Apple reconhece o bug do iMessage e está a tentar resolvê-lo
O problema das iMessage nos iOS voltou a bater à porta da Apple nos últimos dias. Foram várias as vezes que voltaram aos destaques das notícias or diversas razões.
Algumas mais caricatas que outras, mas todas a fazer lembrar que este bug da Apple e do seu iOS já tem alguns anos e ainda não conseguiu ser resolvido.
Houve agora um passo dado no sentido certo de este ser ultrapassado. A Apple reconheceu o problema e tem já planos para o resolver num futuro próximo.
Este problema do iMessage tem já alguns anos, desde 2011, quando a Apple apresentou o serviço, e nunca o conseguiu resolver, deixando o problema arrastar-se até agora.
Em causa está uma situação que impede a recepção de SMS por utilizadores de iPhone que transitam para outro sistema operativo. A sua origem vem do facto de a Apple marcar esses dispositivos como estando capacitados para receber iMessage e não os removendo ou tentando os métodos normais de entrega de mensagens.
O problema levou já a que uma ex utilizadora de iOS tenha colocado a Apple em tribunal por estar impedida de receber mensagens de contactos seus que usem iOS.
Mas segundo noticiou o site Re/Code, a Apple está já a tratar de resolver este problema, tendo aplicado já algumas medidas noutras áreas do serviço iMessage.
“We recently fixed a server-side iMessage bug which was causing an issue for some users, and we have an additional bug fix in a future software update,” Apple told Re/code in a statement. “For users still experiencing an issue, please contact AppleCare.”
Ainda não é a solução final, mas esta poderá surgir num futuro próximo. Ao reconhecer este problema a Apple abre a porta para que o tenha de resolver com a máxima brevidade.
Existem algumas medidas que os utilizadores podem tomar sempre que vão mudar do iOS para outro sistema operativo, garantindo que a Apple deixa de tentar entregar mensagens ao seu número através do iMessage.
A primeira, e a mais simples e prática de utilizar, é o desligar do serviço iMessage no iOS do dispositivo tem associado o número que vai mudar de sistema operativo, removendo também a associação desse número das configurações de iMessage de outros dispositivos iOS onde o número esteja associado.
A segunda, e que já tínhamos apresentado, é uma solução semi-oficial, sendo inclusive recomendada pela Apple. Implica a remoção desses contactos nos dispositivos de origem e a criação de novos contactos, o que não é algo prático.
Não existem datas para o lançamentos da resolução por parte da Apple, mas esta está a trabalhar para resolver o problema e garantir que mesmo os seus ex utilizadores conseguem receber as mensagens que são enviadas dos dispositivos com iOS.
Por outro lado conseguem livrar-se de acusações e processos em tribunal que a vão apontar como tendo criado entraves à mudança e a criação de situações de concorrência desleal.
Este artigo tem mais de um ano
Apple reconhece bug que os fanboys que andam aqui no pplware afirmavam à boca cheia não existir! 😀
mentira, após este post vão reconhecer e dizer que a apple já está a tratar disso ao contrário de outras marcas.
Não é um bug, é uma feature dizem eles! 😀
Eles passam já por aqui a dizer que num foi a Apple a dizer…
Ao menos a apple corrige os bugs, ja no android vives com eles e paciencia ou andas a mudar de roms e perder garantia para tentar remediar a situacao ridiculo. Exemplos? Xperia z2 desliga se do nada quando grava videos ou fotos por sobre aquecimento, n ha solucao…os inumeros bugs do samsung que nunca sao corrigidos, o galaxy nexus que tinha um problema no chip apos 4gbs disponiveis e crashava por todos os lados e nunca foi resolvido, o nexus 5 gos e camera que ainda hj dao problemas ate tens no yiutube como por o gps a funcionar, tens de abrir o tlm e arranjar a antena,. Apple tem qualidade e o melhor servico do mundo enquanto que tu com o teu octacore de 200 euros de plastico so tens lag e vens destilar odio pelo melhor smartphone disponivel, o iphone.
E então?
No Android já liga ao sinal Wifi depois deste ir abaixo, e tiver os dados ligados?
Não… pois… não interessa, não é?
Tanto o meu antigo nexus S com cm 11, S3 r Note 3 liga ao wifi quando está ao alcance. Mas pronto, eu sei que esse bug acontecia por vezes no GNex, mas tu teimas em dizer “no Android”. Tira as palas, a Apple não te paga para fazeres estas figuras.
Assim como vocês teimam em dizer que quem quiser abandonar o iMessage, não o pode simplesmente o fazer, como o fez para entrar…
Qualquer um que active o iMessage pode desactivar, ninguém disse o contrário. O problema aqui é que, mesmo desligando o iMessage antes de trocar de smartphone, por vezes o número fica “refém” e continua a ser visto pelo iMessage como um iphone em vez de qualquer outro dispositivo. É um bug com o iMessage independentemente das voltas que dês. Um que espero que a apple resolva rápido porque a minha esposa pode trocar de smartphone em breve e já estou a ver o filme se ela quiser trocar o iphone 5 dela por um android ao gosto dela.
Se calhar, so fanboys não tiveram problema.
É um bug, porque não faz o que é suposto fazer, mas era isso o suposto.
Uiiii, espera por ele.
Já ganhaste o dia, agora podes fazer os preparativos para ir celebrar à noite 😉
Se os problemas que o Samsung droid que tenho fossem só estes estava eu feliz. Espera, estava muito feliz!
Olha quem cá anda…
o “não ler as instruções”, “falta de jeito”, “solução no suporte”…
Devias comunicar com a Apple a dizer que não precisam de resolver nada nem de nenhum “software update” porque tu já tinhas resolvido o problema… 😀
Não compares o teu rasca Droid ao teu fantabulástico iPhone! 😉
Eu não tenho que resolver nada, as soluções estão no suporte da Apple, não sabes ler?
E de facto não é comparável. 1000x o iPhone ao Samsung droid. Que dinheiro mais mal gasto!
Volto a dizer, tomara a Samsung ter este tipo de proactividade a solucionar problemas dos clientes!
Vai lá celebrar o bug da Apple que é 6ª Feira, e guarda os restantes do Android para as férias de verão 😉
Ainda não percebeste que este artigo não é sobre a Samsung/Android, e ainda não percebeste que se as soluções que referes existissem, a Apple não precisava “de resolver nada nem de nenhum “software update” (até me obrigas a repetir-me).
O teu afinco no papel de AppleCare no artigo anterior sobre o assunto é que demonstrou uma necessidade premente de querer solucionar o problema, nada mais.
Tive um iPhone 3, um 4 e usei o iMessage. Passei para um Galaxy Note 2 e nunca tive problemas com as mensagens, agora voltei para um iPhone 5s e continua tudo a funcionar perfeitamente. Não vejo qual seja o problema.
o problema so acontece em alguns casos e não ha causa aparente. Alem da mudança, obviamente
Eu nunca tive esse problema, felizmente…
Uma pessoa fala-lhes “na pele” e “os lobos” aparecem todos… 😀
Não conseguiu resolver cof.. Foi mais não quis resolver.
E não reconheceu nada, porque a Apple já tinha conhecimento deste bug a anos.
Bem venham eles continuar a dizer que não é bug e que os utilizadores é que são os culpados porque isto e aquilo.
A fé é tanta que pregam qualquer coisa para santa não ficar mal vista.
Vamos perguntar ao Nelson, tenho a certeza que ele tem uma justificação para isto ou então vai buscar problemas de outras marcas para minimizar este.
Nelson cada marca tem os seus problemas, só fazem bem em reconhecer e corrigir e não andar com comparações como gostas tu de fazer. Deves ser daqueles que no trabalho atira sempre as culpas ao colega.
Cumprimentos
A Apple tem problemas.
Aliás, tem muitos problemas, é claro, não é perfeita, nunca o foi, nunca vai ser, como qualquer empresa.
Só que não são os problemas que *certas* pessoas querem…
Mas é engraçado ver essas *certas* pessoas a fazerem tamanha figura, pensam que leram o livro, falam como se já o tivessem lido e relido… e afinal… só viram o trailer do filme, mas já estão prontos para dizerem cobras e lagartos, lol 😉
Enfim, é como o outro diz “é notícia porque é anormal, se fosse normal, não era notícia”…
A fantastica app do hangouts nem da para ver se os contactos estao ausentes, ocupados..apenas online ou offline os fans do lagdroids parecem aqueles que tem um fiat punto, adoravam comprar um mercedes mas como nao podem ou nao sabem conduzi lo dizem que o fiat e o melhor carro que existe e o mercedes e mau porque e demasiado grande ou potente,. Comprem os vossos androids de totós que iphone e para quem alia potencia e estilo e quem usa android nem de estilo percebe, e so totos de informatica
Não sei se estás a trollar ou a falar a sério
Mesmo qu esteja a tentar falar a sério, não deixa de trollar… 😀
Troll ou não, nem sei como comentários deste género são aprovados. Claramente não tem outro intuito além de difamar e criar guerras…
Está dentro do “legal e possível”, por muito pouco, é verdade… mas o nosso provedor não levantou objeções de maior, apenas comentários quanto à (ir)relevância do conteúdo.
Não sabia que o serviço nacional de saúde estava assim tão mal! Fico com pena de haver pessoas que não têm direito a tratamento. E eu a pensar que vivia num esta social, que todos tinham os mesmos direitos!
Eu diria e no seguimento do teu comentário, que a essa cena que fumas, na minha opinião claro, deverias juntar, adicionar, acondicionar, mais tabaco.
😀
Então e quem tem ambos? (Dinheiro e bom gosto) ?
Opta por um Android topo de gama 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
essa ofendeu me
O iPhone pode ser muito bom na autoestrada e na cidade, mas leva-o para a montanha que rapidamente ficas a pé. Na faculdade fui salvo pelo meu Galaxy S1 na altura (que agora é um simples servidor de música e rádio), numa situação em que tinha que submeter um projecto cuja data limite expirava em 20 minutos e eu pensava que era no dia seguinte à mesma hora. Tive que fazer um conjunto de operações com ficheiros que simplesmente não seria possível no iOS. Embora eu ache que os smartphones da Samsung sejam horríveis, lagalhões e de péssima qualidade de construção, devo muito ao meu S1 (essa situação não foi única).
O problema dos iSheeps é que utilizam argumentos associados a problemas originados nos fabricantes e não no Android em si. E normalmente utilizam a Samsung como referência, por alguma razão que não consigo compreender (talvez porque seja conveniente mostrar os problemas supostamente do Android através da pior fabricante de smartphones existente ou então porque a Apple lhes criou tamanhas palas que lhes impossibilitam a visão além do marketing). Mas quem sou eu para dar a minha opinião, eles é que estão sempre certos e têm estilo e classe e mais uma cartrafada de qualidades que os pobres utilizadores do Android não têm. Só me está a bater agora no meu sensor de ignorância essa comparação de classe entre utilizadores iOS e utilizadores Android. Nem vale a pena dizer mais nada porque quem pensa assim já passou por todas as fases da iLobotomia.
Eu tenho um Samsung S3 e um Iphone 4, e troco com alguma regularidade sempre que um dos telefones fica sem bateria e sou sincero, nunca me apercebi que deixe-se de receber ou enviar SMS, mas também é verdade que só ligo os dados móveis algumas vezes por dia para atualizar o email de serviço.
Shô Nelso, espero você.
Quando a bronca aconteceu a Apple já o tinha admitido. E também tinha admitido que apesar de reconhecer o bug não sabe o que o causa, pois só acontece em alguns equipamentos. Como acontecia em poucas situações foi sempre arrumado num cantinho. Talvez agora invista mais nisso já que os holofotes estão para aí todos apontados.
Qualquer programador detesta aqueles bugs não deterministicos que só acontece as vezes. Por exemplo, nos programadores de C detestamos os apontadores perdidos. Na maioria das vezes não traz qq problema, mas quando aponta par alguma zona critica está o caldo entornado. Porque o problema acontece num sítio, mas a causa é noutro que não tem nada a ver.
“Apontadores… seca!
Pois, quem programa em C deve estar preparado e atento para fazer “free” aos apontadores quando já não forem necessarios e, obviamente, ter em atenção quando se está a utilizar um apontador que pode já ter sido alterado nalgum sitio. Aprendi isso da forma mais dura e agora quando nos é pedido um projecto, nós garantimos (estabilidade && segurança) || curto-prazo. Não ambos.
Quando fiz a passagem do iPhone 4s para o Nexus 5 teve esse problema, mesmo desligando o imessage em todos os aparelhos IOS não resolveu, dei voltas e voltas e nada, para mim a maneira mais fácil, mas que para alguns pode não ser a mais cómoda é alterar a password associada ao serviço, pois foi isso que fiz e funcionou muito bem, problema resolvido e mensagem a chegarem ao Android. Mas pelo caminho ainda perdi algumas SMS.
Eu que já tinha ouvido lendas de pecadores que mudavam de iOS para Android mas nunca lhes tinha dado crédito! Pensava que eram apenas mitos urbanos para maldizer a marca mítica da maça..
Eles devem estar a resolver esse BUG agora, por devem ser cada vez mais e mais os utilizadores a deixarem esse plataforma para trás 😉
Lava-me essa boca e reza duas Avé-Marias, seu prevaricador! 🙂
Já andas há uns anos sempre a dizer
“evem ser cada vez mais e mais os utilizadores a deixarem esse plataforma para trás”
Até sonhas, não?
LOL
Sim e um erro do sistema operativo confirmado mas facilmente resolvido, basta activar o envio com SMS, o telemóvel ao tentar enviar da o envio da mensagem através do imessenger como falhada e automaticamente envia a mesma como SMS.
É fácil só que quantos anos já passaram? Ahhh pois, não sei porque, ilumina-me sff
Do lado de quem envia, o que me aconteu, há poucos dia foi isto:
– Um meu contacto mudou do iPhone para o Android;
– Quando lhe enviei uma mensagem saiu por iMessage (azul)
– Recebi uma mensagem a dizer “o envio da mensagem falhou” (e nas mensagens ficou o aviso “por entregar”).
– Voltei a reenviar e ficou “verde”, correspondente a mensagem enviada por SMS. Há quem diga que se não tivesse reenviado o iMessage faria isso automaticamente passado uns minutos,por SMS. Todas as mensagen que lhe enviei depois o iMessage mandou por SMS.
Perguntei-lhe se tinha feito alguma coisa e disse-me que não. O serviço de iMessage tratou de tudo.
No post anterior dizia-se que o problema afetava todos. Neste, a citação em inglês fala em alguns. No post saiu o todos mas não entrou o alguns. Ficamos nisto: em alguns há/houve problemas, comigo não 🙂
Só se for em clientes que deixem de ter iPhone, mas tenham Mac’s/iPad/iPod…
De qualquer forma, as pessoas se não querem ter mais iMessagem, devem desligar o serviço, ou nos menu’s, ou telefonando à Apple…
Nelson, este bug qd apanha alguém nem ligando para a Apple. Lê a noticia original em q um técnico da Apple diz q ja sabem o q se passa mas q n conseguem resolver o problema.
Bugs quem nao os tem que atire a primeira pedra.!!
O Zefra nem sabes escrever ñ è pedra è padra citando o JJ que diz padràda por isso é padra e ñ pedra 🙂
O quê?
esta a brincar com o JJ por este ter dito algures padradada.
“Não é um bug, é apenas uma funcionalidade extra que a Apple inseriu nesta aplicação para dar novas possibilidades aos utilizadores mais extensivos (aka, hackers) de a usar no seu total potencial e maximizar a produtividade e usabilidade da mesma.”
23 de Maio de 2014.
Nelson, CEO Apple Portugal.
Já lançavam uma enciclopédia com os bugs do IOS.