BlackBerry também vai entrar no negócio dos carros autónomos
A BlackBerry tem, ao longo dos últimos tempos, procurado novos mercados onde se possa enquadrar e recuperar parte da sua posição no mercado, algo que não se tem revelado fácil.
Com o negócio dos smartphones terminado, tendo entregue à chinesa TCL a sua exploração, é hora de se reinventar. O caminho poderá passar pelos veículos autónomos e o primeiro passo parece já ter sido dado.
Foi a própria BlackBerry que anunciou ao mundo a sua nova área de actuação. A ideia da empresa é criar um centro de investigação que irá desenvolver novas tecnologias a aplicar nos carros autónomos, uma área que cada vez mais está a ganhar visibilidade e a interessar a mais empresas.
Este novo centro de investigação deverá ter sido inaugurado esta segunda-feira e estará localizado nas instalações da QNX, subsidiária da BlackBerry.
Ao contrário do que a maioria das empresas tem vindo a desenvolver, a ideia da BlackBerry não é criar o seu próprio carro autónomo, nem desenvolver sistemas de algoritmos de inteligência necessários para estes carros. A ideia passa por criar as infra-estruturas que vão dar suporte a todos estes sistemas, que depois vão ser integrados nos carros que os fabricantes estão a desenvolver.
Segundo informações veiculadas, a BlackBerry estará já em negociações com, pelo menos, dois fabricantes automóveis para que estes usem os seus sistemas.
Para os seus testes iniciais, e como material de desenvolvimento, a BlackBerry obteve autorização para usar um Ford Lincoln. Este carro já circula pelas ruas da cidade de Ontário e consegue já ter uma autonomia elevada.
Esta poderá ser a área onde a BlackBerry conseguirá recuperar, voltando à sua posição dominante. É uma área onde terá de desenvolver de raiz todos os seus conhecimentos, mas que agora dá os primeiros passos onde se sabe ser o futuro.
Este artigo tem mais de um ano
Ontario é uma província do Canadá, não é uma cidade.
E tambem uma cidade no estado de Califórnia nos EUA.
Mas não é em Ontário (Califórnia) que a Blackberry tem a sede e os seus centros de desenvolvimento
Atenção pplware, a vossa notícia não lembra o seguinte:
“QNX, a subsidiary of BlackBerry Limited, today announced that its software has been deployed in the infotainment and telematics systems of more than 50 million vehicles, including brands such as Acura, Audi, BMW, Chrysler, Ford, GM, Honda, Hyundai, Jaguar, Land Rover, Maserati, Mercedes-Benz, Porsche, Toyota, and Volkswagen. Moreover, a new report, “Software platforms: Building blocks for infotainment success,” from IHS Automotive names QNX as the premier software supplier in the infotainment market, with more than 50 percent market share. ”
É só um pequeno negócio da companhia que todos dizem que morreu.
No caso da Ford o Qnx foi escolhido em detrimento de tecnologias da Microsoft (salvo erro o Wince, devido ao excesso de bugs e fraca qualidade na experiencia proporcionada ao utilizador). A linguagem utilizada na programaçao dos novos sistemas de automotive infotaiment é o Qml/c++ e javascript.