Apple admite não ter criado iPod!
A polémica já não é recente. Kane Kramer (na foto), diversas vezes se insurgiu contra a marca de Steve Jobs como sendo o "pai" do iPod. Finalmente, a fabricante admitiu a existência da patente do inventor Inglês.
Kane Kramer teria em 1979 criado um conceito baptizado por IXI. Consistia num leitor de música digital do tamanho de um cartão de crédito, com um ecrã rectangular e um botão de menu central. O aparelho armanezenaria cerca de 3,5 minutos de dados.
De acordo com o jornal Daily Mail, Kane patenteou a sua invenção. Contudo, em 1988 não dispôs das 60 mil libras necessárias para renovar a patente em 120 países.
Depois de vários processos em tribunal perdidos a favor da multinacional americana, esta vendo-se envolvida numa queixa apresentada pela Burst.com envolvendo também direitos de patentes, assumiu publicamente a existência da patente de Kane Kramer, tendo este testemunhado a seu favor em tribunal.
Kane, que afirmou estar feliz pelo seu invento ter revolucionado a indústria da música, negoceia agora uma compensação financeira com a gigante americana.
Homepage: Kane Kramer Inventor
Este artigo tem mais de um ano
Devem haver muitos casos como este…é a vida!
ainda bem que a apple tem excelentes designers, ja pensou se fosse uma copia disso dai? acho que nao seria tao bem aceito.
LOL
Como diz o post, os “vígaros” da Apple reconheceram que Kane Kramer é o inventor do iPod … para fugir a uma acção judicial de outra empresa, Burst.com, que diz que foram eles os inventores.
Por enquanto Kane Kramer passou só a consultor da Apple. Pelo menos é o que diz aqui:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-1053152/Apple-admit-Briton-DID-invent-iPod-hes-getting-money.html
Para 1979 está verdadeiramente revolucionário.
Não pensei ver o Pplware afectado por este tipo de “jornalismo”.
Na notícia original publicada pelo Daily Mail pode-se ler um comentário que diz o seguinte:
This is ridiculous. The only thing Apple admitted was that it was influenced by the user interface of this device. Notice how the article mentions that this man’s device was capable of 3.5 SECONDS of audio playback? That’s because none of the necessary technology — D/A conversion, miniature hard drives, data compression, truly portable LCDs, etc. — didn’t exist.
Do you want to be an “inventor” like this guy? It’s simple. Get yourself some graph paper and some crayson and sketch out a weightless, holographic audio player that’s controlled telepathically. And when such a device is actually created in the year 2090, feel free to claim credit for it.
– Jared, UK, 07/9/2008 07:59
Para bom entendedor…
lol…é bom não esquecer que quando isso foi criado (1979) eu nem era nascido :p, então nem da para comparar o design do ipod actual com este que vemos na imagem…mas a verdade e que se isso foi mesmo desenhado naquela altura foi uma grande ideia
@aver
“But so far he has received only a consultancy fee for providing his expertise in the legal case.”
ele não passou a consultor da apple, apenas recebeu uma taxa de “consultadoria” por ter disponibilizado os seus conhecimentos especializados no caso.
cuidado com as traduções…
@José Miguel,
É evidente que ele não é o inventor de todas essas tecnologias, mas o conceito de ipod, esse sim era a patente que ele tinha (segundo consta).
Olha agora aos anos que ele inventou, e um homem só! Depois disso toda a equipa da apple conseguiu isso tudo, mas foi toda a equipa e com muitos anos que já vão . . .
cumpzz
*antxnix
n sei s reparast mas akilo é um esboço de 1979 dum possivel modelo…
por ixo n keiras comparar o design d algo com kuase 30 anos…na altura s tivexe saído com certeza seria o gadget mais desejado do mundo…mas estamos em 2008, as coisas ja não sao tao quadradas e com teclas…sao mais arredondadas e sem teclas….é a evoluçao…
José Miguel desculpe lá, mas a citação que o Miguel colocou é simplesmente hilariante de sem qualquer pormenor. Mais, o Pplware refere e cita elementos constantes no site do “lesado” que sem qualquer problema insurge-se frente à gigante Apple, se a temesse, pelo seu poder versus eventual mentira, não estaria já para sequer lançar uma linha que fosse, visto este seu testemunho manchar a imaculada (pretensa) Apple,
Não vire o bico ao prego fazendo de nós “bode expiatório” atenção, vamos rever os factos correctamente e deixar os protagonistas ficar com os louros. 😉
Apple é a melhor!
Microsoft é q tem a culpa toda! 😉
não era IXI era iXI… aé o inicio do nome eles copiaram 😉
Se de facto é verdade, fizeram mto bem admitir.
Grande politica de relacoes publicas!
http://pequenos–apontamentos.blogspot.com
Deixem lá ser sincero, e se esse esboço é de 79, ao contrário de muitos comentários, o design acima até é bastante bom e interessante. O que não falta aí são leitores de MP3 com um design bem pior que esse.
Fora com eles!!!! Toca tudo a processar a Microsoft…
Ah esperem… É Apple é cool… Coitados certamente não foi de propósito.
OFF TOPIC
@Vítor M.
em janeiro deste ano comprometeste-te a publicar alguma info sobre o Moon Secure Antivirus assim q fosse possível. a mim interessa-me info sobre este ou qq outro antivirus com real-time scan e, mais importante ainda, licença GPL.
certo da tua atenção para este assunto,
ex0
ex0 sim é verdade, na altura reuni na equipa o responsável pelo testes ao software de segurança que me informou de algumas fragilidades desse software.
De facto não o testei, apenas instalei e abandonei o teste. Seja como for, vou novamente trazer para a agenda e testar, visto ter uma nova versão a versão 2.
Não prometo datas mas fica aqui a renovada promessa de expor no Pplware este software.
Obrigado pela sugestão.
Simplesmente lindo
Até parece que antes do iphod não havia nada! Já agora, a MS também inventou os sistemas de operação, não? Porque não corrigem o título e a notícia?
PR: a Apple só admitiu para salvar o couro, até então negava… grandes safados, isso sim…
Fiquem sabendo que, ao contrário do que toda a gente pensa, e quase ninguém sabe, a televisão e o telefone são duas invenções genuinamente portuguesas mas que fugiram das nossas mãos por falta de recursos para as patentear. E deve haver por aí muitos mais casos encobertos.. 😉
@ Cartoon
já agora, também foram os portugueses que inventaram o hip-hop e o carnaval do rio. E se seguirem a minha linha de raciocinio até se perceb que é verdade:
o hip-hop, atribuido aos afro-americanos, vem das cantigas ao desafio e de mal-dizer que se praticavam pelo povo na altura dos descobrimentos. Ora, quem é que levou os africanos para a América? Os tugas. Alguns séculos de amadurecimento dessa prática entre os descendentes desses escravos espalhados pelos states e surge o hip-hop.
O carnaval do rio é mais simples. Aquilo é um aversão brasileira das marchas populares. =p
dizer que o tipo é o inventor do ipod é uma afirmação forte demais o tipo concebeu nada mais do que o pai ou avô do ipod.
Porque parece o ipod já tem muita família até já tem filhos (filho direito para mim é o ipod thoch, e os filhos bastardos são as varias imitações que por este mundo fora).
lol…! lol…! lol…! lol…! lol…! lol…! lol…! lol…! lol…! lol…!
Cartoon:
O telefone em si, não sei, mas o conjunto auscultador/microfone numa única peça, sim: http://fundacao.telecom.pt/Default.aspx?tabid=119
A televisão (o conceito), sabia; foi descrito em livro e foi copiado por «franciu» um século depois, se não me engano…
@ rui (do comentário 7)
Com que então uma guerra de traduções. LOL
Digo eu: Por enquanto Kane Kramer passou só a consultor da Apple
Dizes tu: Ele não passou a consultor da apple, apenas recebeu uma taxa de “consultadoria” por ter disponibilizado os seus conhecimentos especializados no caso.
Diz o Kramer (o próprio): Kane was recognised by Apple in 2007 for his inventorship and since has acted as expert consultant.
http://www.kanekramer.com/
Quero lá saber disso. LOL
O desenho está muito giro, mas será o ipod o mp3 mais parecido com o mesmo?! A microsoft, a creative, etc, não tem nada parecido?!
O que o ipod trouxe de novo, não foi apenas um leitor de mp3, foi um aparelho resistente de facil utilização baseada no click wheel, isto tudo com o suporte do itunes, que efectivamente veio revolucionar a industria…
Quem vir o ipod, apenas como um leitor de mp3, como os outros, não o comprem, porque vão deitar dinheiro fora, o mesmo acontece com os Mac e Phones, se gostam de comprar muitos “MB” por menos dinheiro possivel, não comprem um Mac, vão estar a pagar um produto que tem como ponto forte, algo que não dão valor…
Este senhor foi chamado à baila devido à sua patente ser, como ele afirma devido a não ter dinheiro, propriedade pública.
Ou seja, cada um poderia fazer com ela o que quissesse. Assim, desta maneira a Apple salvaguarda-se perante a pretensão da empresa que está em litígio com a Apple chamando para si a autoria deste interface/GUI ou o que lhe queiram chamar.
Ninguém lhe tira o mérito de ter tido a ideia em 1979 mas, sejamos realistas, o headline com que esta notícia é apresentada é completamente descabida e de um populismo ao estilo Jornal Nacional da TVI.
@José Miguel
Fez comentários totalmente desajustados à realidade que está aqui evidenciada, aos factos demonstrados e provados não concorda?
Veja, o que está em causa é a ideia, o conceito. E quem teve a ideia e o patenteou foi aquele senhor e não a Apple, é o que diz a notícia.
E pior, diz mais e pior, repare:
diz que a Apple apenas foi buscar este Senhor para se defender contra a tal empresa que estava a processar a Apple em tribunal. o criador do esboço que temos aqui até testemunhou a favor da Apple,claro, dizendo que foi ele o inventor.
Mas então, pelo que fica aqui assente, não foi a Apple a ter a ideia primitiva, original, de raíz, ou seja, o senhor Jobs pesquisou, pesquisou e pesquisou e encontrou esta brecha e baseou o desenho do ipod nela, copiando praticamente tudo diga-se. O desgraçado do homem que criou realmente o conceito é que não teve dinheiro para manter a patente…..
Não me admira da Apple, já outras coisas ditas “criadas” pela Apple foram ideias da Xerox por isso….
Mas não quero dizer com isto que o iPod não presta, até digo o contrário, é excelente!!! Por isso tenho um 😛
Tss…, Tss…, Tss …,
Copiam tudo estes gajos. Até uma frase célebre de Mark Twain !
http://gizmodo.com/5047484/steve-jobs-responds-to-accusations-of-dying
(Fora de brincadeiras, espero que Steve Jobs esteja de boa saúde e que a Apple continue a fazer bons produtos)
um dos maiores casos do mundo foi o da nestlé e um gajo que inventou uma vacina qualquer. ambas foram patentes vendidas a vizinhos devido a problemas financeiros na época em que foram inventadas
O estúpido disto tudo é ter que pagar 60 mil libras em 1988 para renovar patentes … quando deveria ser quase gratuito …
Se 60 mil libras agora é uma batelada de dinheiro, em ’88 então …
Paulo Ribeiro:
Há também o famoso caso do endoscópio de fibras ópticas solucionado por um português para um engenheiro alemão seu conhecido, e roubado pela empresa deste, até finalmente terem reconhecido a autoria.
UKN:
Analisar legislações e patentes existentes de todo o Mundo, para confirmar a inovação e patenteabilidade, não deve ser pêra doce… e imagina a quantidade de candidaturas que não haveria, se fosse quase gratuito… mas podia haver um equilíbrio, como ser devolvida parte do dinheiro caso a patente fosse aceite, etc….
@CarlosMC
infelizmente as patentes atrasam o mundo. coisas inventadas à 10 anos ou mais só serão do conhecimento publico após muita coisa se resolver. há casos super famosos de inventores que morreram e a familia encontrou os projectos ou não se entenderam nas partilhas e dps aquilo fica pendurado.
mas as patentes são necessárias, sem elas a pessoa que realmente inventou algo nunca lucraria e cairia imediatamente nas mãos de algum monopólio prestes a por a ideia em prática.
ah, outra coisa que parece que teve mescambilha foi a bomba atomica. já nao me lembro onde vi esta mas tambem tinha treta pelo meio
boas a todos, concordo com as patentes, mas há exageros que atrasam a evolução natural, imaginem que o gajo que inventou a roda tinha registado uma patente ( 🙂 lol ), se calhar hoje em dia ainda andava-mos de cavalo para não pagar pela patente.
PS: Escrito por um desconhecedor completo das leis de patentes
bem…quando a apple o faz são os outros que estão errados….quando é a microsoft é porque são ladrões e deviam ser todos presos…..
quem tem dinheiro safa-se e quem não tem chupa no dedo….não há empresas neste ramo que não tenha feito algo semelhante
A Mercedes tem dos melhores carros, no entanto não criou o motor de combustão mas procurou faze-lo evoluir para ser o que é neste momento, creio que a Apple sem infringir qualquer patente fez o mesmo com o iPod, não vejo o porquê deste nervosismo
@tide
O porquê deste nervosismo é a obsessão anti-Apple no seu “melhor”.
q mentira!!!
não acredito nesse site.
a aplle inventou o ipod sim!