App Waze provoca confrontos entre Israelitas e Palestinianos
Um erro num percurso sugerido pela aplicação de navegação Waze levou dois soldados israelitas a entrar num dos campos de refugiados palestinianos da Cisjordânia. Os confrontos resultaram na morte de um palestiniano e de vários feridos, entre os quais, 10 agentes de segurança israelita.
Um palestiniano, estudante universitário de 22 anos, foi morto na sequência de uma operação de resgate, depois de na noite de segunda-feira, dois soldados israelitas terem entrado no campo de refugiados de Qalandia, na Cisjordânia, por engano de percurso da aplicação Waze.
Esta aplicação, desenvolvida por israelitas e que hoje está acessível a qualquer um de nós, é conhecida pelas imprecisões e pelo facto de ter a navegação interdita na Cisjordânia. Por estes dois factos é de estranhar que os soldados a estivessem a utilizar neste território.
A entrada no acampamento foi recebida com bombardeamentos e apedrejamentos o que provocou o incêndio do veículo e à posterior tentativa de fuga dos militares, que accionaram o "protocolo Hannibal", um protocolo que exige medidas extraordinárias para assegurar uma operação de resgate, que neste caso, incluiu a utilização de forças especiais e meios aéreos de combate.
Os confrontos entre as duas frentes, em 5 meses de ataques, já resultou na morte de 28 israelitas e de mais de 160 palestinianos. Moshe Yaalon, ministro da Defesa de Israel, já veio a público adiantar que este recente incidente vai ser investigado.
Este artigo tem mais de um ano
“Esta aplicação, desenvolvida por israelitas…”
Mas a Waze não é Google !?!?
A Waze foi comprada pela Google, não desenvolvida pela Google.
Foi comprada pela Google, mas não foi desenvolvida pela Google. Esta ferramenta foi desenvolvida pela start-up Waze Mobile de Israel, empresa que foi adquirida pela Google em 2013.
Embora seja uma excelente ferramenta, tem ainda um bom caminho a trilhar, pois em muitos países ainda não é muito preciso.
Mais mortes? Onde é que isto vai parar????
Adquirida pela google em 2013 e desde esse momento sem updates para Windows Mobile…
Já tinha usado no andróid mas não achei muito preciso. Mas no WM 10 com here maps, Windows maps, Google maps, travel+navigation ou se quiseres pagar pela app tens o sygic, não faz falta
Este comentário foi removido.
N fosse o petroleo e hj os arabes nem sabiam o que era um pc. É triste haver estes conflitos sempre provocados por arabes
Não fosse a ganancia do ocidente e oriente hoje não teríamos metade dos conflitos
Durante anos fui trabalhador honesto e recebia mal ate que resolvi lixar o colega e finalmente fui promovido. Ha uns anos fiz alguns negocios “manhosos” em angola que me permitem ter hoje uma vida que nunca pensei ser possivel. A ganancia é um mal necessario para se ter qualidade de vida
É por essas e por outras que isto está conforme se vê!
Parabéns, grande ideologia…
realmente… mas já ouço há muito é meio mundo a f*der meio mundo
E mesmo passado o tempo necessário para tomares consciencia de que o que fizeste etá errado, não tens vergenha e vens aqui vangloriares-te dos teus crimes e falta de educação, respeito, e ganancia?
Tenho pena de ti.
tinha escrito um comentário sobre o que disseste…arrependi-me. não é justo para as pessoas que eu perca tempo como mamíferos como tu
O problema é tudo à mistura, eles são como são e nós somos como somos, e a realidade é que todos estamos errados em algo sempre, pois para cada um de nós existe sempre algo de errado, todos temos um ponto de vista pessoal, todos temos opiniões, custumes, crenças, interesses, e enquanto isso existir haverá sempre algum conflito algures no mundo, e quanto maior a diferença maior o conflito e o seu impacto. Mas o ser humano é mesmo assim, cada um de nós é único de caracteristicas próprias.
O que nos cabe agora é apenas reconhecer essas caracteristica, tomar conhecimento das caracteristicas dos que nos rodeiam, respeitar, e adoptar um modo de actuar compativel, por uma questão de educação, humanismo, e respeito, o problema é que os povos àrabes insistem em manterem-se na Idade-Média, nem sequerem querem tirar a cabeça fora da areia para tomarem conhecimento da evolução que o ser humano sofreu ao longo dos tempos. Por isso fazem o que fizeram em Paris, e isso bão se aceita num planeta evoluído, que mesmo com os seus podres pelo menos aprendeu a respeitar o próximo e a vida humana (apesar de existir uma minoria de criminosos que nºao o fazem por ganância, por interesses financeiros e/ou materiais).
Com palavras curtas, podemos ser burros, mas povos como alguns povos árabes teem um nivel de burrice sem precedentes.
Não fosse o petróleo e os “países do ocidente” não andavam lá sempre a arranjar confusão.
Os chineses sao mais explorados que arabes e nao se queixam. Os arabes que deixem a religiao e abracem o capitalismo e assim acabam se os terroristas pois criam classe media
Foi uma piada, não foi?
És dos que engoliu a treta das armas de destruição maciça e outras do género, não és?
Eu nem sei se isto é uma piada ou a sério. Israel é maioritariamente Judeu e não Árabe.
Tens toda a razão.
és um troll ou apenas alguém extremamente ignorante?
Uso o waze diariamente no Porto e funciona muito bem. Quem a compara de uma forma simples com o Google Maps, Here Maps, Sygic e normais apps de navegação não deve saber qual a maior diferença do waze para as restantes apps de navegação – a situação do trânsito em tempo real graças à partilha automática de informação entre os utilizadores da app. Isto permite dar uma rota alternativa para o nosso destino evitando o trânsito. Esta mais valia nas horas de ponta é excelente e só a temos no waze.
Ou seja, pode, e é usada, não apenas em deslocamentos que desconhecemos mas nos nossos trajectos diários sempre que a informação do estado de trânsito seja relevante.