Apresentada a primeira aplicação para o Chromecast
Foi na passada semana que a Google apresentou ao mundo um dos seus gadgets que mais interesse tem gerado. O Chromecast, aparelho que permite verem na vossa televisão qualquer vídeo de um conjunto de serviços, promete revolucionar a forma como as nossa televisões vão receber conteúdos.
No mesmo dia em que foi apresentado o Chromecast, a Google disponibilizou também a SDK que vai permitir aos programadores criarem as suas aplicações para o Chromecast e que vão permitir dar uma utilidade superior a este novo equipamento.
Com apenas poucos dias de disponibilização, surgiu hoje o anuncio da primeira aplicação independente criada para o Chromecast.
O lançamento do Chromecast, a um preço muito convidativo de 35 dólares, veio abrir as portas para uma variedade de potenciais aplicações e funções para este equipamento.
Para já a Google apenas permite que o Chromecast receba streams de vídeo da Internet, garantindo assim o fluxo de dados e libertando os dispositivos que iniciaram o stream do vídeo.
Não existe para já forma de enviar imagens ou vídeos directamente dos dispositivos para o Chromecast, mas a aplicação hoje apresentada contorna esta limitação e permite que os dados sejam enviados directamente dos dispositivos móveis para o Chromcast.
A aplicação foi desenvolvida por Koushik Dutta, criador de aplicações como o ClockworkMod Recovery, Helium, DeskSMS e muitas outras. Para já é possível com recurso a esta aplicação enviar para a televisão imagens ou vídeos, directamente a partir de qualquer dispositivo móvel com Android.
Para funcionar faz uso de um servidor web local para conseguir enviar os streams para o Chromecast. Desta forma consegue contornar a necessidade do Chromecast de receber os feeds de servidores web da Google.
Está prometido para breve uma nova aplicação que permitirá enviar, para além de vídeos e imagens, músicas e playlists.
Apesar de estar pronta e de poder ser já usada, a aplicação não pode ainda ser distribuída pois as regras da SDK ainda o proíbem.
Koushik Dutta criou o vídeo abaixo para mostrar a sua aplicação a funcionar de forma perfeita e para mostrar todas as suas potencialidades.
Estes desenvolvimentos trazem novas potencialidades ao Chromecast, recorrendo apenas às ferramentas que a Google disponibiliza para os programadores.
Está assim mostrado que algumas das limitações que apontaram ao Chromecast vão poder ser ultrapassadas de forma directa e sem recorrer a qualquer truque ou desbloqueio.
Espera-se para breve a disponibilização de novas aplicações que vão explorar ainda mais o que o Chromecast tem para oferecer.
Homepage: Chromecast
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom, estes developers são rápidos 😉
Android community power my friend 🙂
Pelo nome do developer, parece ser asiático! Sem hipoteses xD
loool
Bem primeira de muitas, embora cada vez estou mais convencido que estas pens não servem de nada quando se tem uma smartv
isto basicamente é trnasformar uma tv not soo smart to smartv lol
Não é bem assim, algumas smart tv’s são lentas e não te deixam fazer o stream de um separador do chrome, por exemplo.
sim, mas é mais do mesmo =)
Continuo na minha
A unica coisa que realmente me interessa é striming directo de qualquer coisa que eu faça no telemovel….tipo mirror
com micro hdmi faço isso, mas ainda não á nenhuma tecnologia wireless sem ser o dlna (com algumas limitacoes)
Se n ves bem o monitor do teu smartphone, compra oculos. Deixa a tv em paz.
QUERO 10 por favor :P…
E que tal o Pplware fazer um sorteio para este dispositivo quando estiver disponível por cá? 😛
Tenho um SGS II e faço isso na Smart TV Samsung com o AllShare na boa?!?!?
Isto serve se não houver rede em casa ou wifi ligada na tv, ok. Mas pra k ter um smarttv sem net?!?!?!? interessante seria se esta pen desse para fazer um mirro do tlmvl ou pc e assim um tipo ter um ecran gigante, e já se via os filmes e séries directamente na tv…
Rafael Pedro
Tem calma que tudo se consegue. Deixa a malta trabalhar.