Apanhados por manipulação e viciação de tacógrafo em veículo pesado
O tacógrafo é um aparelho de controlo destinado a ser instalado a bordo dos veículos rodoviários para indicação, registo e memorização automática ou semiautomática de dados sobre a marcha desses veículos, assim como sobre tempos de condução e de repouso dos condutores.
A GNR da Guarda deteve duas pessoas por manipulação e viciação de tacógrafo em veículo pesado.
tacógrafo: sistema de manipulação na unidade do veículo, impedia aparelho de fazer registo correto
A GNR deteve em flagrante um homem, de 42 anos, e uma mulher, de 45 anos, por falsificação de notação técnica, por circularem num veículo pesado de mercadorias com um sistema de manipulação e viciação de tacógrafo, no concelho da Guarda.
Segundo revela a Radio F, no decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária a um veículo pesado de mercadorias, os militares apuraram a existência de um sistema de manipulação na unidade do veículo, que impedia que o aparelho tacográfico efetuasse o registo correto dos tempos de condução, repouso, velocidade e distância percorrida. Os dados de registo eram alterados, originando desta forma uma notação técnica falsa.
O tacógrafo pode ser analógico ou digital, equipando, em regra, os veículos pesados de mercadorias e de passageiros em circulação, não só em território nacional, mas também em todo o território regulado por acordos multilaterais do Espaço Económico Europeu (EEE), sendo que os dados de cada condutor são registados no cartão individual, sendo intransmissível.
Este artigo tem mais de um ano
Entre condução com cartão que não pertence ao próprio até condução sem cartão há de tudo um pouco .
Nada de novo
É preciso apertar ainda mais com a fiscalização para acabar com estes “corredores” que, para além de estarem a desrespeitar a lei, estão a prejudicar de forma directa ou indirecta quem é profissional.