Aura – O ambiente gráfico do Chrome OS
Desde o lançamento do Chrome que a Google tenta lançar para o mercado o seu sistema operativo. A sua ideia é extremamente simplista e pretendia criar um SO que assentasse unicamente no seu browser.
Claro está que esta simplicidade pode ter estado na base da pouca visibilidade e da fraca adesão que este sistema operativo até agora tem tido.
Cientes desta mudança e da necessidade de dotar o seu sistema operativo de uma interface mais moderna e com aceleração de hardware, a Google começou a desenvolver o seu próprio gestor de janelas. O Aura, é este o seu nome, chegou agora às versões estáveis do Chrome OS.
Ao adoptarem esta nova imagem e gestão de janelas, a Google está a caminhar contra o que inicialmente definiu.
O seu SO limpo e assente no seu browser está agora com uma imagem mais parecida com a dos seus concorrentes.
Esta alteração não é necessariamente má e vai permitir explorar ao máximo todas as capacidades de aceleração de hardware que as máquinas têm disponíveis.
The goal is to produce a new desktop window manager and shell environment with modern capabilities. The UI must offer rich visuals, large-scale animated transitions and effects that can be produced only with the assistance of hardware acceleration.
O Chrome OS abandonou a interface simples que tinha e passou agora a ter um ambiente de trabalho, uma barra de tarefas e as aplicações são arrumadas nesse ambiente de trabalho.
Está também garantida a possibilidade de configurar fundos de wallpapers overlapping windows.
anterior próxima |
Para já a Google apenas disponibilizou esta actualização, a Dev, para os Chromebooks da Samsung e da Acer. O Chromebooks Cr-48 vão saltar esta versão, a 19.
Esta mudança é apenas a primeira de outras que se esperam venham a tomar forma no Chrome OS. A Google está agora apostada em dar uma imagem mais apelativa ao seu SO e com certeza que outras novidades vão surgir em breve.
Este artigo tem mais de um ano
o chrome OS da google tem alguma coisa a haver com este projeto: http://chromeos.hexxeh.net/
já cheguei a experimentar o OS que está nesse site
Sim e Não. O Chrome Os é feito para um Hardware especifico. O que esse site fez foi fazer uma modificação para ele rodar em (quase) todo computador.
Não é “a haver”, é “a ver”.
“a ver com” não está correto, o correto é “que ver com”.
Ass Edit*
:wq
Gostaria de conhecer a tua fonte de sabedoria. A minha (Ciberdúvidas) diz-me que ambas as formas (“a ver com” e “que ver com”)estão correctas.
foco! foco!
Eu baixei e rodei pelo pendrive, porem ele não me deu opção de instalar permanentemente no drive e tambem não reconheceu a minha placa wifi. Alguem sabe como faze-lo ?
Caso sim e so clica no meu nome e abrira a pagina do meu site, la tem os meus endereços de contato.
Na verdade a Google está a implementar os conceitos deste SO aos poucos e poucos no browser Chrome. Parecendo que não mas já temos “aplicações”, sincronização de histórico e de passwords e tantas coisas mais que simplesmente vão diminuindo gradualmente a “ambientação” a este novo conceito de sistema operativo. É uma curva de aprendizagem que cada vez mais esta a ficar mais pequena.
A disposição dos icons faz lembrar o iOS , launchpad do MACOS e aquela barra em baixo sem duvida que faz lembrar o WIN7 …. Nice Combo !
Também foi logo a minha primeira impressão.
A google parece que ganhou esse habito agora. Já o Android foi beber inspiração a todas as outras plataformas móveis.
Agora este SO que em tudo parece um mix dos outros SOs mais influentes.
Parece que falta inspiração para aqueles lados…
Para vocês também tudo vem do iOS ou do MacOS, catano, mas que mania da perseguição.
Metem com meia dúzia de ícones no ambiente de trabalho, é iOS, metem a barra em baixo, é Windows, metem barra em cima, é MacOS, metem a barra ao lado, é Ubuntu.
Minha nossa senhora, anos e anos de evolução de software por tantas empresas e chegamos a esta tristeza, a discutir o que é que é igual ou o que é que não é, seja irrelevante ou não.
Heheheh… calma 😀 isto está como tu referes… tudo misturado 😉
Mas é isso tudo, tantos anos de evolução e…. olha, são todos parecidos actualmente….
É sempre possível inovar, desde que haja vontade.
Repara no Windows Phone 7 e no Windows 8. Havia muito por onde copiar, mas a Microsoft não se ficou pelo copiar e apresentar “mais do mesmo”. Inovaram, foram arrojados, fizeram diferente.. evoluiram.. a mim parece-me que foi uma excelente opção.
É apenas um exemplo de que se pode sempre fazer diferente, quando há vontade para tal. Outro exemplo foi o iPad. Até ao seu lançamento em 2010 já haviam tablets, mas o iPad mudou de tal forma o paradigma que parece um produto de uma categoria completamente nova, e na verdade não foi, foi apenas uma inovação, uma reinvenção do conceito.
A mim também me veio imediatamente à cabeça o launchpad do Mac OS.
Tens muitíssima razão. Mas não é só a Google. Ontem entrei num Fiat e fiquei escandalizado. Aquilo tinha um velocímetro semi-circular como os VW, com a mesma escala numérica. Fiquei surpreendido ao ver que tinha o mostrador de conta km no meio desse semi-circulo do velocímetro, igualmente um pouco abaixo do eixo do ponteiro indicador da velocidade… E de um lado tinha o mostrador da temperatura do condutor e do outro o mostrador do combustível, que de forma idêntica acendia uma luz amarela com um símbolo em forma de bomba de abastecimento quando o volume estivesse baixo.
Quando falo disto com uns rafeirolas eles saem logo com o argumento de que “é a forma mais natural de dispor isso, logo é natural que sejam todos muito parecidos”, mas isso são só falsos pretextos, pois é cópia descaradamente descarada.
+2
Não vá o condutor ter febre
LOL!
Um gajo com tanta vontade em expor a verdade escreve de tal modo acelerado que uma troca de palavras acontece 😉
Eu acho que o que realmente tem estado na base da pouca visibilidade e da fraca adesão a este sistema operativo é o facto de as pessoas nem sequer perceberem o que têm de fazer para o experimentar… lol
“As pessoas não percebem o que têm que fazer”, ou não sabem o que têm que fazer para o experimentar?
Também acho que é mais a segunda opção.
Ou isso! 🙂
Para já desconhecido… mas com o tempo quem sabe não ganha força!
Dá fazer o download e experimentar?
Pois… Também gostava de saber.
Era interessante ter um guia de instruções aqui no pplware para instalar o Aura! Isso sim, “serviço público” 🙂
Onde é que eu assino?
o senhor não tem que fazer ?
Boa sugestão… vamos lá tratar disso!!!
Bonita imagem da ponte Vasco da Gama! 😉
Pois é, estava a ver que mais ninguém topava.
E nem é a primeira vez que a ponte Vasco da Gama é usada como decoração, aqui há uns anos havia (e talvez ainda haja) um livro de análise matemática que tinha a ponte na capa.
Há uns meses atrás experimentei o OS da google, era um linux chapado… limitava-se a arrancar no chrome. Não tinha barra nenhuma nem botão iniciar. É um sistema virado para a navegação na net.
Este ag parece ser + apelativo… com barra iniciar e ambiente de trabalho.
Sendo este SO baseado em Linux, porque não o tornar opensource? Poderiamos ter um rival do ubuntu (e seus derivados) e sobretudo do futuro Windows 8…..
Por isso utilizo o JOLI OS (baseado em ubuntu lts)…..
Err… e é open source!
http://www.chromium.org/chromium-os
As 2 pessoas que no mundo inteiro compraram um Chromebook compativel (o original não é) devem estar animadíssimas.
E realmente este tipo de OS faz sentido especialmente para netbooks, poix basicamente o q o ppl faz é ir ao browser, quase raramente usa apps nativas como Office.
Boas,
Parece bem bonito…
onde posso por as maos neste os??
dá para ir buscar a algum sitio?
obrigado
continuem com o fantastico trabalho!
acho este site fantastico
Parece estar bastante interessante… A mistura de varios OS’s mas uma coisa é certa… Quem já usa linux provavelmente nao vai mudar de distro so porque saiu esta. Quem usa Windows nunca vai mudar… Como eu por exemplo… Praticamente tudo o que fasso é no Windows… Só uso linux (BackTrack5) de vez enquanto… E MacOS já experimentei mas o ideal é mesmo comprar um Apple e como para o que eu preciso de fazer nao me serve na mesma fico-me pelo Windows obrigado…
Também não me parece que quem tenha um Apple vá meter este novo OS :\
Mas exelente inovação… talvez a teste um dia destes
Meu Deus. Tudo o que “fasso”? “Exelente” comentário, este.
Sobre o Chrome OS, prefiro a simplicidade por isso tenho pena que estejam a mudar de rumo.
Gostei do Wallpaper. Bem que poderia colocar um link pra baixar todos disponíveis nesse OS. 😉