BP instala tecnologia para controlar fugas sem pagamento
Um dos maiores problemas por que passam os postos de abastecimento é o facto dos clientes abastecerem os seus veículos e depois fugirem sem terem efectuado qualquer pagamento.
No sentido de minimizar tal problema, a BP anunciou que vai implementar uma tecnologia que visa acabar com fugas sem pagamento nos seus postos de abastecimento. Mas como funciona?
Implementada desde o final de 2014 em seis postos de abastecimentos da Grande Lisboa, a tecnologia foi validada e vai agora ser instalada em toda a rede da petrolífera em Portugal, começando pelos grandes centros urbanos, onde mais elevado o número de condutores que abastecem sem pagar.
Com mais de 352 postos de abastecimento espalhados por todo o país, este nova plataforma procederá a um reconhecimento automático de matrículas para acabar com as fugas sem pagamento.
Em declarações à Lusa, a diretora de Marketing e Comunicação Externa da BP Portugal, Anabela Silva, adianta que "a tecnologia tem funcionado bem", permitindo "identificar infrações de forma automática que antes não podiam ser detetadas".
Mas como tudo funciona?
Quando um utilizador se desloca com o seu veículo a um ponto de abastecimento, a plataforma instalada verifica de imediato se a matrícula consta de uma “lista negra”, por estar a alguma irregularidade no passado e mediante o resultado emite um sinal ao operador de caixa:
- VERDE caso não haja nenhuma irregularidade
- "STOP" se a matrícula já estiver na “lista negra” devido a algum acontecimento no passado.
No caso da operadora receber o alerta de irregularidade, a bomba passa a funcionar em modo pré-pagamento e é solicitado ao cliente que se dirija ao balcão.
O responsável da BP destaca ainda que a implementação do sistema permitirá deixar de ter as bombas em pré-pagamento e assim melhorar o serviço ao cliente: "Os postos em pré-pagamento dificultam e demoram muito mais no tempo de cada transação" e o novo sistema "permite reduzir substancialmente o tempo e proporcionar ao cliente uma experiência mais simples".
Para de ter uma ideia deste tipo de fraude, Anabela Silva referiu que nos últimos quatro anos, o número de clientes que abastece nos postos da empresa e sai sem pagar aumentou 80%". Segundo dados da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC) em todo o país fogem diariamente 750 clientes das bombas de combustível sem pagar traduzindo-se num prejuízo mensal da ordem dos "225 mil euros".
Este sistema foi desenvolvido Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e tem aprovação da Autoridade Nacional da Proteção de Dados.
Este artigo tem mais de um ano
A Galp e a Repsol já têm este sistema á imenso tempo.
Que bom
Comentário habitual que contribui em nada para o desenvolvimento da nossa sociedade.
+1
comentario inutil…
Assim não sei… a parte de por as bombas em pré pagamento isso já devem ter todas!
Então é se o carro for comprado em segunda mão e o antigo dono estar na lista negra? Pelo que li só vai estar associado á matricula e não ao infractor!
Chama-se azar do car…
Pagas 1 e abasteces depois, nao sei qual o drama, nao apareces debaixo de holofotes nem com luzes neon por baixo a piscar.
Faz de conta que é o horario nocturno.
Nesses casos seria como tem sido até agora: Pré-pagamento.
Alguém sabe se este sistema se aplica aos veículos de duas rodas ou vão continuar a pedir-me para deixar o capacete para poder atestar? xD
Fácil !!!
Pelo menos devem ter a data da infracção. Logo e comparando com a data de registo do novo dono, pode se verificar se é ou não o infractor.
Era preciso que tivessem acesso à data de registo dos veículos… algo que admito não seja possível… a priori… Imagino é que haja prazos para a permanência do veículo na lista negra… se… se…
pq investir guita nisso basta ficar sempre em pre- pagamento e protx assim ninguem fica descriminado.
Tal como refere no artigo, o processo de pré-pagamento é mais lento. Num posto com muita afluência, isso significa atender menos clientes por unidade de tempo = menor facturação.
Como se o pessoal se fosse embora….
se eu quiser atestar o deposito como faço, adivinho?….se tudo fosse em pré-pagamento num dos dias que os preços baixam estávamos la horas a espera para abastecer
O sistema pré-pagamento parece realmente óbvio… Mas existe sempre uns quantos que reclamam… Visto que nem tudo é Lisboa, e que não existem assim tantas filas para abastecer quanto isso no resto de Portugal para abastecer, não vejo grande necessidade disto em todos os postos. E daqui a pouco sobem um bocadinho os preços para pagar o investimento… Esperemos é que não se “pegue”.
E esperem até começarem a vir artistas, que “colem” uma folha com dois números alterados na matrícula que a teoria vai logo por água abaixo.
Este sistema é ilegal!!!!!
Ilegal porque? A BP é livre de proibir a venda a quem não respeita as regras expostas em vigor. Eu concordo. So não concordo se tivermos 1 carro em segunda mão e acontecer isto.
Mas já me aconteceu isso na Galp, comprei um carro e no primeiro abastecimento na Galp dizia que tinha uma fuga sem parar. Como resolver? Fácil… Apresentei posteriormente a declaração de venda/compra e logo ali no momento fiz uma exposição. E ao fim de 3 dias tinha a resposta a dizer que tinha sido anulada e que iriam responsabilizar o dono antigo. Feito.
Ilegal porque não se pode ter uma base de dados de matrículas sem consentimento.
Dizes isso com base em quê ?
São dados como outros quaisquer, basta comunicar à CNPD.
Atestar sem pagar é que é muito legau!
Ponham a máquina do multibanco agarrada à bomba e sem o pagamento nada feito et voilá…
Desde que isso não vá eliminar postos de trabalho…
Os postos de trabalho já foram eliminados quando passamos nós a fazer o trabalho dos gasolineiros.
podes ter a certeza que era a melhor coisa que faziam, abastecer e pagar logo na propria maquina sem mais voltas, rapido e eficiente…
Em MUITOS países para atestar tens que meter um cartão multibanco ou visa, atestas e só no final decides pagar com o cartão ou dinheiro. Se não pagares e fugires têm a tua matricula e cartão.
O curioso é que às vezes estou no café e ouço os “vizinhos” a falar de como fogem ao IVA, como fazem de tudo para não pagar, etc (veja-se no jornal o polícia que roubava no próprio café deles) mas depois admiram-se que os impostos são altos, os polícias ganham pouco, etc.
Correctissimo… Paradigma da sociedade portuguesa.
Culturalmente o sul da Europa foge a tudo o que é impostos mas ao mesmo tempo querem os chamados “direitos”.
Não é o que dizem as estatísticas, Portugal é o 7º pais com menor fuga ao iva na UE, melhor que países como Alemanha e Espanha.
http://expresso.sapo.pt/economia/2015-09-08-Portugal-tem-a-setima-menor-fuga-ao-IVA-da-Uniao-Europeia
+1 e ainda evita a antipatia de alguns empregado/as.
É tudo muito bonito e funciona as mil maravilhas mas, vamos dar o exemplo de algum espertinho andar com matrículas falsas, foge na mesma e quem se lixa é a outra pessoa…
É assim tão fácil falsificar a matrícula?
Nem queiras saber como é facil, todos os dias nas Scuts e AutoEstradas circulam centenas de matriculas falsas…
Existem milhares de queixas sobre esse problema!
super fácil
tão fácil como desapertar 2 parafusos
Já roubaram a matricula aos meus pais, e foram meter combustível com um carro da mesma marca/modelo e da mesma cor!
Oi? Parafusos? Esta gente está doida… Colas uma folha por cima da matricula com uma “nova matricula”, ninguém dá à conta…
Acho que sim, mas têm de ter conheçimentos, nos bastidores, porque nas oficinas legalizadas pedem o Livrete, para verificar a matrícula… Isto bem como outras inovações modernas ainda têm potencial para muitas chatiçes… e algumas ja andam por aí…
Imagina os conhecimentos que precisas quando podes mandar fazer matriculas em lojas de consertos rápidos de calçado e duplicação de chaves.
“Um dos maiores problemas por que passam os postos de abastecimento é o facto dos clientes” serem os que mais pagam dentro da União Europeia.
Solução: voltar no tempo e contratar funcionários para fazer o abastecimento e receber o dinheiro, como é aqui no Brasil. São chamados “frentistas”. 😀 😛
Nas bombas fora dos grandes centros, pelo menos no interior de Portugal é assim.
Não sabia. Obrigado pela informação!
Antes aqui também era assim, mas veio a moda do self service e toda a gente aderiu sem reclamar. E assim se acaba com milhares de postos de trabalho.
Sem dúvida. A tecnologia está causando cada vez mais desemprego em todo o mundo, infelizmente.
Deviam era por o sistema de via verde em todas as bombas já ajudava imenso, é claro para quem é cliente..
A Autoridade Nacional da Proteção de Dados não existe o que existe é a Comissão Nacional da Proteção de Dados.
Por enquanto ainda não mudaram o nome da CNPD, na R. de são bento, para Autoridade que é moda em tudo o que é entidade pública, agora, questão de gostos, o que me faz pena é esta comissão não conseguir cumprir o seu papel de forma mais eficiente aposto que puseram ressalvas, se aprovaram isto à BP como dizem, o site da CNPD está chato, agora que já não tem pesquisa, têm se ver todas as autorizações para 2015 e não são poucas! a questão é que a BP for longe de mais na gestão do sistema não ha fiscalização que a impeça…
Portanto.
Bor gastar milhoes de euros a implementar um sistema que se nao tiver uma matricula com um incidente deixa essa matricula abastecer com pós-pagamento….e fugir a seguir. :v
Porque mais vale ter uma tecnologia para criar bases de dados para depois vender do que contratar malta para estar ao balcao a atender as bombas em pré-pagamento. Isto para nao falar no facto de que todas as bombas deviam ter alguem a abastecer o carro dos clientes, eu nao sou especialista em manuseamento de combustíveis logo nao devo ser eu a abastecer o carro.
Estamos em Portugal, criar emprego… naaaah mete uma “tecnologia” que no fundo nao serve para nada…
depois da argolada de deixarem de vender gasoleo normal para venderem a zurrapa que é o gasoleo simples vem com esta…
Ai dá para abastecer sem pagar? Que grande ideia..
Grande novidade. Este sistema de reconhecimento de matriculas não tem novidade nenhuma como se pretende fazer crer.
Pelo menos desde antes de 2010, alguns postos da Galp e áreas de serviço da Galp dispõe de sistemas de reconhecimento de matriculas, em que é feito isso mesmo, detecta as matriculas das viaturas cujos condutores escapam ao pagamento do combustivel. Mas melhor ainda do que este sistema, é que o da Galp, caso a viatura vá novamente abastecer mesmo noutra área de serviço Galp , o sistema detecta a matricula e impede o abastecimento , tendo o condutor de pagar o valor em divida, depois disso já permite o abastecimento.