Cegos guiados por telemóvel…
de casa até à estação de metro! A Empresa do Metro do Porto prepara-se para eliminar mais uma barreira à mobilidade dos seus clientes. Dentro de um ano, e através de um simples telemóvel, será possível aos invisuais e aos cidadãos com problemas de visão ter acesso às mesmas informações de um cidadão normal. Mais ainda, poderão saber, ainda antes de sair de casa, qual o tempo previsto até à chegada da próxima composição. Já no interior da estação, 'ouvirão' todas as indicações afixadas nos painéis de informação.
Os projectos, inéditos a nível mundial, foram denominados de Infometro (Portal de voz interactivo do Metro do Porto para utentes com dificuldades visuais) e Navmetro (Sistema complementar de navegação pessoal na rede do Metro do Porto para pessoas com dificuldades visuais). Leia a notícia completa »
Este artigo tem mais de um ano
Uma grande iniciativa que devia ser seguida por muitos. Muitas vezes não concordo com os obstáculos que são criados a muitas pessoas por serem consideradas diferentes.
Um grande projecto.
MUITOS PARABÉNS!
Abraço,
CHAGAS
Realmente um grande projeto!
A tecnologia sendo usada para o bem! Assim q tem q ser!
Tudo o que se faça em prol de pessoas com problemas fisicos geralmente é sempre pouco e temporário, infelizmente é como as modas. Eu só vendo e passados alguns anos a trabalhar, é que acredito, mas felizmente parece que as novas gerações já estão mais sensibilizadas.
Bem Haja
Carlos
Antes de virem com estas novas técnologias, deviam de pensar primeiro em eliminar as barreiras urbanisticas (Exemplo: passeios com buracos ou com desnivel acentuado, sinais de transito colocados no meio dos passeios, toldos das lojas demasiado baixos, carros ou motos em cima dos passeios, sinais luminosos nas passadeiras sem o respectivo sinal auditivel, passeios demasiado altos etc, etc, etc…)
De certeza que os cegos que viajam no metro serão uma minoria comparando com os que circulam na via pública, e isso sim seria uma prioridade a ter em consideração!
Os principais cegos não são aqueles que andam com uma bengala de óculos escuros ou até com um cão treinado para o efeito, são aqueles que passam pelos problemas todos os dias e em vez de os resolverem desvia-se deles, sim, estou a falar dos autarcas que têm o dever e a obrigação de não fechar os olhos a este tipo de situações que infelismente são o pão de cada dia.
De resto tudo o que seja para melhorar a qualidade de vida de quem têm dificuldades é sempre de louvar!
Have Fun
BisMarques
@BisMarques
Uma boa teoria. Existem muitas barreiras que deviam ser eliminadas para criar mais facilidades aos invisuais, dificientes motores, etc…
Concordo plenamente contigo mas mesmo assim penso que quem tem de tratar dessas barreiras é o estado e não o Metro, pois este apenas tomou uma iniciativa pode ser que venha alguém atrás e continu-e com ela.
Um grande abraço,
CHAGAS
Todas as acções são poucas.Mas basta que cada um faça aquilo que lhe compete…e no caso do Metro do Porto supostamente irão fazer mesmo.
Não podemos deixar de louvar esta iniciativa pela ausência de outras.Fico orgulhoso que que a cidade do Porto seja pioneira nesta medida.
Cumprimentos
@Chagas
…penso que quem tem de tratar dessas barreiras é o estado e não o Metro…
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No meu último parágrafo escrevi isto: De resto tudo o que seja para melhorar a qualidade de vida de quem têm dificuldades é sempre de louvar!
Have Fun
BisMarques
@BisMarques
Sorry! Percebi mal o que li. 🙁
Desculpa qualquer coisita!
Um abraço,
CHAGAS.
Concordo com todos mas o BisMarques focou um ponto importantíssimo, o Estado é que tem o dever de propor à Assembleia da República que legisle e faça cumprir.
Escrevo isto porque sei que já existe legislação sobre a matéria (poca mas existe) o problema é que tanto as obras públicas como as privadas raramente cumprem.
As públicas porque raramente se vê alguém fazer algo com cabeça, as privadas porque sabem que não acontece nada e assim ganham mais uns troquitos porque a obra ficou mais barata.
Iniciativa de louvar…mas que imagem tao linda!!!És lindo Porto “muy nobre e sempre leal INVICTA”!!!
MT BEM!!
espero ke aki na capital tb se lembrem de algo assim 😉
hAstA
-É pronúncia do Norte-
Parabéns por esta iniciativa.
Sem dúvida uma iniciativa de louvar. No entanto toda a informação nos paineis luminosos tb é transmitida por voz tanto dentro do metro como nas estações. Leva-me a pensar se não será uma iniciativa mais pensada em ganhar dinheiro do que com os invisuais… Espero estar enganado!
P.S.- Lindo Porto!!!!
Va-mos vêr se não passa de mais uma operação de charme
O colega Pirotas tocou no âmago da questão! Nesta questão, como em tantas outras, há legislação! Portugal tem uma quantidade de legislação impressionante. A qualidade já é outra conversa! E outra conversa é o que daí advém, cumprir ou fazer cumprir essas leis!! O Metro do Porto, pelos vistos, tenta obter mérito por ter estações sem barreiras arquitectónicas! Mas outra hipótese seria possível??? Só estarão a cumprir o legislado, penso eu! Vamos ver este sistema!! É de louvar, para já, a iniciativa!
PS: Bela foto, caro Vitor!
k de kendimen
O invisuais bem merecem que as novas tecnologias sejam aplicadas no livre acesso aos serviços. Como utilizador intensivo do Metro só tenho que agradecer os excelentes serviços que esta empresa presta aos seus “estimados clientes”. Espero pela abertura de novas linhas como a de Gondomar e a 2º para VN Gaia.
Ou muito me engano, ou o custo do “Andante” vai subir…