Banir os smartphones nas escolas ajuda alunos a ter boas notas
Os dispositivos móveis são hoje os “brinquedos” de muitos adultos mas também o vício dos mais novos. Cada vez mais cedo as crianças têm contacto com a tecnologia que, apesar de contribuir para o seu desenvolvimento, é também uma barreia no contexto social e educativo.
De acordo com um estudo publicado recentemente pela London School of Economics, ficou provado que os alunos obtêm melhores resultados quando as escolas proíbem o uso de smartphones.
Hoje em dia são raras as crianças que não têm um smartphone. Os pais justificam-se com a possibilidade de os poderem contactar a qualquer hora mas a verdade é que estes pequenos equipamentos não contribuem para o sucesso escolar, segundo indica um estudo da London School of Economics.
Os autores do estudo Richard Murphy e Louis-Philippe Beland avaliaram mais de 130 mil alunos em mais de 91 escolas britânicas. O estudo revela que as escolas que começaram a banir o uso de smartphones viram os resultados dos alunos (no geral) subir cerca de 6,4%. No entanto, para o segmento de alunos “mais fracos” os resultados foram ainda mais surpreendentes, atingindo a marca dos 14%.
The results suggest that low-achieving students are more likely to be distracted by the presence of mobile phones, while high achievers can focus in the classroom regardless of the mobile phone policy.
Os autores do estudo também salientam que o uso deste tipo de tecnologias ajuda a fomentar a formação e nem tudo são desvantagens. Enquanto pais, há um conjunto de regras para as quais devemos alertar os mais pequenos. Algumas dessas regras estão identificadas aqui.
Acha que em Portugal as escolas deviam banir os smartphones?
Via CNN
Este artigo tem mais de um ano
A minha sobrinha, que está no 9º ano, começou a tirar más notas. O pai repreendeu, avisou e depois tirou-lhe o telemóvel e as notas upa upa. Agora já o tem outra vez.
se metem-se mazé smartphones e tablets no lugar dos professores talvez os alunos aprendessem algo que vão necessitar no futuro..
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Como é que alguém escreve metem-se em vez de metessem? Aprendeu num smartphone?
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escrevi à pressa e infelizmente neste site não da para editar..
acontece com todos não achas?
Claramente foste um aluno frustrado. provavelmente és mais um que não foi longe nos estudos e depois diz que na escola nao se aprende nada. Como tu há muitos. Tu dizes que os profs não ensinam nada, mas até gostava de saber se, quando fosses ao médico e aparecesse um a dizer que só tinha o 12º ano incompleto e depois tinha aprendido tudo o resto pela internet, ficavas no consultório mais um minuto. Melhor, tinhas de ser operado aos intestinos e aprendizagem tinha sido pela internet com estágio no talho do pai.
Meu caro, como em todas as profissões, também existem professores que são umas nódoas. Agora não os metas todos no mesmo saco. E se por vezes aquilo que os professores não tem grande aplicação na vida real, a culpa é dos pedagogos de algibeira que estão no ministério da educação a flatular programas curriculares. E, já agora, dos lobbies da educação.
que resposta tão confusa para uma pessoa que teve tanto sucesso nos estudos..
no inicio dizes
“provavelmente és mais um que não foi longe nos estudos e depois diz que na escola nao se aprende nada”
e no fim
“a culpa é dos pedagogos de algibeira que estão no ministério da educação”
é óbvio que tu e os outros não perceberam o que eu queria dizer mas podemos discutir esses vários tópicos desde que não mistures as coisas..
pensando bem, eu geralmente não discuto com pessoas tão contraditórias
16.11, vai mazé pra aula k ja teu o toke 😉
geralmente quem ainda escreve com k é que tem de ir para a aula
Axas mesmo?? Olha que eu gosto bue de portugues.
Mas de kalker maneira nao me adaptava há nova gramatica.
Vou mazé tratar da reforma.
O agrupamento de escolas que pertence a minha filha e a qual faço parte do Conselho Geral, tem regras muito rígidas sobre o uso do telemóvel. Uma das regras mais básicas (que penso deve ser igual em todos os agrupamentos) é que o uso de telemóvel na sala de aula dá a apreensão deste e só pode ser levantado pelo encarregado de educação.
Mas depois temos pais que vão para a escola barafustar com a apreensão do telemóvel, porque este é deles e não podem ir levantar. Enfim…
Já agora, os exames do 4º ano de Matemática de hoje foram fáceis. Como sempre, uma ou outra pergunta mais complicada, mas isso é normal.
Enfim, não o telemovel deve-se usar na escola, queiram ou não para situações importantes.. concordo que deveria ser retirado caso abussasem, agora se eu fui ler uma mensagem ou atender uma chamada urgente vão me tirar? Simplesmente se alguem tiver a mexer no telemovel, expulsem o aluno da aula simples lol.. que treta, quem fica a perder não é os professores é o aluno que vai para a rua.. simples perde matéria.. aprendizagem.. os professores a que não sabem fazer nada.. se eu fosse um professor mandava quem não queria aprender ir para a rua.. simples..
Telemovel nunca deve ser retirado queiram ou não, caso aconteça alguma desgraça como vão avisar os filhos? ligar para escola? Hahaha a maioria das escolas publicas ja nem telefone têm.. devido a crise económica a que se encontram 🙂
Não deve ser usado nas aulas. Coisas importantes? Urgentes? Durante a aula o mais importante e urgente é a aula, as coisas importantes lá de fora podem esperar. Desgraças? É a escola que deve ser contactada.
Escolas não têm contacto telefónico? Indica lá uns exemplos…..
Passei o meu tempo de escola todo sem tlm! Hoje em dia arranjam desculpas parvas para justificar que as crianças devem andar com tlm na escola.
Os pais têm muita culpa nesta situação falsa da necessidade das crianças precisarem de tlm.
Ó Johnny, que escola não tem telefone? Não andas lá muito informado.
Achas que é assim que funcionam as coisas do mandar prá rua? Fica a saber que por vezes os profs até têm vontade de mandar os meninos para a rua, mas as orientações do MEC não são essas. Por isso, mandar para a rua é o último recurso. Além disso, o que muitas vezes querem os meninos é mesmo dar um passeio. Fazer-lhes a vontade é um erro.
Não sei qual a tua idade, mas quando fui para a escola, não havia tlm e sabes que mais? Conseguíamos viver.
Meu amigo, telemóveis confiscados na aula, acontecem em todas as escolas.
Não conheço nenhuma escola que permita telemóveis na sala de aula!
Acho mt bem! Parecem uns tarados, cheios de fios pendurados! Têm muitos anos pela frente para usar telemóveis …agora é altura de estudarem e de se aplicarem nos estudos! Ainda deve vir o dia que um filho vai acusar os pais por não terem sido exigentes com ele, nomeadamente na imposições regras e bons hábitos de trabalho e estado …. as tecnologias devem nestas idades serem utilizadas com moderação e não da forma doentia a que assistimos hoje ….
E já agora retirar as calculadoras gráficas que dão para jogar jogos ao nível do gameboy e superior.
E isto para não falar nos smartwatchs.
Sim acho que deveriam. Se os pais querem contactar os filhos que comprem um telemovel descartavel num supermercado qualquer.nao ah necessidade de ser um smartphone com net , camera e afins.
Na minha de 9 anos, tem um Samsung que permite fazer e receber chamadas, e enviar e receber SMS controlados, com botão de pânico configuravel e activado por ela que permite-me efectuar chamadas e ouvir o ambiente sem que o telemovel toque…
Fala-me mais sobre esse tlm.. 🙂
Jogar na calculadora gráfica não é o problema, eu mesmo jogo, mas deve-se sabee quando jogar e quando estar atento a fazer exercícios.
Eu sou da opinião que a culpa é dos pais.
Sou da opinião que dar telemoveis a jovens que estão nessas idades pode trazer grandes problemas, não só a nível escolar como outros.
Eu não tive telemovel até ao 9 ano e não morri por isso.
A questão é essas “boas notas” são obtidas num sistema educativo caduco e regido por normas desadequadas ao que a sociedade precisa actualmente. Essas “boas notas” na prática valem muito pouco. Não faltam exemplos de “crânios das boas notas” completamente às aranhas no mundo real de trabalho, em contraste com os outros de nota mínima. Alguns ficam-se pela investigação teórica e inútil nas universidades, graças a essas boas notas, e alguns até conseguirão bons tachos à custa delas, mas cada vez mais os empresários de topo, já repararam que as “boas notas” dizem muito pouco da valia que essa pessoa trará para a sua instituição. Esta dos smartphones é mais uma. São capazes de aprender numa hora no smartphone , do que a aturar uma hora de teoria inútil e ultrapassada que de nada lhes valerá no seu futuro. Mas vão ser precisos mais alguns anos para mudarem este paradigma.
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Programa esse que dura a centenas de anos… programa esse que já “expulsou” supostos “maus aluno”, que hoje são considerados génios…
Um programa que foca-se mais naquilo que a “sociedade” diz que se deve saber… em vez de ser um programa que foque-se naquilo que cada aluno gostaria realmente de saber!
De acordo, grande parte das empresas neste momento nem querem é saber da média, olham sim para certas notas de certas disciplinas / cadeiras, mas tirando isso.
Os chamados “crânios”, os de boas notas grande parte das vezes são solitários, muito maus a trabalhar em grupo (porque ou fazem tudo sozinhos, ou nunca deixam os outros fazer nada). Isto no geral…
Não poderia estar mais de acordo com o Fernando. Melhor do que proibir o uso de smartphones nas escolas, seria ensinar a usá-los como ferramenta de estudo e de trabalho. E nos momentos em que tal não é necessário, obrigar a que estejam em silêncio ou mesmo desligados. Essas crianças quando atingirem a idade adulta vão usar essa e outra tecnologia, e o que vai acontecer será o mesmo ao que hoje assistimos: aquisição de smartphones de topo para mostrar aos amigos, ir ao facebook e fazer/receber chamadas telefónicas. Penso que o problema aqui, parte em muito do facto dos educadores não saberem eles próprios usarem a tecnologia que dispõem, usando-a sobretudo para finalidades fúteis e dispensáveis, razão pela qual condenam o disponibilizar deste tipo de tecnologia aos mais jovens.
Caso idêntico foi recentemente veiculado numa reportagem de um canal de televisão (não me recordo qual), em que uma escola proibia o uso de computadores ou qualquer acesso a meios informáticos na sua pedagogia, com o argumento do blá blá blá (existem argumentos para tudo o que queiramos justificar). Andaram as entidades responsáveis nos últimos anos a investir milhões no acesso às novas tecnologias de forma a preparar os jovens para o futuro e proporcionar-lhe contacto com a informática, sobretudo aos jovens oriundos de famílias desfavorecidas, e vêm agora os ilustres educadores, que do alto da sua douta sabedoria, opinam que o sistema educativo é que é bom.
Se o futuro de todos nós passa pelo uso de tecnologia, penso que quanto mais cedo os jovens estabelecerem contacto com essas ferramentas, melhor. Evidentemente, para fins educativos, e não para andaram a postar fotos no facebook tiradas à frente do espelho no WC.
Apenas apresento como argumento e em tom de brincadeira; o sistema educativo antigo era tão bom, que temos actualmente a sociedade como bem a conhecemos. Boa tarde.
Concordo consigo, hoje em dia, grande parte da sociedade vê num smartphone um meio para se afirmar na sociedade e mostrar algum sinal de riqueza, demonstrar algum poder económico através do equipamento mais caro, porém se muitos deles (começando com os pais) usassem o topo de gama para usufruírem de toda a sua capacidade para trabalhar iam ver o quão óptimo e o quão importante é demonstrar que existem conteúdos no mundo da internet, sites, revistas científicas etc que possuem estudos capazes de demonstrar essas teorias e depois analisar. Muitos educadores são “velhos” a nível da tecnologia e não conseguem incutir bons hábitos nos alunos, por isso os alunos usam os smartphones para se distrair do método chato que o educador, professor utiliza…
Quanto ao método de abolir as novas tecnologias como um contra método pedagógico não faz sentido…
Por um lado vem de encanto quando me perguntam como fazes tanta coisa num telemóvel que colegas da minha idade não sabem usar metade delas e vão logo dizer que Apple vs Samsung e depois esquecem das suas reais funções e os proveitos que podemos ter. Se todas as pessoas que adquiriam um smartphone o usasse a 75% das suas capacidades iriam realmente ver que as notas em vez de descerem iriam subir em percentagem. Desde o simples facto de poupar papel trazendo os PDF via digital, usar aplicações de aula (Notability, Google Note, Evernote, etc…) iam perceber que além de poupar nas cores das esferográficas, nos marcadores e no papel, dinheiro nas fotocópias quando simplesmente se pode tirar foto e digitalizar, entre muitos mesmo… E quem agradecia iam ser os pais, costas dos alunos/estudantes e ainda melhor era o facto de poderem fazer mil e uma coisas com um simples smartphone ou tablet. Independentemente de ser Apple ou Samsung. Enquanto que os pais não começarem a dar o exemplo as crianças e a população em geral vai sempre usá-lo da mesma forma, como um brinquedo mas só que com mais funções…
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Tiveram melhores resultados!? Isso quer dizer que estão a tirar melhores notas nos testes/exames que fazem.
Mas será que estão aprender o que é ensinado? Tirar boas notas, não quer dizer que realmente aprenderam.
… depois acontece que quando chegam a adultos habituaram-se a fazer copy & paste sobre tudo e mais alguma coisa, como me aconteceu numa ação de formação em que havia pessoal que para fazerem os trabalhos sobre qq tema era search, copy & paste e depois facebook e chats a toda a hora, tinham a mania que eram espertos e sairam de lá sem saberem nada…
exato. +1
se for um android acho muito bem, se for um aifone, deveriam passar logo o aluno com alta nota
Se for android nunca mais passa de ano, com o lag nao sai do mesmo sitio…
E se tiver quase a passar de ano e bloquear, reinicia…limpa o cache…desinstala…repõem definições de fabrica…e espera que venha um professor com materia feita por terceiros!!!
Silva conseguiste arrancar a gargalhada do dia…
Como a Saúde em hospitais públicos a escola publica esta na falta de melhor palavra “podre”.
Os professores tem uma culpa reduzida neste processo, ordenados menores, muitos deles precários a anos, e natural que o seu nível de detalhe seja menos.
Infelizmente quem tem possibilidade tem os filhos a estudar em escolas privadas, logo não reclama das publicas a longo prazo o ensino publico vai continuar a pior no geral.
Podem ver o nível que alunos das Escolas João de Deus tem relativamente aos das escolas publicas, somente ao falar com uns e outros se nota a diferença.
E grande parte dos mais velhos tem smartphones, e excelentes notas.
As escolas privadas só querem saber de duas coisas : resultados escolares e dinheiro. Tudo o resto são tretas para trazer alunos.
Falo por experiência própria, andei numa e a diretora só queria saber dos resultados, mais nada.
Tens Escolas Privadas que o dinheiro não é problema algum existe bastante.
Fazem fila para entrar, logo existem métodos de selecção se concordo com os métodos, em parte não.
Não são as medias que estou a ver mas sim os resultados de acesso ao ensino superior em primeira escolha dos alunos e anda acima de 95% em algumas dessas escolas.
Se acho isto justo não acho mas já tenho idade para saber que a vida não o é.
Eu também se fosse gestor de uma escola privada que pudesse escolher os alunos, e caso estes não tivessem boas notas os pudesse mandar embora, também tinha a escola no topo. Alunos com famílias menos problemáticas rendem mais. Nunca pensei que para uma escola privada recusasse um aluno por os pais estarem divorciados… fiquei estupefacta e a justificação era que os filhos das famílias divorciadas têm mais instabilidade o que lhes prejudica as notas no futuro e por isso prejudica depois a média da instituição…
Portanto enquanto os rankings das escolas não forem ponderados às normas de exclusão de alguma forma, é só nevoeiro e vale o que vale: Publicidade e apenas isso. E enquanto na entrada da universidade deixar de contar as notas do secundário e ser tudo corrido a exames nacionais (todos iguais) assim não há risco de inflação “anómala” das notas do secundário.
medida inútil.
“Para o estudo, os investigadores Richard Murphy e Louis-Philippe Beland, analisaram os resultados de 130 mil estudantes de 16 anos, de 91 escolas britânicas”
Está-se a falar de alunos do 10.º/11.º e não propriamente de crianças. É desses que “O estudo revela que as escolas que começaram a banir o uso de smartphones viram os resultados subir”.
Mas não percebi o que chamavam banir. Em Inglaterra, tirando os que “baniram”, os outros deixam usar os smartphones na sala de aula ? A partir de que idade?
Se é isso, por cá, que eu saiba, já estão formalmente banidos – não se podem usar smartphones na sala de aulas, incluindo no secundário. Agora, na prática, depende dos professores. Uns professores toleram-nos e outros não, o que às vezes cria grandes confusões.
raramente se tolera. no secundário muito menos bo basico. no universitario ja é o oposto. raramente não se tolera 😉 pelo menos na FCUP é assim
Nunca fui apologista de extremos. Fui prof de informática durante 15 anos e posso dizer que nunca proibi o telemóvel na sala de aula. Não o podiam é usar a menos que fosse uma emergência ou estivessem à espera de notícias de saúde de um familiar ou algo importante. Isso ficava claro logo na 1ª aula. E sabem que mais? Funcionava! Ninguém abusava. Aliás, dada a natureza das disciplinas que leccionava, era ridículo essa aversão aos telemóveis já que eles tinham um computador na frente com acesso à internet e que eu incentivava o seu uso durante as aulas. Ou seja, quando falava de um novo tema, era eu que lhes dizia para procurarem na internet informação e o que tinham concluído. Isso permitia-me ter aulas mais activas e não apenas à espera que o prof vomitasse matéria. Dessa forma, o smartphone também era um complemento.
Concordo em absoluto com a proibição total de se levar telemóveis/smartphones por parte dos alunos para as salas de aula !! É um absurdo que os professores não os apreendam !! Mas mais absurdo(e isto até me enoja !!),é ver adultos( ?? ),na casa dos 20 e 30 anos,nos cafés e bares aos fins de semana,todos sentados à mesa e com as caras virados para os telemóveis/smartphones !! Por vezes chego a ver grupos de rapazes e raparigas que nem olham uns para os outros,nem conversam entre eles,e que até parecem parvos a olhar para os ditos cujos,a ver se lhes chegaram mensagens ou a jogarem um simples jogo !! Isto é conviver ?? Por amor de Deus !! Mais vale ir sozinho a qualquer lado do que fazer certas figuras de burro !! E,pior,quem é dono dos cafés também se ressentem e não é pouco !!! Em muitos lados,apercebo-me perfeitamente,por diversas vezes,que os donos de cafés e bares estão mortinhos que certos grupos se passem mas é a andar pois os que verdadeiramente consomem e dão lucro às casas nem um simples lugar têm para se sentarem !! Estão lá as madames vaidosas e certos ursos a fazerem figuras de burro,muitas vezes só com um café consumido(durante horas !!!!),em cima da mesa !! Vejam bem !! Eu se fosse dono de um café ou de um bar dizia logo,seja a quem fosse,que ou consumia ou tinha que dar o seu lugar a outros,mas é que era imediatamente !! Mas agora os cafés e bares são tipo repositórios de zombies a olhar petrificados para um simples ecrã de um objecto ?? Livra !! Andor mas é !!
DroidVPN enjoy…
O problema não são os smartphones nas escolas. O problema é o uso desequilibrado que se faz dos smartphones.
É preciso ensinar aos alunos como podem usar os smartphones a seu favor e não contra eles mesmos.
Se bem utilizados podem ser uma ferramenta excelente para o uso escolar.
podem dizer que o smartphone pode trazer muitos benefícios na educação e afins mas toda a gente o usa como brinquedo e nunca vi ninguém a usar as capacidades de um smartphone para mais nada a não ser brincar, por isso na minha modesta opinião enquanto os pais não souberem usar um smartphone de forma produtiva nunca o devem dar a uma criança e muito menos essa criança o deva levar para a escola.
É o que eu digo há séculos. Se todas as pessoas que adquiriam um smartphone o usasse a 75% das suas capacidades iriam realmente ver que as notas em vez de descerem iriam subir em percentagem. Desde o simples facto de poupar papel trazendo os PDF via digital, usar aplicações de aula (Notability, Google Note, Evernote, etc…) iam perceber que além de poupar nas cores das esferográficas, nos marcadores e no papel, dinheiro nas fotocópias quando simplesmente se pode tirar foto e digitalizar, entre muitos mesmo… E quem agradecia iam ser os pais, costas dos alunos/estudantes e ainda melhor era o facto de poderem fazer mil e uma coisas com um simples smartphone ou tablet. Independentemente de ser Apple ou Samsung. Tal como no comentário anterior, enquanto que os pais não começarem a dar o exemplo as crianças e a população em geral vai sempre usá-lo da mesma forma, como um brinquedo mas só que com mais funções…
Bem, a grande questão aqui na minha opinião, não prende-se ao fato de privatizarem o uso dos smartphones nas escolas como meio de estimulo e incentivo aos alunos a subir as notas por uma questão de aplicação, contudo é uma questão de disciplina e aconselhamento, que evidentemente é uma das grandes tarefas dos pais e das escolas, aliás fora do ambiente escolar estes usam os smartphones por muito tempo como lhes convém.