Hugo Cura says:

      Não. Isso era algo a que eu estava bastante habituado no Firefox e fez-me alguma confusão quando passei para o Chrome, há largos meses.
      Mas desde aí tenho uma pasta, nos meus documentos, dedicada às transferência e com isso consigo ainda uma melhor organização que antes. Claro que vai tudo de um hábito. Primeiro estranha-se… depois entranha-se 🙂

    • 2n2u says:

      Era algo que também gostava, como não implementam isso, nem penso em experimentar o Chrome.

  6. Alex says:

    Vou testar, penso é que os links estejam um bocado confusos…vejam la isso!

    Cumprimentos

    • Links confusos?

      Tens ali todas as releases do Chrome que existem. Deixámos os links para que cada um de vós possa escolher a versão que pretende testar e usar.

      Tens de cima para baixo as versões disponíveis, da mais instável (Canary) até à mais estável. Em cada linha têm os diferentes sistemas operativos.

      Se isto é confuso não entendo como deveria colocar…

      • Alex says:

        Confuso não no sentido dos links estarem mal organizados, que não estão Pedro, mas confuso sim no sentido que existem diversas versões do browser que as pessoas mais leigas na matéria não sabem diferenciar, apesar de estarem meias implícitas no texto não esta suficientemente claro na minha sincera opinião.
        Claro está para este tipo de utilizadores a versão estável será mais indicada, mas será que estas pessoas sabem as diferenças entre a versão dev e a beta por exemplo? A minha intervenção não é no sentido depreciativo da coisa, apenas acho que , como o pplware pretende chegar a diversos públicos seria simpático da vossa parte explicar concretamente as varias características das diversas versões existentes do google chrome (ou até meter um link com a explicação por exemplo). Fica a sugestão…

        Continuação de bom trabalho!

  7. Vítor M. says:

    Esta versão, a 12, ainda tem alguns bugs mas apresenta já um nível de opções muito interessantes.

    O Google Chrome será o melhor browser em termos de desenvolvimento tecnologico pela estrutura que a Google possui a desenvolver este browser. canalizou verbas outrora investidas no Firefox e os resultados estão aí.

    A integração com os restantes produtos da marca, amplamente utilizados por milhões de utilizadores, é outra grande mais valia.

  8. bronce says:

    Ainda chegamos ao Natal com o Chrome 20!

  9. Rui "ALL" Sousa says:

    N deixando de louvar o Chrome como browser mais rápido, já o usei durante uns 6 meses e realmente a diferença é abismal, mas… Enquanton n tiverem opções como a barra de procura em cima à direita, abrir os ficheiros de download directamente sem gravar no PC, extensões melhores, a possibilidade de adicionar um painel com os favoritos. Sem estas opções o FF cont a ser melhor no que toca a usabilidade.

    1) N me venham falar q posso fazer a pesquisa na barra de endereço! E quero ter a opção de escolha.
    2) Qd me refiro aos favoritos, poder ver e abrir os favoritos e cont no site, n obrigando a abrir uma aba só p favoritos, tal como acontece no Chrome.

    • Linesofcode says:

      Barra de pesquisa? Isso é um fail. Isso com o tempo deixa de existir em todos os browsers. Queres procurar usas a barra de endereço. Para quê ter mais uma treta a ocupar o espaço?
      Tu podes ver todos os teus favoritos sem abrir uma nova aba. No canto superior direito têm lá uma pasta: “Outros marcadores”, clicando aí acedes ao teu repositório de favoritos.
      Relativamente à visualização de ficheiros online, estás enganado. Podes ver os ficheiros sem os “sacares” – se bem que isto não é bem assim – mas sim. Por exemplo: documentos PDF, Doc, XML, Scripts, etc podem ser visualizados directamente no browser.
      Recentemente a Google alargou o seu leque de elementos suportados para visualização.
      O único que ainda não vi implementado é a visualização de vídeos. Talvez até possa haver alguma extensão, mas para mim isso é facultativo. A única extensão que possuo é a dos ‘downloads’.
      Onde é-me adicionado um button no canto superior direito, perto das options para aceder facilmente aos meus downloads.

      • Rui "ALL" Sousa says:

        Os computadores e agora respectivos dispositivos moveis, são usados em massa, pq podem ser usados por massas. I.e., eles são feitos de forma a poderem ser usados para 1001 funções e por consequentemente por 1001 pessoas.

        Dito isto, pq raio ainda há pessoas q pensam que o tipo de utilizadores são iguais a elas, e n iriam pensar/agir de forma diferente?

        Vamos lá então começar a contra-argumentação com exemplos práticos, p evitar más interpretações.

        1) Um browser é tanto melhor, qt mais editavel por o utilizador for, isso reflecte-se nas extensões do FF, e se eu quero a barra de pesquisa é pq tenho os meus motivos p a querer, logo n é fail. FAIL é o Chrome n ter opção de a ter!

        Ex: Querem realizar uma pesquisa de uma determinada palavra em 5 motores de buscar, sp q pesquiso a palavra na barra de endereço ela desaparece p dar lugar ao respectivo endereço, ter q andar a escrever 5 vezes a mm palavra em 5 abas diferentes mais as respectivas siglas de atalho p o motor antes da palavra. “Há e tal podes fazer copy-paste” Serio, n tentar arranjar maneiras de contornar a falha.

        2)Ex: Quero ter a barra de favoritos em qq lado, e ao tempo q uso o botão do meio do rato p abrir os favoritos que quero em novas abas estar a ver já as paginas. No Chrome n dá, ou abre-me uma aba c os favoritos todos, ou carrega num favorito e fecha-me o menu.

        3) Tal como disse, abrir os ficheiros sem gravar no PC, quem falou em pre-visualizar? Quero sakar ficheiros rar’s na opção de abrir p dp tirar os files srt que lá estão p a pasta desejada, pq raio iria querer ter rar’s na minha pasta de trasferencias com legendas, so serve p ter trabalho mais tarde.

        4) Já agora falo do corrector ortográfico q qd mudo de EN p PT (ou vice-versa) ele n verifica o texto, tenho q andar a passar por cima das palavras again p ele fazer a verificação.

        • Linesofcode says:

          É mais do que óbvio haver mais extensões para o FF do que para o Chrome, basta comparar a data de existência do Chrome e do FF.

          Repugnas a forma dos outros pensarem que as ideias dos mesmos é que estão certas e fazes o mesmo, ou és pouco inteligente ou hipócrita, para que lado a balança inclina mais? 😉

          Outra: escreve-me português, porque assim não vamos lá. É que todo o teu texto, nem com um ultra-mega algoritmo da google se consegue descodificar isso 😛

          Decide-te, afinal queres sacar ou não? 😀 :”Tal como disse, abrir os ficheiros sem gravar no PC (…) Quero sakar ficheiros rar’s na opção de abrir (…).”

          Já agora, achas que ao clicar em “Abrir” não fazes download dos ficheiros? 😀

          Btw, respondi-te ao que percebi minimamente.

          • Rui "ALL" Sousa says:

            N sei qual o q me encaixa melhor se pouco inteligente ou hipócrita, mas com os argumentos tão validos que usas-te para defender a tua posição nem sem como os refutar ~ironia~ (p quem n perceba)

            Enfim, podia dar-te razão, mas ai iria-mos estar os 2 errados…

          • Gustavo Santos says:

            Ele não repugnou nada, apenas disse o porquê explícito de não gostar do Google Chrome. E dado que são motivos perfeitamente vários não interessa se outros o acham prático e bonito e mais não sei o quê, se ele não acha não usa. Não é ele que tem de se adaptar ao software.

            Se não entendeste minimamente o que o utilizador escreveu foi porque não lhe deste muito crédito e não fizeste um esforço para o entender porque existe “caligrafia” bem pior.

            É claro que ele quer transferir o ficheiro, apenas não quer que o mesmo fique no disco uma vez que são aqueles ficheiros que abres uma vez e nunca mais pegas neles. Ou por outro lado, como me acontece muito, abro o mesmo ficheiro dúzias de vezes, chega a uma altura em que vou entrar na pasta de “Downloads” e tenho cópias e mais cópias do mesmo ficheiro.

            Todas as razões que ele apresentou são as mesmas queixas que eu tenho do Chrome por isso entendo perfeitamente o seu ponto de vista. Se não entendes tenta ser um pouco mais tolerante.

  10. Luis Calheiros says:

    Ora nem mais, enquanto o FF nao implementar a pesquisa na barra de endereços e enquanto nao manter as abas do mesmo tamanho à medida que as vou fechando, o chrome para mim é melhor. Claro que ha coisa das quais gosto bastante no FF como ver o histórico, o modo de pesquisa é muito mais simples e funcional, mas temos de fazer opcoes e para termos umas coisas abdicamos de outras

    • Lino Oliveira says:

      Com a extensão Tab Mix Plus do Firefox pode-se configurar de modo a que as tabs mantenham sempre o mesmo tamanho.
      No Firefox já há muito que se pode pesquisar usando a barra de endereços (awesome bar) e isso ainda foi melhorado no FF4, com a vantagem da pequisa poder ser feita também no histórico e nos favoritos.

  11. vis says:

    Mas alguém conhece alguma extensão no chrome, que faça com que quando carrego em um favorito da barra de favoritos, que abra numa nova aba, e não na aba que tenho aberta.
    Agradeço imenso desde já. Esta é única falha que o chrome tem ao meu ver))

    Em relação ao artigo, uso o chrome 11 beta, e para mim melhorou bastante desde a versão 10, parece que a aceleração gráfica esta a fazer finalmente o seu papel, mas ainda precisa de melhorias em termos de velocidade. Por exemplo o ie9 é mais rápido que o chrome em alguns sites mais pesados.
    Uma coisa que me chateia um pouco no chrome é que ele usa os recursos no máximo ao abrir separadores, ou seja ao abrir uns 2-3 separadores o computador bloqueia por uns segundos.

  12. Mourinho says:

    Muita propaganda e pouca novidade de fato ao meu ver. Se falarmos em extensões temos outra grande mentira, pois muitas dessas extensões do chrome precisam amadurecer muito antes de serem comparadas com suas similares do Firefox. Pra mim a grande vantagem do Chrome é só a velocidade que é mais estável, mesmo com várias extensões que nem sempre são tão boas como no Firefox! O ponto fraco, além da falta de amadurecimento da extensões é o excessivo consumo do processador pelo Chrome quando temos muitas abas abertas. As vezes o Chrome se divide em tantos processos que esse consumo excessivo acaba mascarado, porém continua a existir!

    • Miguel says:

      isso do consumo de processador é problema do windows
      e/ou do flash

      eu chego a ter 90+ abas abertas 😉
      http://miguelmaia.tumblr.com/post/372881946

      • Mourinho says:

        Instalei o Firefox 4 e está ótimo. Sem falar que com o Firefox voltei a usar as minhas extensões preferidas que não possuem similares a altura no Chrome. Caso resolvido pra mim. Parabéns pra quem gosta do Chrome, mas depois de toda experiência que tive com os dois navegadores tenho a convicção de que o Firefox 4 é o melhor navegador de fato, não perderei mais tempo com propagandas do Chrome.

        • Lá está este senhor a falar outra vez do firefox no artigo do Chrome , já reparas-te que está sempre a dizer o mesma coisa?
          Já comprovamos que o firefox é pior que o chrome em praticamente tudo e tu voltas a falar das extensões?
          Dá-me um exemplo de extensões que o chrome não tem ou então são piores que as do Firefox (tirando a tal do downloadhelp) !

          Cumprimentos Manuel Coutinho

          • Mourinho says:

            Perdão, esqueci que aqui há um defensor do Chrome, não posso dizer mais nada! o_O Pra alguém dizer se o Chrome é bom ou ruim precisamos de um parâmetro, portanto quem melhor pra citar do que o Firefox? Existiria o bom sem o ruim? Ou melhor, existiria o título de melhor navegador para o Firefox sem o Chrome pra fazer feio? Estranho seria se eu comparasse o Chrome ao Windows Media Player. Manuel essa é a coroa do reinado do Firefox, veja: \VVVVV/

          • Pois, muita coisa dita sem sentido e nada de argumentação. Mas agora desafio-te a defenderes o teu ponto de vista com algum argumento que o comprove como já fiz antes.

            Cumprimentos Manuel Coutinho

          • Mourinho says:

            Update: ♕

  13. Mourinho says:

    Alguém conhece alguma extensão no Chrome que faça download do vídeo de qualquer site como a extensão DownloadHelper do Firefox? Vejo muita extensão inútil de youtube, mas fica difícil baixar, por exemplo, alguns vídeos XXX ou algo diferente! Alguém também conhece uma cópia do Fast Dial do Firefox melhor do que a similar do Chrome também? A cópia do Chrome não pode ter sub abas com seus sites favoritos e acabamos limitados a poucos sites na página inicial! Enfim… Em relação ao Chrome e suas extensões vejo muita quantiade e pouca qualidade.

  14. Mourinho says:

    Quando digo Downloadhelper, não me refiro a umas extensões voltadas ao Megaupload que tem lá! Me refiro somente a extensão downloadhelper original para Firefox. Não há nenhuma igual para o Chrome, só cópia mal feita e inútil para youtube ou sites específicos.

  15. vinicius says:

    aqui no mac mesmo com a versão 12.0.712.0 dev, diz que tem uma nova versão pra atualizar, quando eu clico dá cód. erro 12

  16. Mourinho says:

    Eu já percebi também que as extensões originárias do Firefox são copias muito mal feitas em sua maioria, pecam muito, pois é difícil de configurar. Eu acho mesmo q MUITAS extensões do Chrome são mal feitas e outras extensões do Firefox não existem no Chrome. (nem parecidas). O Engraçado é que a quantidade de extensões do Chrome cresceu muito em pouco tempo. Por isso digo que é quantidade, mas pouca qualidade. Em relação ao DownloadHelper eu também perdi a esperança, assim como a Extensão Fast Dial, não deve dar opção de sub abas como acontece no Firefox.

  17. Zkor says:

    Chrome sem 64bits bahh praticamente todos os outros ja tem versão de 64.

    Ainda afirmam que o chrome tem tecnologia mais evoluida. Omf

    • Hugo Cura says:

      Com que fundamento dizes isso? Que vantagens ias ter numa versão de 64bits que não tens na de 32bits? Mais memória alocada? lol.. Rapidez? Já é o mais rápido!
      Vá, argumenta lá…

  18. Há mesmo pessoas que não sabem do que falam , um artigo sobre o google chrome e começam com comparações ridículas com o firefox. Caso não percebam o Chrome está num patamar superior ao FF , o único browser da actualidade capaz de lhe fazer frente é o opera.

    -Design
    Mas se querem fazer comparações vamos por ai então , quanto a nova versão do firefox ninguém pode negar está bonita e porque? Porque começou por ser uma copia do design do opera (não venham com historias que foi ao contrario porque o opera já trabalhava naquele layout a muitos meses) e nas ultimas versões beta ficou mais simples e mostrou um layout semelhante ao do chrome e manteve alguns dos detalhes do opera , o que por si diz tudo.

    -Performace e arquitectura
    Quanto a nível de performance melhorou pouco , continua com os mini-crash’s que sofria e a demorar algum tempo a abrir o dito programa. (O que é o principal ponto do Chrome , velocidade de execução e fiabilidade). Quanto a versão de x64 porque haveria a google de fazer uma versão especial para uma arquitectura diferente? Os testes que fiz na suposta versão de 32 bits do chrome bate aos pontos todos as versões de 64 bits dos outros browsers ( posso também dizer que as diferenças foram maiores quando fiz o teste num sistema de 64 bits nas condições que expliquei anteriormente).

    -Extensões
    Sobre as extensões concordo que o firefox tem mais maturidade no tema e foi um pioneiro nesta questão , mas cada vez há melhores extensões no mercado da google e atrevo-me a dizer que o chrome neste momento está ao nivel do FF na questão das extensões não é por não existir um DownloadHelper que um é melhor que o outro , tanto porque já vi muitas extensões que não há no firefox e outras com funções parecidas que melhoram bastantes aspectos.

    -Segurança
    Vou começar por referir que a google não permite que façam algumas das extensões porque isso poderá comprometer a segurança (como acontece provavelmente no caso do tal addon downloadhelper).
    Podia estar aqui a argumentar mas não iria fazer sentido porque como é de conhecimento publico o Chrome (se não me engano) é pelo terceiro ano consecutivo o único a sobreviver no famosos concurso Pwn2own o que já diz tudo.

    Por fim deixo aqui algumas prints que tirei de alguns testes que eu tomei a liberdade de fazer (alguns podem já ter algum tempo):
    Benchmarks (windows e linux):
    http://goo.gl/gmBLP – Ubuntu 10.10
    http://goo.gl/pQ0C8 – Windows 7

    http://goo.gl/7Z2cu – Windows 7 depois do lançamento do ie9 , beta 10 do chrome e beta 4 – 12 do firefox.

    Cumprimentos Manuel Coutinho

    • Mourinho says:

      Dizer que o Chrome está no mesmo nível que o Firefox em termos de extensões é uma piada, já peguei muitas extensões importantíssima que veio do Firefox e que é extremamente precária na hora de configurar. Além disso, é obvio que cada um dos navegadores terão várias extensões que o outro não terá! Pra não é só as extensões do Chrome que precisa evoluir, mas o próprio navegador tem que evoluir para aceitar melhor extensões com possibilidades melhores de configuração conforme a necessidade do usuário final. Como eu disse, muita quantidade, muita propaganda e pouca qualidade em relação a extensões. É obvio que nesse meio aparecerá uma ou outra extensão muito boa, mas não é a regra, mas sim exceção! Quero deixar bem claro que não sou defensor do Firefox, porém acredito que é preciso não fingir que o Chrome é incrível em todos os pontos, pois assim, ele não irá melhorar aonde precisa. Em termo de extensões precisa melhorar ainda. Acho que se diminuir um pouco as propagandas, talvez o Google passe a se dedicar melhor a essa questão.

    • Zkor says:

      K o chrome é browser que tem melhor performance de todos mas a um custo muito elevado enquanto o firefox anda na casa dos 60k o chrome anda nos 100k.

      Segurança é um dos melhores ou mesmo o melhor mas todos os programas tem falhas e não argumentam que é o terceiro ano consecutivo o único a sobreviver no famosos concurso Pwn2own pois nem tentaram e mais o firefox 4 nem foi testado

      Pra ke o 64 bits? bem como ja há flash de 64 bits também poderia haver chrome e ainda dizem que a google anda na sempre na crista da onda.

      Da para ver bem diferença

    • Vítor M. says:

      Manuel Coutinho mas isso sabemos nós, alias foi um bom comentário teu, apenas começou mal.

      Se reparares, fomos desde sempre bem esclarecidos, mesmo quando todos os “outros” diziam o contrario já apontávamos para um distanciamento em poucos anos no desenvolvimento deste browser.

      As razões são óbvias e tudo depende do orçamento das empresas que estão por trás de cada browser.

      Posso até deixar-te um artigo referência desta verdade:
      http://bit.ly/g8lMef

      • Zkor says:

        Distanciamento? nem a versão de 64 bits tem ao contrario de outros browser como firefox e ie.

        Chrome é superior em alguns aspectos e inferior noutros, não é nehuma perfeição tá longe disso

        • Vítor M. says:

          Nem queremos que seja perfeito, espero bem que procurem sempre chegar a essa tal perfeição e que nunca a consigam alcançar… isso será sinónimo de constante estudo e evolução.

          Só ainda não entendi a tua fixação num browser a 64bits.

          • Primeiro tenho a dizer que por muito que tentem nunca nada vai ser perfeito mas eu nunca o disse que o chrome era. Quanto a insistência com o argumento do 64 bits não consigo perceber porque já todos nós percebemos que a “suposta” versão de 32 bits do chrome bate aos pontos todos as versões de 64 bits de outros browser numa referida maquina de 64 bits.
            Outra coisa que não percebo é a insistência nas extensões , o que serve ter um browser com uma extensão que outro não tem se esse browser perde no resto?

            Caro Vitor M . gostei da referencia ao tópico mas reparei que foi feito há mais de 2 anos atrás desde ai a google tem desenvolvido o chrome a uma velocidade alucinante .
            Já vi para ai alguem a dizer que era um fanboy da google e não vou negar porque fascina me um pouco a forma como a google trabalha e por fim vou deixar mais um topico para pensarem. Se fizermos uma pool a perguntar “qual o melhor browser” provavelmente o IE terá a cotação mais baixa certo?
            Mas a estatística diz que é o mais utilizado , devido a ser o que vem por defeito no windows , assim como o Firefox é o browser por defeito no Linux . Agora vamos imaginar se fosse o Chrome o browser por defeito ou no windows ou no linux será que a sua simplicidade e rapidez de execução de convenceria os utilizadores? Ou seria o contrario , os levasse a mudar para outro browser?

            Cumprimentos Manuel Coutinho

  19. Mourinho says:

    Funcionário do Google detected!

  20. O chrome é para esqueçer

    Melhores browsers: Firefox e Opera

    E pelo menos por enquanto nada pode mudar isso.

  21. js says:

    Gostava de saber porque razão tiraram o meu comentário.

  22. Alberto says:

    Parei de ler os comentários depois disso aqui:
    “Um browser para ser bom numa coisa, é preciso não trabalhar tão bem noutras coisas…”

  23. Boas,

    Há uns dias o meu chrome actualizou-se para a versão 10.0.648.205

    Entretanto quando vou ao menu “acerca do google chrome” cá em baixo ele apresenta o seguinte erro:

    O servidor de actualização não está disponivel (erro: 3)

    Está a acontecer com mais alguém?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.