Cheias e derrocadas: Proteção Civil lança alerta à população
O mundo está a acompanhar tudo o que já aconteceu e que está a acontecer em Espanha. Para Portugal também há um aviso feito à população pela Proteção Civil.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), lançou um aviso à população, por causa da chuva e do vento que serão mais fortes a partir desta tarde de segunda-feira (04.11.2024). Inundações, deslizamentos de terras e lençóis de água nas estradas são alguns dos fenómenos que podem vir a ocorrer.
A Proteção Civil alerta para a possível a ocorrência de inundações, em zonas urbanas, e de cheias, nas zonas junto a rios e ribeiras, além de deslizamentos de terras e derrocadas.
Nas estradas, pode haver a formação de lençóis de água e o arrastamento de objetos, levados pelo vento forte, o que pode causar acidentes. Também não é de excluir que haja contaminação de fontes de água potável “por inertes resultantes de incêndios rurais”.
Recomendações da Proteção Civil
- Limpe os sistemas de escoamento das águas pluviais
- Retirem objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas
- Fixe estruturas que costumam estar soltas, como “andaimes, placards e outras estruturas suspensas
- Se vai estar ao volante adote uma condução defensiva, reduzindo a velocidade
- É aconselhado não atravessar zonas inundadas “de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento, ou caixas de esgoto abertas”
- Fique atento às informações meteorológicas e às indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.
Não dei por nada. Apenas volta e meia uma chuvinha molha parvos mas chata.
O habitantes de Valência também tinham esse tipo de pensamento….. Continua assim que estás bem…..
Lá como cá qd há alertas não se passa nada.
Qd efectivamente se passa alguma coisa, os alertas chegam qd já não há nada a fazer.
Mas continua como? Sem apenas houve chuvita o que queres que digam?
Mas qual pensdamento em Valência? O único pensamento? O que pçensavam eles? Mostra lá.
Estão a tentar ocultar ou justificar de antemão com a chuva – que é uma condição natural e característica do Inverno – possíveis consequências prejudiciais que podem ocorrer nas Cidades, Vilas, e Aldeias de Portugal, e que se devem não em grande parte à Natureza mas ao sub-desenvolvimento, ausência e deficiência da manutenção dos espaços e vias públicas, mau planeamento territorial, e estruturas e construção mal-concebidas, sendo esta realidade conhecida há muito tempo pelo regime que nada faz tendo a mesma se agravado nos últimos 11 anos devido às más políticas intencionais praticadas pelos Governos do dr. Pedro Coelho, dr. António Costa, e Executivos Municipais, uma realidade que infelizmente continuará com o Governo liderado pelo Sr.º Primeiro-Ministro, Luís Esteves.
Obrigado pelo comentário de bom senso.
É, só ler o titulo costuma dar nisso… Nenhuma das recomendações justifica derrocadas ou enchentes ou qualquer coisa mais grave que possa acontecer. São so recomendançóes para proteção individual