Apenas uma semana depois de lançado o Android L já tem Root
A chegada da nova versão do Android era uma certeza antes da I/O de 2014. Não se sabia como ou o que seria apresentado, mas já havia algumas imagens que revelavam uma mudança de visual.
Pois as expectativas dos utilizadores Android não foram frustradas e o Android L está já disponível para todos testarem, nos esquipamentos Nexus 5 e 7.
Mas apenas alguns dias depois de ter sido tornado público, o Android L já tem root disponível, graças a elementos do XDA.
A chegada do Android L vem trazer uma mudança completa no visual que a Google tem nos seus sistemas operativos e até na imagem que vão ter nos seus serviços.
A mudança não será apenas na vertente virtual, mas será bem mais profunda, alterando até a forma como o processamento das aplicações vai ser feito e os consumos de bateria.
Mas como qualquer normal sistema operativo, assim que foi lançado, a comunidade começou a procurar formas de o libertar e de, neste caso do Android, conseguir fazer Root ao sistema.
Não existe uma regra definida para que se consiga ultrapassar estes bloqueios de segurança, mas desta vez demorou apenas alguns dias a ser conseguido.
Foi um utilizador do fórum XDA, Savoca, que conseguiu encontrar a forma de fazer Root ao Android L, tendo de imediato partilhado a forma como qualquer um pode fazer.
Segundo é informado pelo próprio XDA, este processo não é complicado e qualquer um pode fazê-lo, no entanto este processo está agora mais limitado e com alguns bloqueios adicionais.
The root procedure is fairly easy, but there are a few prerequisites. First, you’ll need to have a custom recovery installed.
So after installing the L developer preview, go ahead and flash the latest version of your custom recovery of choice.
Then, flash Chainfire’s SuperSU. Finally, head to your device’s bootloader and fastboot flash the appropriate boot.img for your device.
Depois de aplicado este processo o dispositivo ficará com o Root feito e livre para o utilizador o poder tratar da forma pretendida.
Vários utilizadores estão a queixar-se de que mesmo com este processo estão a existir alguns problemas de escrita e de acesso ao sistema operativo por algumas das ferramentas complementares ao Root.
Este problema, segundo descreveu Savoca, resulta de algumas mudanças feitas no sistema operativo e que essas aplicações que estão com problemas devem ser adaptadas para estarem preparadas para lidar com essas mudanças.
As permissões de escrita existem, mas estão diferente e por isso é preciso adaptar às novas necessidades de segurança e exigências que o sistema faz.
O novo Android L está assim mais perto de poder ser explorado em todo o seu potencial, com a garantia de que o Root e as permissões necessárias para o acesso completo estão garantidas.
Se têm um Nexus 5 ou 7 e ainda não testaram o Android L é agora tempo de o fazerem. Sigam o guia que publicámos e em poucos minutos vão estar a ver o que a Google criou para a nova versão do Android.
Este artigo tem mais de um ano
Uma semana?! Foi há 3 dias 😛
E root num nexus já é noticia? Tipo, o telemóvel é *livre*… Não ter sido logo no 1º dia foi mero acaso… 🙂
OK, após ler os comentários, sim, já havia antes 😛
Uma semana?
O L foi anunciado na quarta-feira (25), isso saiu já na sexta (27), são 2 dias, no máximo.
Dada a facilidade com que se faz e desfaz num sistema com custom recovery, não é de admirar…
Não tem nada a haver com isso, root ao contrario de jailbreak não é ilegal perante a google, agora se me falares de marcas ou de operadoras, ai já estamos a falar de outra coisa.
A facilidade com que se arranja root e propósitado! nao percebest porque?
O Jailbreak é ilegal? 😀
Essa agora é que me partiu todo…
Mais um hater crónico da Apple… nem sequer a notícia tem a ver com a Apple, nem ninguém falou dela…
Por acaso não é ilegal porque a Apple perdeu essa batalha em tribunal.
Nos tempos em que jailbreak dava para desbloquear o iPhone de operador
Não foi o que li mas não conheço o suficiente para afirmar com certezas.
De qualquer modo o legal é só na teoria. ok não vais preso mas “is a violation of the iOS end-user software license agreement and because of this, Apple may deny service for an iPhone”
Na prática ficas sem a garantia e já vi ser retirada a garantia por este motivo (numa burrice enorme de um colega que mandou para reparação devido a problema com o botão de power, achou que como era um problema físico não iam mexer em nada ).
O meu antigo optimus black quando foi a reparar, tinha root e disseram logo que não tinha o mínimo problema. Foi só levantar tudo tranquilo e claro que tive de voltar a fazer root.
São experiências diferentes.
Mas acredito que tb exista o contrario.
Cada um diz o que quer.
Mas a verdade é que se pode sempre tirar o jailbreak sem deixar marcas.
Já o root, se for custom recovery, não sai na maioria dos telemóveis, pois a maioria não tem o bootloader original para repor.
E, por exemplo as operadoras não deixam, tens muitos casos de gente a queixar-se porque lhe recusaram na garantia porque têm root.
http://forum.vodafone.pt/t5/Samsung/Root-Samsung-Galaxy-Gio/td-p/49721
https://m.facebook.com/samsungportugal/posts/10151700276354913
Apesar destas declarações bem claras, ainda há gente logo a seguir que vem com o “não é nada”, como tu, “não é nada” quando é para os outros, ou quando lhes convêm, e querem que assim seja, à sua vontade…
Já jailbreak, nunca vi. Aliás, pelo contrário.
Bom dia, com o devido respeito, quem não estiver habituado a fazer isto ficou a perceber exatamente o mesmo depois de ler isto, ou seja, vai continuar sem root lol
Instruções em Português e não em inglês 🙂
Como fazer ROOT no Android L:
– Download SDK: http://developer.android.com/sdk/index.html
– Extrair ficheiro:
– Download recovery:
http://techerrata.com/file/twrp2/hammerhead/openrecovery-twrp-2.7.0.0-hammerhead.img
– Ativar Depuração USB no android, depois ligar cabo USB ao PC.
– Entrar na Linha comandos ou shell, entrar na pasta extraida ../sdk/plataform-tools/ e executar o comando:
adb reboot-bootloader
– Quando estiver arrancado no Bootloader os seguintes comandos:
fastboot flash recovery openrecovery-twrp-2.7.0.0-hammerhead.img
– Reiniciar o telefone e copiar os 2 ficheiros para o telefone:
http://www.mediafire.com/download/sxtpct6p3of6zk3/SuperSU-v2.00_for_Android_L.zip
http://downloads.codefi.re/savoca/hammerhead/boot.zip
– Arrancar no bootloader outra vez:
adb reboot-bootloader
– Seleccionar Recovery Mode
– Clicar em Install e seleccionar os 2 ZIP que fizemos download.
Root Feito!
PS: como o metodo root neste android é diferente, é normal algumas apps ainda não funcionarem, entretanto vao sendo atualizadas
PS: APK do Twitter Beta que já funciona no Android L visto a da Playstore ainda não funcionar: http://forum.xda-developers.com/attachment.php?attachmentid=2821655&d=1403934086
Responder
+1
Para aqueles que vao comparar o tempo que demorou o Android L a ter root, com o IOS7 ou 8, tentem entender que a Google nao tenta impedir o root, porque se quisessem conseguiam 😉
Exacto lol, eles nao tem nada a esconder, por isso arranjar root torna se fácil.
Não conseguiam, como a Apple também não consegue.
Mas o que é que a Apple tem a ver com isto?
Nada, a Apple não desenvolve SOs, por isso, nada a ver…
Não? LOL!
Pois, compra-os feitos…
Por isso é que vão por o Knox como standard nos aparelhos futuros, não é? Ou não viste a IO?
o root vai acabar muito em breve… o android não é assim tão open source…