PplWare Mobile

Botnets – Yes Master…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. vf700 says:

    TXIIIIII rapaz poderosos mesmo lol..

  2. João says:

    E como é que podemos saber se pertencemos a uma rede de botnet?

  3. Tiago says:

    Segundo a companhia Damballa a maior Botnet é a Bobax, e que é mais conhecida pelo nome de Kraken. Tendo actualmente mais de 400 mil maquinas infectadas.

  4. Tiago says:

    Aliás, li agora um artigo e parece que existe uma “guerra” entre a secureworks e a Damballa. Porque a Damballa diz que a kraken e a Bobax são duas Botnets diferentes. Enquanto que a secure works diz que a kraken é a bobax mas com alguns “updates” e por isso para eles são a mesma Botnet.

    E estes números da securework são apenas sobre as maquinas infectadas e que enviam spam, enquanto que as da Damballa conta com todas as maquinas infectadas quer enviem ou não spam.

  5. TopPlus says:

    Boas!

    Deixo um conselho, usem o Spybot – S&D se não querem que a vossa máquina faça parte da lista ali em cima referida 👿

    Cumps.

  6. Tiago says:

    TopPlus não é assim tão fácil…Por exemplo para a kraken, apenas 20% dos computadores com anti-vírus conseguem detectar o vírus…Tem mais a ver com manterem o computador actualizado, usarem anti-vírus e ter cuidado com os sites que visitam, onde clicam e que ficheiros executam.

  7. Nuno José says:

    Ou então mudem para linux

  8. Trollitito says:

    Lol, os ‘linuxeiros’ devem pensar que aquilo é segurança a dar com pau, se for preciso estão incluídos na lista acima referida e não sabem. 😀
    No mundo inteiro, certamente alguém já se lembrou de fazer uns vírus ou suas variantes para linux, não há sistema 100% seguro, portanto… 😉

  9. Tiago says:

    sim não existem sistemas 100% seguros, mas ao menos o linux é muito mais seguro que o windows…E podem existir vírus para linux, mas normalmente trabalhas em linux numa conta sem privilégios para instalar programas e outras operações, quando é preciso instalar é pedido a password para entrar em root, portanto só se o vírus pedir a password ao utilizador…..lol

  10. Miguel says:

    O AS400, OS de uma empresa que conheco ainda n teve nenhum virus, nenhum intruso, nenhum crash … Está ligado à anos …

    _______________
    http://www.otal.pt.vu

  11. ryu says:

    E tu achas q o 1 cracker ia ter mesmo uma carga de trabalhos para desenvolver um virus para um OS que ninguem usa? só mesmo sendo maluquinho.

    Linux n é assim tão seguro como dizem.

    Windows apenas tem as vulnerabilidades que tem, porque é o OS mais usado em todo o mundo, e por isso mais explorado.
    Um cracker ganha mais em crackar um windows do que um linux.

  12. Radnor says:

    Mudem para Linux ou entao, Firefox NoScript. Nem os Google Ads vejo agora.
    E o famoso teste Acid3 nao funciona se eu nao tiver o Scripting ligado. Portanto, toca de instalar o NoScript pessoal !!

  13. TopPlus says:

    @Tiago

    Por isso mesmo é que indiquei o Spybot, não é um AV é um scanner de bots/spyware/adware e a nível de bots é dos melhores e é freeware.

    cumps

  14. legnakrad says:

    boas,

    @Miguel
    AS400 é do catano !
    o unico problema é se um dia for preciso abrir a maquina… q p#”%$3 de dor de cabeça!

    s/ +

  15. R00KIE says:

    @Trollitito
    Ao que parece tem mais que o windows e as vulnerabilidades são publicadas conforme são descobertas e reparadas rapidamente enquanto que no windows tens de esperar que a MS se decida a lançar o update. No entanto tens razão, não há nenhum sistema 100% seguro e penso que há alguns vírus para linux mas são necessárias condições muito especificas para que possam fazer estrago.

    @ryu
    Pois tu dizes isso porque não trabalhas com coisas a sério se trabalhasses ias ver que OS usavas.
    E já agora se o cromo que estiver a mexer no rato e teclado não for um burro completo não usa a conta de root no dia a dia, ou seja, com uma conta normal o mais que um vírus pode fazer é pendurar a máquina ou apagar todos os ficheiros da conta desse utilizador e só desse. Mas no belo do windows que é a melhor coisa que existe já não é bem assim, isso ou não consegues fazer nada com tanto aviso e restrição.

    Bem, estes comentários do tipo “E tu achas q o 1 cracker ia ter mesmo uma carga de trabalhos para desenvolver um virus para um OS que ninguem usa? só mesmo sendo maluquinho.” parece-me que só podem vir de quem nunca testou linux e nem sabia por onde começar mesmo que quisesse, que tem medo do bicho papão e de poder descobrir que se calhar afinal não é tão mau como pensava e não é assim tão difícil de usar como a maior parte das pessoas pensa (eu também pensava que era um bicho de 7 cabeças, afinal não é bem assim, mas admito que há coisas difíceis de fazer).

    Bem …. lá vem mais uma guerra Lin vs Win lol

  16. Tiago says:

    @TopPlus

    Sim eu sei…mas estes botnets, as maquinas são infectadas através de vírus, um AntiSpyware não resolve isso.

  17. Karlus says:

    O sistema operativo OS/400 é impossível de invadir com vírus e coisas dessas porque tem uma concepção diferente. Se entrar um virus, só vai afectar os objectos daquele utilizador. Ninguém perde tempo a criar um virus para um sistema desses porque simplesmente não consegue passar para além de um utilizador.
    Não conheço o linux a fundo mas pelo que entendo, também utiliza um sistema bastante restrito no que toca a permissões. Ou seja, todo ficheiro tem que ter as suas respectivas permissões, e nenhum utilizador estranho pode escrever, a menos que alguém com permissão de administrador o tenha incluído no grupo (e o ficheiro tenha permissões de escritura para o grupo).
    Em resumo, acho que realmente o sistema de ficheiros do windows é por si só vulnerável a ataques, devido à sua organização de ficheiros em disco e pela política de utilizadores sobretudo quanto ao acesso aos ficheiros de sistema. Enquanto no linux já é muito mais difícil. Mas no OS/400 tenho a dizer que é mesmo impossível indavir. As grandes empresas, bancos, etc, o sabem e por isso as suas grandes bases de dados estão bem guardadas em máquinas AS/400. Logo as aplicações podem correr em ambientes windows em terminais, mas o SGBD (sistema de gestor da base de dados) que acede ao LDA é puro OS/400.

  18. Karlus says:

    Ah, e quanto ao hardware das AS/400… São simplesmente as melhores máquinas computadoras. Trabalham durante anos sem parar e as peças são substituídas sem desligar o sistema. Os discos podem ser retirados e inseridos… E o próprio OS trata deles, formata e começa a trabalhar com o espaço deles…
    Mas claro, isto é mesmo coisa para profissionais. E a esses não lhes faz nenhuma dor de cabeça…

  19. Rafael says:

    Poxa, sistema 100% seguro? acho que não…
    Vocês já estudaram ponteiros, exploits, alocação de memória? Então, essas coisas são bem chatas e díficeis de lidar, e todos os sistemas são desenvolvidos por seres humanos, que são falhos, logo o que fazem também será falho… cabe a algum infeliz achar as falhas …
    Quando se trabalha em baixo nível sempre tem uma falha…sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.