Burlas na Internet aumentam
Há cada vez mais portugueses a serem burlados e intrujados quando tentam comprar carros em segunda-mão através da internet. Gente que perde dinheiro e não é pouco. Por necessidade, ganância ou tão simplesmente por ingenuidade, muitos caem neste novo conto do vigário.
Pensam que estão a comprar carros bons, recentes e baratos, mas na realidade acabam por só arranjar problemas. Ficam sem o dinheiro e quanto ao carro ficam a conhecê-lo apenas pelas fotografias. Estes burlões de redes internacionais e que operam em Portugal, recorrem a nomes, localidades e até a matrículas portuguesas, incluindo as dos jipes de estrelas do futebol.
Muitas vezes surgem os chamados negócios da China, que são preços, esses então, muito muito abaixo do preço do mercado, mesmo para um carro que venha da Alemanha ou doutro país europeu.
É o caso de um Audi Q7 de 2006, que está a ser vendido por 21.000 euros. A preços do mercado vale três vezes mais. Um Audi Q7 por aquele preço parecia um achado: um modelo recente com poucos quilómetros, inúmeras opções e, sobretudo, matrícula portuguesa. Houve quem fosse enganado e ficasse sem o dinheiro.
Jogador enganado
O Audi Q em causa pertence à firma Pólo de Atracção Unipessoal, em Perosinho. É a morada do futebolista Ricardo Costa, que jogou no F.C. Porto e integrou a Selecção nacional.
«Quis vender um Audi Q7, meti-o num stand virtual na internet por um valor, na altura foi por 60.000 euros. Tentei vender o carro, apareceu mil e uma pessoas para querer saber, ter dados do carro, queria comprar, se valia melhor preço, não valia e... num desses emails, uma pessoa entra em contacto comigo, pediu-me os dados do carro, se o carro era nacional, se era estrangeiro e normalmente nessas situações nós devemos facultar todos os pedidos. Então nessa situação eu mandei a minha esposa imprimir os papéis do carro, é um carro importado, e prontos, essas pessoas, pela malícia, por serem más pessoas, tentaram vender o carro a outras pessoas», conta o jogador do Wolfsburgo, da Alemanha.
Ricardo Costa enviou aos vigaristas cópias do livrete do carro e dos documentos pessoais. O burlão que se faz passar por Ricardo Moreira, juntamente com o britânico Martin Bennet, foram apontados pela Polícia Judiciária. A rede é composta por estrangeiros.
A burla continua
Os repórteres da TVI tentaram comprar o carro registado em nome da firma de Ricardo Costa, que alegadamente estaria em Inglaterra, mas afinal está em Vila Nova de Gaia. Utilizaram o SLANDO, um site de «anúncios grátis de veículos em Portugal».
Os burlões voltaram a pedir 21 mil euros pelo carro e, perante o pedido de garantias, enviaram um passaporte falso em nome de Francisco Ribeiro. Também se faz passar por Ricardo Moreira e Paulo Morales, por exemplo. Apesar dos nomes e das mensagens em Português os vigaristas são britânicos.
«Normalmente, estas pessoas utilizam tradutores automáticos na internet e nós vemos erros muito básicos de Português nas mensagens. Isto é logo um sinal de que alguma coisa ali está mal, porque eles muitas vezes assumem a identidade de um português», conta Rui Nunes, coordenador do crime informático da PJ do Porto.
Foi enviado um pedido de transferência de 2.600 euros através da Western Union e uma guia de uma transportadora de Manchester, que não existe. A morada é a de um parque de estacionamento... O Audi Q 7 não está lá, nem se encontra sequer no Reino Unido. Está em Vila Nova de Gaia.
Os repórteres não pagaram e não pediram mais nada, porque certamente perceberam que o esquema não convenceu. TVI24
Este artigo tem mais de um ano
Mesmo por muito que divulguem estes casos, há smpre alguéma cair no conto do vigário!
http://www.peliculas.pt.vu
É verdade!
Impressionante como volta e meia vemos noticias de pessoas enganadas desta forma e de outras também bastante divulgadas.
O pessoal tem que se convencer que no mundo NÃO HÁ BORLAS!!!
e ter mais cuidado!
http://www.tagravado.com
borlas não, mas há muitas burlas 😀
O mal é o pessoal ser muito crente. Acredita em tudo o que lê, que lhe contam, que ouve, que vê na internet… E a cabeça para que serve?
Creio que o grande problema é a ganancia… As pessoas querem sempre muito por pouco.
O que me espanta é não se salvaguardarem de alguma forma quando lhes é pedido dinheiro sem garantias…
Sera que a ganancia torna as pessoas mais burras??
Este mês comprei uma carrinha Renault Megane de maio de 2006 num stand, paguei mais um bocado do que vendem os particulares mas o que é certo é que tenho a carrinha na garagem.
Nem tem muitos km nem está estourada.
Andei a comparar preços na net, vi diferenças até de 3000€ com mais km menos km as de particulares eram mais baratas mas nunca fiando comprei-a num stand da minha terra.
Ah e outro detalhe, obviamente comprei com garantia, até optei por uma extensão da garantia para 2 anos, quando o carro me veio para as mãos veio completamente afinado, fui à marca e disseram-me que estava na “ponta da unha” e que os km eram verdadeiros depois de terem feito alguns testes.
Mas nos sites tipo OLX e outros do género há malta que comenta o os manda “dar uma volta” e nos comentários avisa as pessoas para terem cuidado quando acham que o preço é abusivamente a baixo do valor de mercado. até da para rir com os comentários… só espero que as pessoas não sejam gananciosas e comprem as coisas cara a cara com o vendedor senão podem mesmo dar-se mal
“optei por uma extensão da garantia para 2 anos”
Desculpa,mas na lei não existem “opções de extensão da garantia para 2 anos”… Qualquer carro usado, seja qual for a idade, tem obrigatoriamente 2 anos de garantia. Só pode ter menos em caso de acordo entre o cliente e o vendedor.
engraçado foi preciso tu me dizeres isto para eu agora ter de ir ao stand armar a bronca, nem me tinha informado.
Encontrei a explicação toda necessária no fórum da AutoHoje e um link sobre a lei:
http://www.portolegal.com/LeiConsumidor2003.htm
agora vou ver com calma o contrato quando chegar a casa e ver se eu assinei alguma coisa onde esteja escrito que eu abdiquei da garantia normal.
Obrigado pelo comentário, se passar desta para a próxima já não me lixam
Ou muito me engano ou deve haver uma pequena alínea, bem pequena, que deve dizer que abdicaste desse direito e o documento estando assinado, já não há nada a fazer.. 🙂
vou ver chegando a casa. de todas as formas graças a ti encontrei a informaçao completa no forum da autohoje onde ate sou membro a ja alguns anos e nunca a tinha lido. ate la tem as tecnicas mais comuns dos vendedores removerem as garantias dos carros fazendo descontos pequenos e a malta adere e dps tem avarias de 2000€ e “agarra-se a eles”. ainda bem k fui com o carro a marca logo no mesmo dia.
+ uma vez obrigado pelo reparo
Atenção que isso não é verdade!
Andei exaustivamente à procura de carros usados nestes ultimos tempos. Falei inclusivamente com advogados sobre este assunto.
Existe um decreto regulamentar (se nao estou em erro) que diz:
Carros usados têm no mínimo um ano de garantia e, caso seja negociado com stand em que se comprou o carro, poderá ir até 2 anos.
Já tive esse decreto nas mãos. Procurem e informem-se e encontrarão a informação do que precisam.
Em relação a este assunto:
Prefiro dar mais 2000 euros por um carro no stand, do que o comprar a um privado e ser buraco atrás de buraco. A lei do consumidor existe por algum motivo. É só procurar 🙂
temos de meter um advogado no forum do pplware para estas coisas 😀
A garantia é de 2 anos. Disso eu tenho a certeza 🙂
http://www.consumidor.pt/
Estás a confundir, é ao contrário. Dois anos de garantia que podem ser reduzidos para dois em caso de acordo 🙂
A resposta era para o Suicid squad mas este alinhamento…! Correcção da minha msg anterior, é de 2 anos para 1 e não para 2. Não teria lógica 🙂
Uma vez tinha uma máquina fotográfica à venda na net e um tipo qualquer de um país do norte de Africa, perto do Egipto (não me lembro exactamente qual), disse que me comprava a máquina e que me enviava o dinheiro através da Moneybookers. Eu, como já tinha conta na Moneybookers, dei-lhe o meu email da Moneybookers para ele enviar o dinheiro. Ele mandou-me depois uma cópia do envio do dinheiro e disse para lhe enviar a máquina, pois tinha muita urgência. LOL. É claro que o dinheiro nunca veio, e eu não lhe enviei nada.
É preciso ser um bocado lorpa para cair numa destas, mas em várias tentativas, eles lá conseguem enganar algum “pato”.
Também já comprei veículos (motas), através de net, a preços baixos, e nunca tive qualquer tipo problema.
Só é burlado quem é burro no que toca a comprar pela internet e quem é burro nesse assunto simplesmente não deve fazer compras pela internet ou então deve-se informar primeiro sobre o assunto e ter bom senso. Simples.
é preciso é abrir a pestana! seja em que negócio for.
Valha-me nossa senhora…
Eu chamo a atenção que nem todos dominam o campo da informática como todos nós. Ainda há muitos que não conseguem distinguir o que é verdadeiro ou falso. Às vezes nem eu! Mas desconfiem de tudo e de todos na internet. Desconfiem! Arrisco-me a dizer que 100% das publicidades que se vêm em muitos sites ou que chegam ao nosso email são falsos, enganosos, ou muito confusos. Não acreditem em nada do que vêm na publicidade. Nem na televisão… lol
A ignorância é crime e deve ser punido!
Não, não, crime é o nosso Sistema de Educação ser cada vez pior, patrocinando a referida ignorância.
Ó Sr. Tenente então agora os alunos podem bater nos professores e estes levam nota negativa se derem más notas e você quer O QUE ?
@Nuno
Comentário completamente descontextualizado. Entendeu mal o que eu disse.
O Sistema de Educação não são só os professores.
E sim, nos tempos que correm parece que se passa por decreto governamental. É só alunos exemplares.
Penso que não preciso elaborar mais para se perceber de que lado estou.
A maioria dos enganados só olham para os números do negócio e tudo o resto é secundário!As compras com os 3 Bs (Bom,Bonito e Barato) não existem!!!
É a crise… lol
http://www.cidadeviseu.com
Boas
Já tentaram burlar duas vezes o meu pai, mas o meu pai é que tava a vender os carros e não a comprar. O que vale é que ele já tem experiência e não se deixou enganar.
Cumps
No eBay grande parte dos produtos são falsos. É muito giro, porque aquilo parece uma enorme loja dos chineses. Eu era para comprar uma pen porque vindo do fornecedor é mais barato, e muitos vendem-nas assim na net. Descobri da pior maneira que a maior parte das pen drives (e dispositivos de armazenamento) são falsos. Normalmente têm uma baixa capacidade e até o PC acusa ter outra (comprei uma de 16GB por 18 dólares, que na verdade só tem 2 GB, e não consigo fazer com que o PC mostre que ela realmente tem 2GB, e ja tentei imensa coisa).
Um bom site: http://www.play.com No canto superior direito é preciso mudar £ para €. A entrega pelo correio em Portugal é gratuita (nem tudo pode ser enviado, mas sabe-se à partida).
Fui lá ver as pens de 16 GB e de facto não há nada perto dos 16 dólares (= € 11,4). Só a € 23, mas é boa.
Ah, bom. Obrigado.
Atenção que outro dia vi uma burla através da Internet em que a pessoa entrou em contacto pessoal com o burlão e se dirigiu a um escritório para assinar o contrato de venda de carro onde o carro comprado nunca apareceu! A pessoa foi depois ao tal escritório e este já não existia! Por isso mesmo com o vendedor presente uma pessoa deve ter cuidado!
Comprar no Stand tem coisas boas e más. Se o carro tiver bom, então é melhor comprar a aprticular porque é muito mais barato. Custa-me muito comprar um carro no STAND sabendo que o dono está a ganhar uns milhares de euros sem prestar nenhum serviço. Prefiro encontrar o mesmo carro num particular e fazer uns testes. Mesmo com garantia os gajos do STAND são uns aldrabões e vão tentar remediar qualquer problema que o carro tenha, até acabar a garantia…
Uma história mais do que batida é a srª que foi viver para o UK e levou para lá o carro X com volante à esquerda na expectativa que se habituaria, e que agora o quer vender e pede dinheiro para o reservar ou até se predispõe a enviá-lo. Qualquer variação sobre esta história-base é embuste!
Agora que se fazem excelentes negócios na internet, ninguém tenha dúvidas, desde que se mantenham os pés na terra. Mas esta regra também é válida para os negócios na vida real, e a crer pela quantidade de pessoas que se deixam levar por pessoas por vezes conhecidas que lhes garantem este mundo e o outro, há muito quem ainda acredita nas galinhas de ovos de ouro e se põe a jeito para ser engandado. Afinal, se o V/ amigo/gerente de conta/amigo do amigo sabe de um esquema para enriquecer, porque havia de partilhá-lo logo convosco? É esta mania que somos mais espertos que os outros que nos trama 🙂
Um colega meu há tempos cantou-me o fado para eu entrar com ele num daqueles esquemas de pirâmides, que dava muito dinheiro, etc e tal, e que já tinha dinheiro para comprar um carrão… Não entrei. Nestas coisas tenho por hábito ser muito prudente e sei que ninguém dá nada de mão beijada. O carrão? Viste-lo!! 😀
esse é o mal do ser humano, a ganancia, a moleza, a ideia de ganht dinheiro facil economizar, sempre que a oferta é tantadora demais, fora da realidade tem de se desconfiar e nao embarcar numa furada dessas
já a algum tempo tenho andado a ver umas psp’s em sites de leiloes mas aquilo me retrai a comprar e precisamente o facto de poder ser enganado…e de certeza k andam mts por ai a tentar ganhar uns trocos fáceis….
já agora algum quer vender uma psp lol:)
Para quem não quiser ser enganado com os discos Flash USB do Ebay:
http://sosfakeflash.wordpress.com/
http://flashdrivefacts.wordpress.com/
Vale a pena consultar para não ser enganado.
Até tem por lá, um utilitário para verificar se os discos Flash não são flasificados.
Boas,
Realmente este artigo dos carros é interessante.
Acabei de me aperceber que me estavam a tentar enganar num negócio desses.
Ainda bem que vi este post que assim fiquei mais esclarecido.