Bill Gates despede-se da Feira da Electrónica
O co-fundador e presidente da Microsoft, Bill Gates, abriu a Feira da Electrónica de Consumo (CES) de Las Vegas confirmando que o fazia pela última vez e anunciando uma segunda década digital "mais focada em conectar pessoas".
Gates, um dos homens mais ricos do mundo, deixará com efeito em Julho próximo o seu posto de director técnico da Microsoft para se consagrar inteiramente à sua fundação humanitária.
Perante a massa de profissionais reunidos domingo à noite na grande sala de festas do hotel Venetian de Las Vegas, antecipou uma década de evoluções tecnológicas ainda mais rápidas do que as dos últimos dez anos.
Bill Gates, citado pela Agência Lusa, imagina a Internet disponível em todo o lado, dados acessíveis em qualquer aparelho, vídeo de alta definição em todos os espaços, mesas ou paredes inclusive, ou ainda mundos virtuais cada vez mais sofisticados.
"A primeira década digital foi um enorme êxito. Mas é só um início: nada nos impede de ir ainda mais depressa e de ir ainda mais longe durante a segunda", disse.
Mais de mil milhões de computadores estão actualmente em funcionamento no planeta e 40 por cento da população tem um telefone móvel, segundo ele.
"As aplicações serão instaladas na Internet, "em nuvem", como se diz", declarou ainda.
Um prognóstico que põe fundamentalmente em causa o coração actual do negócio da Microsoft, que assenta na venda de software que cada utilizador deve instalar no seu próprio computador.
"Ter acesso aos vossos dados em qualquer sítio será considerado como um dado adquirido", disse, acrescentando que "os utilizadores deixarão de precisar de se lembrar em que aparelho foram colocados".
Enquanto o teclado e o rato marcaram a primeira década digital, o segundo será, segundo Gates, dominada pelos "interfaces naturais", como os ecrãs tácteis e os controlos gestuais.
Gates anunciou também que a Microsoft chegou a acordo com a cadeia de televisão norte-americana NBC - que tem os direitos de retransmissão dos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim - para pôr à disposição dos utentes da Internet 36.000 horas de acontecimentos olímpicos utilizando a sua tecnologia Silverlight.
"Este tipo de programação ao vivo permite-nos mostrar que a televisão vai ser muito diferente no futuro", afirmou Gates.
Este artigo tem mais de um ano
Apesar de Tudo, o Bill Gates é um visionário, um grande Homem… Pena estar rodeado de pessoas mesquinhas com unico objectivo de lucro máximo…
Agora sem ele, ninguém para a microsoft na luta pelo monopólio do mercado informático e Digital….
Despede-se da mesma forma que se apresentou, com sonhos. E olhando para traz vendo que conseguiu atingir os patamares que todos criticaram e acharam um grande disparate…
“Um dia todos terão um computador Pessoal”
“Um dia todos estaremos interligados com a maior das facilidades”
Foi ou não foi?
O mundo ganha um grande Humanitário…
:salute:
Ele até que nem é mau tipo… Quando está a dormir.
Concordo.
O homem tem graça na hora da despedida
http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=44636
“Em vez do rato”
“… écrans tácteis” (multi-touch) – a esta altura patenteados até à exaustão.
“… comando gestual” – não me tinha ocorrido, mas é um caminho, vejam
http://www.engadget.com/2008/01/08/forget-about-the-mouse-use-your-hands-with-the-zcam-from-3dv/
Está aqui o vídeo completo!
https://www.youtube.com/watch?v=1lE21kpE3M0
Demais… só uma pessoa humilde é capaz de satirizar a sua própria imagem. Muito bom.
Sim, claro, ele é mesmo humilde.. veja-se a recente entrevista na Engadget a falar sobre o seu passado. Até parece o Zé ali da tasca ao lado… [/sarcasmo]
Acho que o grande defeito dele foi ter orientado o seu negocio para as empresas deixando o mercado doméstico para depois.. talvez hoje em dia o Windows pudesse tirar partido de 100% da capacidade da plataforma onde corre.
Seja como for, é uma das personalidades que mais marcaram a era digital, embora envolto de paixões e ódios.
Ahh… o mundo da informática e as suas e-facadinhas nas costas..
De repente esqueci-me de todas as tentativas de monopólio em que esteve envolvido… mas eram só más companhias, pobre homem.
Grande Bioo!!