Apple vai levar iTunes para o Android?
…e há também rumores que indicam que a Apple irá criar um concorrente do Spotify
O sucesso dos serviços está normalmente associado à simplicidade e suporte dos mesmos. Hoje em dia, as grandes empresas não se podem dar ao luxo de limitarem os seus serviços apenas ao seu ecossistema, devendo para isso dar suporte para as plataformas concorrentes.
Mas há cenários que, conhecendo o historial e a forte concorrência das empresas, podem parecer descabidos.
Já imaginou se a Apple pudesse lançar o iTunes para Android? Segundo o site billboard, tal poderá acontecer nos próximos tempos.
De acordo com as informações avançadas pelo site BillBoard, a Apple está já a avaliar estratégias para conseguir ultrapassar os maus resultados de loja online iTunes, em especial nos EUA.
Nesse sentido, a Apple está a considerar várias estratégias multifacetadas que poderão passar pelo lançamento de um serviço de streaming (on-demand) que iria rivalizar com o Spotify mas também disponibilizar o iTunes para Android.
Robert Kondrk, chefe executivo do iTunes, referiu em tempos que o iTunes poderia vir a ganhar a funcionalidade de ter “janelas temporais, para lançamentos exclusivos de álbuns, que poderão ser vendidos antes da chegada oficial dos albuns”.
Passados 3 anos após a morte de Steve Jobs, que como se sabe referia que os utilizadores nunca se iriam inscrever num serviço de musica, a Apple vê-se obrigada a rever as suas estratégias para aumentar as vendas…ou melhor para obter mais receitas.
De acordo com os resultados do IFPI e RIAA, em 2013 as vendas de música caíram cerca de 4% à escala mundial…só nos EUA, as vendas digitais caíram cerca de 13%. No entanto, os serviços de streaming como o Spotify, Pandora e YouTube geraram US $ 1,4 biliões em subscrições, publicidade e licenciamento, um aumento na ordem dos 39% face a 2013. A receita proveniente de streaming de música cresceu 51% em todo o mundo mas os downloads caíram em 2,1%.
Tais resultados mostram que os utilizadores têm aderido em força aos serviços de streaming de musica e que os serviços de download têm perdido adeptos.
Tais resultados mostram que os utilizadores têm aderido em força aos serviços de streaming de musica e que os serviços de download têm perdido adeptos. Com o iTunes a continuar a liderar como serviço de venda de musica e a corresponder a cerca de 40% da receita de musica só nos EUA, qualquer decisão sobre o modelo do negocio poderá ter um impacto significativo (bom ou mau) sobre os modelos de negócios das outras empresas.
Por enquanto nenhuma das informações foi ainda confirmada pela Apple, mas a verdade é que a Apple, face aos resultados, têm de agir e encontrar as melhores soluções para se manter líder e adaptar a este segmento. Relativamente à disponibilização do iTunes para Android, esta seria uma boa estratégia por parte da empresa de Cupertino, já que o Android lidera isolado no segmento dos dispositivos móveis e daí (provavelmente) o sucesso dos serviços de musica concorrentes, já que disponibilizam um cliente para a plataforma da Google.
No entanto, o site Billboard refere tabém que o processo de levar o iTunes para para Android não é simples, já que carece, como é óbvio, da autorização do Google.
Este artigo tem mais de um ano
O Jobs anda ás voltas no caixote 😀
ele era um anjo, que todos fossem como ele…
ahahahah, obrigado, estava mesmo a precisar de uma piada.
já há muito tempo que existe o iTunes no Windows! Nos tempos actuais a concorrência já é suficientemente boa para que o iTunes não seja razão suficiente para escolher um aparelho da Apple!
De modo que não é de todo ilógico que a Apple lance uma versão do iTunes no Android… e dada a variedade de tipos de conteúdos da loja, pode muito bem só apostar em música no Android, mantendo serviço superior no iPhone
bolas, mais spam!
boa!
hehe
bem metida.
Quanto à notícia em si, acho que faz sentido.
O iTunes é um serviço e como tal não acho que faça grande sentido limitá-lo aos utilizadores de iOS/OSX. Muitos utilizadores de uma destas plataformas também utilizam um concorrente e se puderem ter um serviço para tudo certamente que o preferem.
Finalmente, uma alternativa ao “free mo3 downloader”, a loja de mp3 por excelência do android!
Falas como se não ouvesse mais programas. tu e as tuas picardias…
Não disse que era a única.
Neste aspecto existem mais alternativas no Android que no iOS, basta ver as lojas de aplicações… Apple 1, Android: Google Play Amazon AppStore…
Lojas de música, Apple 1, Android: Google Play, Amazon Music, Spotify…
Lojas de filmes…
Nem vale a pena referir mais…
iOS tem grandes coisas o Android também, tal com o Windows Phone, depende do que o utilizador quiser, nenhum sistema e melhor que o outro, se vence numas coisas perde noutras…
Viva a diversidade…
tens a noção do que acabaste de dizer?
As lojas de música que mencionas tb existem no iOS! Para filmes tb há outros
devias ter mais cuidado com esses preconceitos que tens!
Mesmo, mais valia estares calado…
No iOS, há pelo menos duas app stores, a App Store original e a cydia.
Dentro da cydia, tens para além dos repositórios da cydia, incontáveis repositórios, que te fornecem uma segurança acrescida para aplicações “homebrew”…
Já para não falar de app stores ilegais, que eu nem quero saber, mas de certeza que existem.
Quanto a multimédia, o Nunes já disse, acrescento que pela iTunes podes comprar filmes em Portugal, pela Google, não, a iTunes é o maior repositório de música mundial, as outras, não, porém, podes até ouvir a tua biblioteca da Play Store no iOS, por streaming, também…
Por isso, pode-se bem dizer que GAME SET AND MATCH APPLE.
Acho que deviam era alterar o iTunes drasticamente, o novo layout é uma vergonha, o próprio programa é muito pesado e deviam trazer novamente o cover flow das capas dos albuns.
Sim e não.
Enquanto “loja digital” faria todo o sentido alargar a sua base de clientela, abrindo as portas à grande fatia de utilizadores de smartphones (os Android).
Contudo… há a questão do ARPU (Average Revenue Per User).
Aquilo que torna o iTunes tão atractivo e que lhe dá destaque total em qualquer produtor de conteúdos (que nem lá estaria se assim não fosse) é o facto de saber que “quem lá anda” gasta mais dinheiro nesses conteúdos do que em qualquer outra loja.
Isso pode acontecer por uma multitude de factores, mas não ignoremos a selecção “a priori” da clientela que vem do facto de ser necessário desembolsar um valor “premium” por um dispositivo “premium” para lá entrar.
Nem sempre…
Nunca conheceste aqueles “senhores” que compram tv’s e aparelhagens xpto, para ouvirem mp3 ripados da net e DVD’s dos ciganos? 😉 basta passares por certos fóruns, e ver pessoas a perguntar se certa tv (>1500€ para 42″) tem x,y e z, e se dá para ver mkv’s com srt’s…
Mas sim, é claro que quem compra produtos Apple, probabilisticamente, serão as pessoas que também compram música e filmes…
Hás-de explicar como metes um MKV de 44 GB num DVD.
DVD’s dos ciganos, pá!
Aquilo está convertido para DVD
Penso que ele se referia ao que usam as portas usb das televisões para ver filmes. Mas também um mov de 44 GB ? isso são o que ? 30 filmes num só container ?
Abc
estás a confundir a loja de aplicações com os conteúdos (músicas, filmes, etc).
Os conteúdos estão na loja independentemente do rendimento por utilizador da loja. A única coisa que poderá afectar é no dinheiro que a Apple possa gerar com publicidade no serviço Radio, mas isso pode ser compensado por aumento no volume de utilização!
Para mim faz sentido e dava-me um “jeitaço”. O futuro à Apple pertence, ao que a este assunto se refere.
O mercado do smartphone/tablet estabilizando será mais seguro investir em serviços multiplataforma.
além disso, eu quero ver como é que fica uma app da Apple no android…
Deve ficar linda! XD
iTunes? NÃO, obrigado!
+1
Os soldados da paz da Google, já estão preocupados, porque se a play Store já vende pouco, com o iTunes ainda menos…
@Nelson
Tu é que pareces muito preocupado… A notícia é sobre o iTunes e tu só falas dos produtos da Google…
LOL, como se no Android só houvesse Google Play, pensas que é com o iOs aonde a Apple só autoriza um Store??
A Google também só autoriza uma Store.
Qualquer fabricante que introduza qualquer outra Store, é automaticamente banido pela Google, não pode fabricar mais telemóveis com a play Store…
Desde que apareceu o spotify deixou de haver necessidade de sacar musicas ou de comprar no itunes. A Apple mais uma vez desde a morte do steve jobs a seguir em vez de liderar…
Não obrigado!