PplWare Mobile

Cartões bancários: Como os cibercriminosos podem roubar dados?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Luis Henrique Silva says:

    Eu estes dias tenho recebido bastantes E-mails fraudolentos com aquela velha história de que tenho uma encomenda retida e tal…..
    Comprar pela internet prefiro pagar com paypal se não tiver é que lá vai ter de ser com cartão, mas se possivel virtual e temporário

    • Guitar says:

      +1

      Todos os dias também recebo da DHL, para ir levantar uma encomenda, encomenda que não fiz, lol… e tudo mal escrito em português. Também recebi há uma semana um e-mail todo em inglês que até perdi tempo a ler e o que eu me ri, lol… Era um e-mail ameaçador e a pedir-me 1200 dólares em Bitcoin, dizia que eu tinha sido o protagonista principal em filmes pornográficos e que se eu não pagasse expunham as minhas imagens nas redes sociais e que todos os meus amigos e toda a gente iria saber o que eu andava a fazer, ehehehehehehe! Não valia a pena ir à policia fazer queixa e blá, blá, blá… Tinha 48 horas para pagar o resgate senão as imagens iriam ser expostas na internet. É claro que não paguei nada, fartei-me de rir a ler o e-mail e apaguei-o. Ainda estou à espera das minhas imagens nas redes sociais e internet, lol… Até podia fazer sucesso! Ehehehe. Enfim, é assim que enganam muita gente! Nem o meu nome sabiam!

    • secalharya says:

      Já houve semanas que recebi muitas mensagens dessas. Estavam escritas em PT-BR.

  2. PTO says:

    Aqui por casa é o Bitdefender Total Security e como VPN a Surfshark.

    Sempre a navegar sem problemas.

  3. Fusion says:

    No fundo a maior parte das vezes o problema está no utilizador e não na tecnologia.
    Sensibilizar o consumidor comum é sempre o caminho

  4. El Bortukali says:

    Para compras online eu acrescentaria a sugestão de utilizar cartões virtuais (com limite valor ou de compra única)

    • secalharya says:

      Exato. Eu uso sempre cartões temporários de compra única por isso não lhes vale de muito os dados.

    • PTO says:

      Exatamente o que uso, um cartão de crédito pré-pago. Carrego apenas com a quantia exata do que vou comprar. Se capturarem o número, está sem guito.

      Verdade seja dita que só o uso qd não tem o PayPal disponível no site da compra.

  5. lucas says:

    na amazon tens que usar cartao credito

  6. KodiakShadows says:

    Eu confio no sistema de segurança que o meu Banco oferece. Pelos visto em PT andam muito atrasados nesse campo.

  7. Yamahia says:

    Eu não confio em operações bancárias via telemóvel.
    Sempre por cabo e em casa/escritório.
    E como se não bastasse, o pagamento tem que ser efetuado (mesmo que sejam 5€) com recurso a três códigos aleatórios que tenho em cartão à parte que guardo comigo e cujo acesso é via impressão digital ou código PIN e ainda depois com um sms de confirmação que é recebido num telemóvel longe de mim. Essa pessoa só dá o código se ouvir a minha voz e identificar o meu comportamento com ela.
    Se não conseguirem imitar a minha voz e a minha maneira de ser, acho que dificilmente terão sucesso!
    Por x’s até a mim me chateia, sobretudo qd tenho que fazer muitos pagamentos. Mas é a vida. Comigo não devem ter sorte!

    • KodiakShadows says:

      Com esse recurso (só) 3 códigos aleatórios eu também pensava, como pensas. eheheh

    • PorcoDoPunjab says:

      Yamahia, tudo muito bem, mais vale estar precavido do que ser apanhado de calças na mão, mas olhe que mesmo essas medidas todas serão ineficazes em caso de sequestro…

      Nunca se está verdadeiramente inatacável neste mundo digital.
      A única maneira de não ser atacado com os phishings e etc e tal é voltar aos antigamente.
      Dinheiro no banco e vai lá levantar só quando precisa e paga tudo em dinheiro.
      Não há cartões, PINS, impressões digitais, homebanking, multibanco, não há nada.
      Quer dinheiro para fazer pagamentos, vai ao balcão levantar para 15 dias e faz os pagamentos em dinheiro.
      De outro modo, com cartões e homebanking e etc, há sempre maneira de dar a volta à questão.
      Se não for hoje será daqui a uns anos, com o surgimento de algum malware sofisticado…

      Em muitas situações a alta tecnologia é uma desvantagem e está-se melhor servido, em termos de segurança, com coisas bem mais básicas e antigas.

      Olhe, já que estamos a falar disto, vou lhe contar o que se anda a passar no Brasil.

      Andam grupos criminosos a sequestrar pessoas e depois vão ao telemóvel delas e vêm quais as apps bancárias lá instaladas e qual o valor que cada conta tem.
      Óbvio que o sequestrado vai fornecer o PIN de acesso ou colocar lá o dedo.
      Após eles saberem quais e quantas contas o indivíduo tem e quais os valores em cada uma, imagine vc o que vem a seguir.

      Já viu em algum lado, nos mérdia nacionais, falarem disto?
      Não? Pois eu tb não…

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

      • yamahia says:

        Exacto há muita coisa e muitas formas de matar moscas.
        No entanto, como disse, não uso nada no telemóvel que envolva transações de dinheiro.
        Se vierem tentar alguma coisa do género em casa ou no escritório, correm sérios riscos de levarem com um balázio no meio dos olhos!

  8. compro essa também says:

    Não
    me
    é
    possivel
    confiar, …

    Eles não deixam !!…

    🙂
    😉

  9. Bruno says:

    Fazer cok que confiem

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.