BlackBerry OS 6 – A caminho do iPhone e Android
Dos principais competidores de plataformas móveis existentes, dois ainda possuem no mercado tecnologias baseavam em paradigmas de navegação pouco adequados às exigências modernas. Referimo-nos à Microsoft e à RIM. A empresa de Redmond, irá apostar no futuro na plataforma Windows Phone 7, como já tínhamos referido anteriormente. A RIM, mostra agora no seguinte vídeo um aspecto renovada na mais recente iteração do Blackberry OS.
As funcionalidades apresentadas no Blackberry 6 pelo fabricante canadiano, líder de vendas de smartphones nos EUA, desmistificam aquele ar pesado, negro, com um interface adequado aos empresários fieis à plataforma. O aspecto “dark” dos menus com selecções em azul, fazem ainda parte desta nova geração. Mas então o que mudou?
O essencial para a RIM é chegar-se ao pelotão da frente neste novo segmento de mobilidade. É necessário ajustar às novas tendências os menus e botões. É necessário que estes menus sejam mais espaçosos de modo optimizado ao toque, tendo em conta o crescente segmento dos ecrãs multi-touch. O vídeo demonstra ainda em destaque, a utilização do telcado virtual, certamente a RIM, irá apostar em lançar alguns dispositivos das próximas gerações sem teclado físico, como já o fez com o Storm e o Storm II.
Ao nível do software, a empresa norte canadiana introduz duas aplicações bastante úteis e renova adequadamente o software existente. Antes de mais uma das renovações é na interface do player multimédia, que se torna bastante semelhante ao que se encontra no iPhone.
É introduzida uma nova aplicação denominada Social Feeds, que agrega os principais feeds em formatos convencionais como RSS, ou outras fontes como Twitter e Facebook. Uma funcionalidade muito útil neste aspecto, é o utilizador poder escrever um texto e ser imediatamente publicado simultaneamente nas duas redes sociais referidas anteriormente.
O Blackberry Messenger, aparece também de cara lavada, mais bonito e organizado será com certeza uma actualização incremental a uma das jóias da coroa deste sistema operativo móvel. Finalmente é apresentado um novo browser baseado em WebKit, que irá conter o popular gesto “pinch to zoom”, permitindo utilizar dois dedos para aumentar ou diminuir o detalhe de uma página Web.
Pesando as novidades, apesar de não serem completas parece que o Blackberry 6 irá permitir à RIM consolidar e possivelmente chamar a si novos adeptos para uma plataforma que está mais bonita e funcional. As alterações na interface, são importantes, mas foram feitas de forma subtil a não quebrar radicalmente com a interacção anterior, mantendo alguns elementos, o que certamente também irá satisfazer algumas das maiores figuras da actualidade, que têm sido fieis clientes da marca. Será que Barack Obama, irá fazer uma actualização ao seu já gasto Smartphone?
Este artigo tem mais de um ano
O melhor no seu melhor, comentarios para quê…
Nesta frase “O essencial para a RIM é chegar-se ao plutão da frente neste novo segmento de mobilidade.” a palavra plutão (planeta) deve ser substituída por pelotão.
Correcção plutão não é um planeta, foi excluído pela NASA em 2006 ou 2007 por ser pequeno demais e por outras razões que não vou referir. Agora é considerado um planeta-anão.
Abreviando, continua a ser um planeta. Uma sub-categoria é certo, mas um planeta se não quisermos ser mais especificos.
boas será que a esa também o exclui-o??? é que eu sou europeu e estou-me borrifando para a treta dos american killers.
cmps
Não foi excluído pela Nasa, foi excluído por todos os astrónomos numa conferência que houve em 2006.
Exactamente rpf, era mesmo isso que eu ia dizer. 🙂
No segmento que a RIM se insere especialmente, este update está muito bom. O grande problema -a meu ver- é que o mercado hoje em dia está mais exigente e quer que um telemóvel faça bem mais coisas além da simples comunicaçao: jogos, emuladores, programas XPTO, etc. Neste aspecto a RIM ainda está “far far far away”. Parece-me um modo de consolidar o mercado que tem mas nao propriamente de o aumentar.
Relembro que a RIM e muitos gráficos que vemos sao do mercado norte americano já que a nivel mundial a RIM nao tem a expressividade da Apple ou Nokia. Acho os telemóveis RIM atraentes e muito profissionais mas…ficam-se por aí.
Entendo de facto a opinião, no entanto quem utiliza um BlackBerry isso é o menor dos problemas, o objectivo é ter um equipamento que funcione, não pendure, que tenha muita bateria. E todos esses softwares que está a referir só vão gastar bateria e criar mais problemas, dai que para o mercado empresarial o BlackBerry é a única solução profissional. Os outros telefones são meramente para falar e fazer tudo, mas no final não conseguem funcionar correctamente sem pendurar.
boas…
concordo, mas a nokia com os E71 e E72 também está bem.tirando isto não vejo tm´s de jeito no mercado.
cmps
Os nokias que referiste não chegam aos calcanhares de um blackberry… Já tive o nokia E72 (à esperiencia) após usar 3 anos um blackberry 8300 (inicio de gama) e o blackberry bate-os aos pontos… por isso voltei para a Blackberry, com um topo de gama Bold 9000 e digo, do melhor… a nivel de aplicações disponiveis na appstore e que poderiam existir mais umas quantas..
Mas se queres softwares para os BB’s basta procurar na net pelo nome do software ou “tipo” de software e “blackberry” que vais encontrar garantidamente, muitos gratuitos, até pacman gratuito, ou mesmo “Age of Empires”, ou Call of Duty… é só procurar. Em http://www.bplay.com encontra-se muitos jogos, ao contrário do que se diz que não há jogos para BB’s…
boas..
acredito que sejam melhores, mas não uma diferença tão grande e comparando com o preço estes nokias estão muito bem…mas é a minha opimião, é claro que se os BB estivessem a preços mais competitivos, apostaria desta feita num, mas os preços que são praticados são um atentado a inteligência humana 🙂
cmps
Não podia estar mais errado meu caro. Quem experimenta um BlackBerry já não volta a outro terminal. E tenho mais de 10 amigos que confirmam isso mesmo.
O seu comentário exibe pura falta de informação e experiência sobre o RIM OS (até o 4 fazia tudo o que indica que não faz). Para além de um BlackBerry proporcionar um conceito de comunicação absolutamente arrebatador e diferente de qualquer outro. Tudo é perfeito num BlackBerry.
Compre um BlackBerry, mesmo que seja um low end como o 8520, e garanto-lhe que nunca mais usa outro, ou até pode usar mas não vai largar o BlackBerry na mesma e tem que andar com dois.
Eu particularmente não gostei, prefiro a OS5. Celular cheio de firulas não serve para o meio empresarial, além do que o melhor do BlackBerry é o ScroolBall, e tirar isso para copiar o iPhone é um tiro no pé.
Concordo.
Alguem sabe de algum forum nacional onde se fale de Blackberry?
Precisava de encontrar algo do genero.
Não existe, dentro em breve vai abrir um.
Mas diga o que necessita.
Ai não existe?
http://blackberrypt.com/
Muito Obrigado pela dica, de facto não conhecia, tive a procurar isto pela net toda não consegui encontrar, vou ver isto mais a fundo.
Diga o que necessita.
meh, a blackberry passando para um teclado on-screen, penso que nao será bom.
unirem o ecra touch a um s.o. mais aprimorado e um mais aberto e compativel com o resto … sim!
Tenho um Blackberry há cerca de 4 meses, antes disso tinha um Nokia E65 e devo dizer que todos os outros é que estão a anos luz. Claro que isto é apenas a minha opinião, mas desde que o tenho sinto que tenho um telemóvel na mão que funciona, é simples e acima de tudo não e que tem tudo o que eu preciso.
Fiquei fiel a marca.
Quanto a aplicações… basta procurar no App World, tem muitas apps boas e de borla e mesmo as que são a pagar são de valor irrisório.
Beriberi for ever! 🙂
Gostei muito do Blackberry 6 — tinha visto no tudocelular.
Resta saber se ele, por ser touchscreen (aparentemente), representará uma quedra de paradigma para a RIM. Acho complicado mexer em time que está ganhando, mas nunca se sabe, né?
Cópia.
Até o programa de IM vê-se que é inspirado noutros Im’s que existem para outras plataformas, nomeadamente Android.
No me gusta.
E qual é que é a aplicação/jogo que não é inspirado noutros???
Hoje em dia tudo é “aprimorado/copiado/inspirado”.
Raramente há algo 100% novo