Pplware

BackBox 3 – Um distro Linux ao estilo do Backtrack

…também baseada no Ubuntu

Novidade: Já aderiram à Comunidade Linux@Pplware? (ver aqui)

Quantas distribuições Linux será que existem? E quantas é que são baseadas/derivadas do Ubuntu? Estas são questões que faço com alguma frequência e para as quais nunca encontrei uma respostas concreta. Depois da disponibilização do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal por parte da Canonical,  as distribuições “da mesma família do Ubuntu” têm vindo a ser também actualizadas e estão disponíveis para download. Ao longo desta semana, vamos conhecer algumas dessas distribuições.

Depois do Kubuntu e Xubuntu, Ubuntu Gnome Remix, Lubuntu e Edubuntu, hoje vamos conhecer o que nos reserva o BackBox 3.

Normalmente quase se fala em distribuições para realização de testes de penetração (ex. Backtrack) , tende-se de imediato a associar ao Hacking e outras actividades informáticas menos decentes. Todos nós sabemos que a segurança em sistemas de informação é um ponto sensível e cada vez mais, um maior motivo de preocupação por parte dos utilizadores de qualquer tipo de rede, seja ela local ou Internet.

Nesse sentido é necessário possuir as ferramentas certas sendo o BackBox uma distribuição GNU/LINUX para realizar algumas auditorias aos nossos sistemas e redes….conceito que muito denominam de hacking ético!

O BackBox  é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que tem como principal ojectivo disponibilizar aos utilizadores um conjunto de ferramentas para realização de testes de penetração a redes de dados e avaliar a segurança.

Uma vez que tem como base o Ubuntu, o BackBox apresenta muitas características presentes na distribuição da Canonincal mas também algumas apostas que marcam a diferença, como é o caso do Xfce como ambiente de trabalho.

Xfce 4.8 – Tal como o Xubuntu, o BackBox 3 traz consigo o ambiente gráfico Xfce.

Lighdm – O LightDM é um gestor de logins bastante leve, flexível e permite ao utilizador personalizá-lo em vários aspectos

Principais ferramentas

Relativamente a ferramentas de análise da rede, o Backbox inclui o arping, ar-scan, knock, Zenmap, entre outras.

 

A distribuição inclui também ferramentas de sniffing, spoofing e cracking.  São também várias as ferramentas para efectuar engenharias reversa, como é o caso do Bokke, Dissy, flasm, GHex, nasm e ndisasm.

A nível de análise forense, a distribuição traz ferramentas de aquisição, data recovery, gestão de disco e analise de ficheiros.

Para estudo e análise de rede wireless, podemos contar com o popular Aircrack, Kismet, entre outros.

Novidades do BackBox 3

Conclusão

Como referido, esta distribuição baseada no Ubuntu oferece um conjunto de ferramentas de grande utilidade para analise e realização de testes de penetração e segurança numa rede. O BackBox tem menos ferramentas que o Backtrack mas não deixa de ser uma distribuição bastante interessante.

Download: backbox-3.0-i386.iso (1,099MB, MD5) Download: backbox-3.0-amd64.iso (1,100MB, MD5) Homepage: BackBox

Exit mobile version