PplWare Mobile

Bioimpressora promete revolucionar o transplante de órgãos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Luis Ribeiro says:

    “É da Universidade de Ciência Electrónica e de Tecnologia de Hangzhou que, pela liderança de Xu Ming-En, surge a primeira bioimpressora que, em vez de utilizar os materiais habituais das impressoras 3D, como metal, gesso ou plástico, utiliza hidrogel misturado com células vivas, produzindo assim biomaterial com baixa probabilidade de danos celulares.”

    A informação acima não me parece correta!

    Porque não fazer o artigo usando a investigação que cá se faz pelo menos à 4 anos!
    http://cdrsp.ipleiria.pt/laboratory/biofabrication/

    • Vítor M. says:

      Luís, fica o desafio: não queres escrever e lançamos aqui no pplware?

      A informação está correcta sim, aliás está no vídeo, como poderás ver. Há que ter atenção aos artigo para lá do título, assim é mais simples perceber.

      Obrigado pela tua sugestão.

  2. João says:

    Do ponto de vista para ajudar pessoas com problemas com órgãos como rins, pulmões, coração… poder substituir partes do corpo sem ter que se estar uma vida à espera que alguém doe um órgão para melhorar a condição de vida, acho que era o maior salto que poderíamos dar neste momento. Sem contar directamente com o rapto de pessoas que o tráfico de órgãos está ligado…

  3. pixar says:

    A ideia, independentemente de ser chinesa ou portuguesa, é boa. Com isto poder-se-ão matar 3 coelhos de uma vez:
    – Maior rapidez na angariação do orgão e sempre disponível;
    – Diminui ou elimina o tráfico de órgãos;
    – Diminuição ou eliminação da incompatibilidade, já que o dador é o próprio.

    No entanto, não acredito que resolva todos os problemas. Se a razão que levou à necessidade do orgão for de origem hereditária, não resolve o problema. Seria mais do mesmo.

    Mesmo assim cria uma nova esperança.

    • pixar says:

      Esqueci-me de dizer que se o próprio não puder fornecer as suas células, poderá usar de uma pessoa compatível, mas isso aumenta a incompatibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.