Bing – O novo motor de pesquisas da Microsoft
A Microsoft, conforme noticiamos aqui, rebaptizou o projecto Kumo para Bing, este apresenta-se como o motor da nova geração, uma nova filosofia de pesquisa que concilia os muitos interesses que regem a vida do ser humano.
Bing, o novo motor de pesquisa da Microsoft deverá dar os seus primeiros passos públicos nos próximos dias e apresentado ao público dia 3 de Junho. Este motor de busca é uma versão moderna do actual Live Search, não só ao nível da aparência, mas o utilizador também poderá formular as suas buscas.
Testado desde Março, Bing é objecto de testes desde há uma semana junto de um grupo restrito de internautas, fora do âmbito da Microsoft. Será uma boa ocasião para a grande multinacional (a Microsoft) recuperar o seu atraso num domínio onde está de longe distanciado pela Google (64.2% de parte do mercado em Abril nos Estados Unidos segundo comScore) e Yahoo (20.4% de parte do mercado). O Live Search contabiliza apenas 8.2% da parte do mercado.
As inovações recentes da Google e Yahoo que acabam de ser apresentadas com uma melhor forma de classificação de resultados (incluindo resultados sonoros ou vídeos para ilustrar uma ligação por exemplo), são um provável desafio que a Microsoft terá de enfrentar.
Mas porque nasce o Bing? A Microsoft Corp. concebeu o Bing.com para ajudar o utilizador a “vencer” o excesso de procuras e a tomar decisões mais rápidas e informadas durante uma procura online.
Estudos indicam que 66 por cento dos utilizadores recorrem, cada vez mais, aos motores de procura para os ajudar a tomar decisões, assumindo estes um papel muito mais importante do que uma simples ferramenta para navegação ou obtenção de informação, fins para os quais os motores de procura actuais foram originalmente concebidos.
Insatisfeita com a actual oferta de serviços de procura, a Microsoft concebeu o Bing como um Motor de Decisão para fornecer ao utilizador ferramentas de procura inteligente que ajudam na simplificação de tarefas e em escolhas mais informadas, desde o trajecto mais rápido até casa até informação para a aquisição de um produto, passando pelo planeamento de uma viagem.
O Bing apresenta resultados gerais de procura de excelente qualidade, relevância, um índice completo e rapidez: as principais imagens de marca de um bom motor de procura. Contudo, porque a organização dos resultados de uma procura pode constituir uma tarefa morosa, o Bing organiza os resultados de forma diferente, uma vez que se destina a fornecer as respostas pretendidas, sem que o utilizador tenha de adivinhar a forma exacta de redigir os termos da sua procura.
Simplificar a Procura
A maioria dos motores de procura consegue fornecer resultados básicos. O Bing, contudo, vai mais além.
- Página Principal. Dado que o utilizador pode nem sempre estar ciente do âmbito do conteúdo disponibilizado por um motor de procura, a página principal do Bing inclui uma atraente nova imagem diária, hotspots de informação incorporados nessa imagem e ligações imediatas para iniciar procuras de vídeos, notícias, compras, viagens, imagens ou mapas.
- Sugestões Automáticas. O Bing analisa o termo introduzido na caixa de procura e sugere automaticamente termos semelhantes ou aperfeiçoamentos comuns relacionados com o termo inserido. Por exemplo, ao ser efectuada uma procura de “Lisboa” serão apresentadas procuras relacionadas comuns como, por exemplo, “Turismo de Lisboa”, “Metropolitano de Lisboa” e “Câmara Municipal de Lisboa”.
- Melhor Correspondência. A funcionalidade Melhor Correspondência (Best Match) do Bing foi concebida para facilitar a procura de informação pertinente, com uma redução do número de cliques e, assim, encurtar a distância até ao destino pretendido. Os resultados de Melhor Correspondência incluem números de assistência ao cliente de pontos de venda a retalho, a possibilidade de fazer o seguimento de uma embalagem desde a página de procura, ligações intrínsecas a páginas comuns incluídas no Web site, e muito mais.
- Pré-visualização de Documentos. Cerca de um quarto das procuras efectuadas resultam num rápido clique para regressar à página inicial, quando o utilizador se apercebe de que o resultado não corresponde ao esperado. A pré-visualização de documentos (Document Preview) permite ter uma percepção do resultado de uma procura, pré-visualizando o conteúdo do site e, deste modo, ajudando o utilizador a determinar se o site contém a informação pretendida, antes de chegar a fazer clique.
- Respostas Imediatas. O Bing fornece Respostas imediatas (Instant Answers) que apresentam, sem demora, respostas extremamente relevantes e directas como solução a uma procura específica. Por exemplo, ao inserir um número de voo, o utilizador obterá as últimas informações referentes ao voo e a mesma informação será apresentada com grande destaque nos resultados, dispensando assim o incómodo de ter de abrir uma página em separado. Outras Respostas imediatas no Bing incluem cotação das acções, informações meteorológicas locais, resultados desportivos e muito mais.
Tornar a Procura Mais Organizada
Os estudos da Microsoft indicam que 72 por cento dos utilizadores inquiridos afirmaram que os resultados de actuais procuras são demasiado desorganizados. Para pôr fim ao caos das procuras, o Bing analisa os resultados da procura efectuada em função de determinados tipos de termos de procura e organiza-os para facilitar a navegação do utilizador. Estas categorias incluem viagens, compras, saúde, tecnologia, automóveis, entretenimento, desporto, animais e muitas mais.
- Janela de Exploração. Localizada no lado esquerdo do ecrã, a Janela de Exploração (Explore Pane) permite uma fácil filtragem dos resultados da procura. A Janela de Exploração inclui funções como, resultados de procura categorizados designados por Separadores Rápidos (Quick Tabs), ligações a procuras relacionadas e procuras anteriores armazenadas no Histórico da Sessão (Session History). A Janela de Exploração pode também ser utilizada em experiências locais, de viagens e compras, para um poderoso aperfeiçoamento dos resultados da procura.
- Separadores Rápidos. Metade de todas as procuras acaba por ser aperfeiçoada para produzir resultados mais pertinentes.4 Os Separadores Rápidos (Quick Tabs) antecipam essa necessidade durante a procura e proporcionam um fácil acesso a alguns dos aperfeiçoamentos mais comuns de uma determinada procura. Por exemplo, ao procurar um músico da sua preferência, a funcionalidade Separadores Rápidos permite ao utilizador filtrar os resultados por álbum, biografia, vídeos e imagens. Os separadores mudam de forma dinâmica, consoante o termo de procura. Procuras de um determinado nome de cidade produzem Separadores Rápidos para visitas, viagens e imagens, enquanto que procuras de um determinado modelo de automóvel geram categorias de críticas, acessórios e vídeos.
- Procuras Relacionadas. O nosso estudo indica que, ao efectuar a procura de um resultado específico, os utilizadores gostam de expandir o âmbito da sua procura de forma a explorar temas relacionados. Após efectuar uma procura inicial, a funcionalidade Procuras Relacionadas (Related Searches) fornece ao utilizador uma lista de termos de procura relacionados, de modo a facilitar a expansão da procura com vista à obtenção de melhores resultados.
- Histórico da Sessão. Cerca de metade de todas as procuras são repetições de procuras anteriores.5 O Histórico da Sessão (Session History) proporciona um fácil acesso a procuras previamente efectuadas na sessão de procura actual, de forma a não ser necessário iniciar uma nova pesquisa para aceder a um resultado anterior.
- Procura de Vídeos. A procura de vídeo do Bing facilita a localização, pré-visualização e visualização de vídeos. O Bing classifica o conteúdo de sites de vídeos na Web, bem como no nosso próprio índice de programas televisivos de longa duração. Inclui, também, ferramentas de filtragem para circunscrever a procura e facilitar a procura do vídeo em concreto de que o utilizador está à procura.
- Procura de Imagens. A procura de imagens do Bing inclui deslocamento ilimitado, que permite uma fácil navegação pelos resultados de imagem sem necessidade de fazer clique para uma nova página. O Bing contém igualmente poderosas ferramentas de filtragem de imagens, de modo a facilitar a procura da imagem pretendida.
- Procura de Notícias. A procura de notícias do Bing permite efectuar procuras sobre as mais recentes notícias na Web e receber alertas de notícias.
- Mapas do Bing. Os Mapas do Bing permitem ao utilizador encontrar, descobrir, planear e partilhar informações de localização, incluindo mapas e direcções, bem como activar a funcionalidades de visualização “bird’s eye”6 (visão de pássaro), 3-D e aérea.
Ferramentas que Facilitam Tarefas
O Bing foi concebido para ajudar o utilizar a tomar mais rapidamente decisões mais informadas.
O Bing centra-se em quatro áreas principais:
- Compras. O Bing combina muitas das funcionalidades de compra (Shopping) disponíveis na Web numa única experiência intuitiva e de fácil utilização. Além de fornecer várias ferramentas de aperfeiçoamento da procura de produtos, o Bing efectua ainda procuras na Web de críticas de utilizadores e especialistas, organiza-as por atributos do produto e classifica a opinião expressa nas críticas como positiva ou negativa. Este processo permite uma rápida filtragem de uma enorme quantidade de informação de modo a elucidar o utilizador quanto a uma decisão de compra.
- Viagens. A funcionalidade Viagens (Travel) do Bing avalia milhões de tarifas áreas e dados de hotéis para lhe oferecer estimativas de preço de voos e indicadores de tarifas de hotéis. Baseada em princípios científicos e não de marketing, a funcionalidade Viagens do Bing permite ao utilizador tomar decisões inteligentes e bem informadas sempre que planear uma viagem.
- Local. Os motores de procura actuais nem sempre ajudam o utilizador a tomar decisões informadas quanto à qualidade de um restaurante ou à melhor forma de contactar um mecânico local. O Bing apresenta conteúdos pertinentes, nomeadamente críticas de utilizadores obtidas de sites de conteúdo local, horários de expediente de empresas locais, direcções ao alcance de um clique, mapas e relatórios de trânsito.
- Saúde. O Bing permite ao utilizador encontrar informações de saúde online (Health). Apesar de nada substituir a competência de um médico formado, o Bing proporciona fácil acesso a informações clínicas, obtidas a partir de nove recursos fidedignos, de modo a ajudar o utilizador na tomada de decisões informadas em termos de cuidados pessoais.
Disponibilidade
O Bing está disponível a nível mundial. No entanto, a disponibilidade de funções específicas varia consoante o mercado.
Homepage: Bing
Este artigo tem mais de um ano
a mim aparece-me um belo de um “coming soon” 🙂
que nome tão mal escolhido…
preferia kumo!
http://www.tagravado.com
Por acaso também preferia o nome Kumo. Fiquei desiludido e surpreendido quando saíu a notícia de que o nome tinha sido alterado.
Também fiquei decepcionado.
Bem, devo dizer que o vídeo me deixou água na boca…
Na minha opinião, o Bing não vai destronar o Google, porque eu acho que o que eles fazem é diferente. Por mim, acho que vou utilizar os 2, consoante o tipo de pesquisa que quiser fazer.
Acho que a combinação Bing-Google pode vir a ser muito útil, porque por vezes o Google é um pouco vago nas respostas que nos mostra.. ou então falha naquilo que pretendíamos.
Basicamente, acho que Bing e Google se vão complementar.
Mas, como céptico em relação à Microsoft que sou, vou esperar para ver. A verdade é que a Microsoft está a evidenciar uma mudança de atitude que eu considero positiva.
Pois é! Kumo era bem mais lindinho!
Vítor muda a imagem do site…. e já lá está um vídeo!
esquece e podes apagar estes dois!
parece inovador… vamos ver
Excelente post! Mais uma vez em cima do acontecimento. Grande aposta da Microsoft. Espero ver isto tudo a acontecer e os outros a abrirem os olhos 😀
Cumps,
Helder
Este post além de esclarecedor, tem como objectivo criar um pouco de história.
Estou em crer que este será um projecto muito inovador e com um futuro risonho.
Nada é eterno e o Google também não o será. A evolução não tem marcado pontos temporais e a as pessoas fartam-se sempre da mesma aparência, sempre do mesmo tipo de resultados…. há que inovar!!!
Espero que seja acima de tudo funcional ao ponto de ter outros recursos e outros resultados que o Google tarda em lançar.
já dizia o outro … “a ver vamos”.
para já, será o habitual, um estonteante arranque, que vai permitir fazer 3 ou 4 reportagens com quotas de mercado “bonitas de se ver”
Aliás, como a Google fez com o seu Chrome, nos primeiros dias andaram aí a dizer que o seu browser já tinha buéééé quota.
Depois, vêm os valores sustentados, que são os reais.
Não duvido que o arranque deste projecto seja acompanhado pelas tácticas habituais e lamentáveis da M$, ou seja, IE com default search para lá, toolbar do Seven igual, links de pesquisa por dentro do windows a saltar para lá. Enfim.
No entanto, planos demoníacos aparte, um bom motor de pesquisa, “paitrocinado” por uma empresa sólida é o que se precisa para a google se chegar á frente com inovação, mais ainda do que aquela que temos visto.
Digo isto, porque até aqui, a Google tem simplesmente seguido a sua rota. Na minha memoria de acesso rápido, tenho apenas o falhanço do Google Video que levou á compra do youtube. Um concorrente sério pode fazê-los mudar de rota, mudar de estratégia, e aí vamos ver a real capacidade em inovar.
Estou plenamente de acordo contigo. A concorrência faz-nos, muitas vezes, lançar um olhar mais longínquo.
Mas, também por outro lado há coisas que são muito difíceis de mudar. A Google destacou-se, e muito entranhadamente, como “O motor de pesquisa” e quer queiramos ou não essas conotações que os usuarios estipulam são muito importantes, muito rapidamente podemos ver o caso da nokia no mercado dos telemóveis. Há dezenas de marcas, mas a maioria das pessoas tem ou já teve um Nokia. Não estou com isto, a dizer que são os melhores, mas o “knowhow” que atinge o publico é muito importante e isso é muitas vezes o travão para o progresso :S
Mas a diversidade é positiva, por isso esperemos que este projecto da Microsoft traga pelo menos ainda mais rivalidades, todos ganhamos com isso 😉
por essa forma de falar (e concordo quando dizes que o google não irá durar para sempre) talvez a o SO da microsoft não dure para sempre e haja outro que chegue mais além!
Meu caro, dar-te-ia toda a razão caso o Google não tivesse inovado nos resultados, e não é preciso ir muito longe para ver as fantásticas e novas inovações que tem feito em vários aspectos (pesquisa geral, de imagens, etc.), e para quem usa o Labs na pesquisa então, GRANDES avanços mesmo 🙂
E porquê BING???
Será por ser “Bing is not Google” 🙂 🙂
Faz lembrar qualquer coisa
Saudações
NePPEr
llllllllloooooooooooooooooooolllllllllllllll estiveste em GRANDE…… essa tem direitos de autor ou és tu que és o maior???? 😀 😀
NePPer hehehe faz lembrar WINE 🙂
Excelente post Vitor M.
Estou ancioso pela data de lançamento!
Abraços
Ou mesmo o GNU is Not UNIX ou LAME Ain´t an Mp3 Encoder…
é o nome ideal para a microsoft, trata-se do bi(n)g brother!
Excelente observação!
Quem não entendeu, Acrônimos recursivos são acrônimos onde a expansão inclui o próprio termo.
Exemplos:
GNU’s Not UNIX (GNU)
PHP: Hypertext Preprocessor (PHP)
WINE Is Not Emulator (WINE)
LAME Ain´t an Mp3 Encoder (LAME)
XNA’s Not Acronymed (XNA)
Vitor, isso do google não ser eterno é “assustador”, ao contrário de outras empresas como por exemplo as do sector automóvel, um império fundado na internet pode ruir de um minuto para o outro. Se amanha aparece um motor de busca que as pessoas adoram em dias o mundo inteiro pode virar costas ao Google. Não esqueçamos que em certos países o google não é líder. Para nós até parece estranho, mas é a verdade. A internet pode-nos fazer bilionários de um dia para o outro, mas também pode destruir impérios de uma hora para a outra….
Concordo, mas o google é muito mais do que um motor de busca, alias cada vez menos é esse o foco da empresa, portanto dificilmente cairá. Eu sou pro Microsoft e pro Google, ambas tem execelentes ferramentas e soluções, acredito que há mercado para os dois e que estes venham a inovar consequentemente.
Abraços
Mas não me estarás a falar da essência da vida?
Na Internet nada se perde, nada se cria tudo se transforma?
Kind of. a Yahoo morreu bastante na europa, deixou morrer a geocities e afins, a AOL nunca vingou e o o aeiou ficou sempre atrás do sapo, é por aí.
Pelo video disponibilizado no site, o UI e as funcionalidades são impressionantes. Como eles conseguem agrupar a informação daquela forma é algo que me ultrapassa. É que reviews existem por N sites… e variam bastante. Mostrar informação em parceria com empresas (medicas por exemplo) parace-me uma ideia fantastica. Hoje um gaijo pesquiza e vai parar 80-90% das vezes a wikipedia. E lá ja sabemos que a informação não é sempre de fiar.
Vi ali ideias realmente fantasticas.
Agora… só resta saber se vai funcionar na prática. A ver vamos.
Aquilo nao é um motod de busca. É um agregador de informação que a disponibiliza e cataloga… da forma como nos fará mais sentido encontrar as coisas. Será que é desta que se acaba a necessidade de abrri 6-7 links até encontrar o que realmente queriamos?
Cheers
É Bing para ser facilmente usado como verbo… O quê? Não conhecem o “google it”? Outra coisa é que acho que na informática as pessoas não se cansam assim tão facilmente de algo que é repetitivo, mesmo que isso funcione decentemente ou não (exemplos não faltam). Muito pessoalmente penso que “guerra” dos search engines já está ganha à muito tempo pela Google e se a Microsoft queria aumentar o uso do seu (MSN aka Live) Search engine deveria ter criado este tal Bing como um substituto do Yahoo (comprando-o, eles agora até nem se importam). Não é a Yahoo que ainda tem 30 – 40 % das pesquisas Mundiais na Internet?
Por enquanto ninguém bate a Google. Ninguem consegue descobrir a s fórmulas secretas das pesquisas.
http://www.cidadeviseu.com
As formulas não são assim tao secretas, eles vingam no PageRank, que é a tecnologia base utilizada nos algoritmos deles para a pesquisa. Eles publicam o funcionam dessa tecnologia.
Abraços
Já compraram todos os dominios ate .pt lol
Bom parece que a bola da vez são as search engines ou motores de busca…ja houveram alguns fracassos na tentativa de fazer frente ao enraizado Google, exemplo o Cuil http://www.cuil.com/, o recente Wolfra/Alfa, e o Kosmix http://www.kosmix.com/, que confesso me agradou bastante. Este último pode servir como ferramenta para pesquisas mais recentes e tem de tudo, gostei do formato.
Tentar sequer ameaçar a supremacia do Google, conquistada anos a fio, seria tão inutil como suicida. Tem que se encarar como motores de complemento ao Google e só…Visitem os links acima e deem sua opinião. Valeu
carlos rajas 🙂
Se a concorrencia aperta a oferta é melhor. Venham os players. Eu uso o que for melhor para que o preciso no momento.
só esclarecer que o fracasso a que me refiro somente se aplica ao Cuil, que bombasticamente anunciava que seria melhor do que o Google. Os outros são mais recentes e portanto seu desempenho ainda está em andamento para avaliação….valeu
E também o wolfram alpha não pode ser visto como substituto para o google, já que os dois têm objectivos muito diferentes. Aliás, os dois juntos é que fica “a matar”, uso isto: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/12006
boa dica, ja instalei, agora ainda não vi nada diferente a não ser no canto direito abaixo um simbolozinho e tal…mas é bom se integrar ao browse, obrigado amigo Joratis. 🙂
Carlos, tens de fazer uma pesquisa no google, e vês do lado direito o resultado do wolphram, é muito bom!
Fantástico, ainda melhoraste mais o meu google 🙂
consegui Bruno, muito bom mesmo obrigado !
Parece engraçado sim senhor, muito mais inovador que o Live Search, sem dúvida, mas não sei se será relativamente ao Google.
O tipo de “intenção” que dizem requerer muitas pesquisas, raramente requer mais que uma no Google (não utilizo Yahoo, por isso não o consigo comparar).
Não duvido que seja um bom produto, mas não gosto de ver “publicidade enganosa”, e parece-me que é isso que fazem no vídeo de promoção… mas ok, vamos esperar para ver.
Se for como o do vídeo…. Eu troco!!!
Bem parece que o problema da Microsoft era o Bill Gates….(Sem ofensa…) Desde que ele saiu a Microsoft desenvolveu um S.O. bom, (Windows 7) e agora um motor de busca inovador, (Bing)….
Muito bom post, evidencia o que aí vem..
Vamos ver o que nos trará esta aposta da Microsoft!!
Já agora, quando vai saír o Bing?
Basta ler o o que o Victor escreveu sobre o tópico. não é muito difícil ou é?
“Bing, o novo motor de pesquisa da Microsoft deverá dar os seus primeiros passos públicos nos próximos dias e apresentado ao público dia 3 de Junho.”
Muito bom post e bastante esclarecedor.
Apesar do nome, oxalá que se torne uma forte referência para manter a concorrência em patamares mais elevados.
BING = Bill Is Not Gay????????????!!!!!!!!!!!
BING = Big Bang???????!!!!!!!!!!!!!
BING = Bill heNry Gates?????!!!!!!
Aposto que o Bing está virado para os USA. Provavelmente encontra-se informação detalhada sobre restaurantes de Nova York (rewiews de utilizadores, ementas, etc) porque a Microsoft aliou-se a empresas que fazem exactamente isso. Muito melhor que o Google que só dá os links dos restaurantes.
Mas de certeza que não vai fazer isso com os restaurantes do Porto ou de Lisboa. E não se vai poder dizer “encontra-se tudo no Bing” como se diz “encontra-se tudo no Google”, a maior parte das vezes à primeira.