Os carros autónomos são uma realidade cada vez mais presente, embora ainda muitas marcas e empresas estejam em fase de testes.
Em novembro de 2017 informávamos que a Uber estaria a pensar comprar 24 mil carros para criar veículos autónomos. Porém, um desses carros autónomos usados para testes atropelou mortalmente uma ciclista e a Uber suspendeu todos os testes com estes carros.
Na madrugada deste domingo para segunda um dos carros autónomos da Uber, utilizado para testes, atropelou mortalmente uma ciclista em Tempe, no estado do Arizona, nos Estados Unidos da América.
Na seguinte imagem, divulgada pela rede ABC, pode ver-se o carro da Uber e a bicicleta amassada no local do acidente.
Segundo a polícia local, a mulher estaria fora da faixa para pedestres quando foi atingida pelo veículo. Ainda foi levada para o Hospital, onde acabou por falecer devido à gravidade dos ferimentos.
Após o acidente, a Uber suspendeu de imediato todos os seus testes com carros autónomos, realizados nos EUA e no Canadá.
Tempe Police Vehicular Crimes Unit is actively investigating
the details of this incident that occurred on March 18th. We will provide updated information regarding the investigation once it is available. pic.twitter.com/2dVP72TziQ— Tempe Police (@TempePolice) 21 de março de 2018
Dara Khosrowshadi, atual CEO da Uber, já manifestou o seu pesar na sua conta do Twitter:
Some incredibly sad news out of Arizona. We’re thinking of the victim’s family as we work with local law enforcement to understand what happened. https://t.co/cwTCVJjEuz
— dara khosrowshahi (@dkhos) 19 de março de 2018
Este não é o primeiro caso de acidentes com carros autónomos.
Em 2016 era um Tesla que causava a primeira vítima mortal. Já em março de 2017, também na localidade de Tempe, um carro autónomo da Uber se envolveu num acidente, tendo tombado mas não causado vítimas graves. Também após esse incidente, a Uber suspendeu os testes que retomaram 3 dias depois.