Quantcast
PplWare Mobile

Android L irá incluir suporte para multi-utilizadores

PUB

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. SemEspinhas says:

    Segundo percebi tanto o Android como o Windows Phone, permitem multi-user’s.
    Apenas o iOS não!
    certo?

    • Só um gajo says:

      Eu tenho a mesma dúvida.

      Tenho um Nexus 7 (2013) com 3 contas de utilizador associadas, e no Nexus 7 anterior, com android 4.1 (se não estou em erro) também tinha. No entanto, não sei se esta funcionalidade apenas está disponível para tablets, ou se está disponível tanto para tablets como para samrtphones.

      • Pedro says:

        Até agora só vi nos tablets.
        No Windows Phone não sei bem, mas penso que só há o Kids Mode. Corrijam-me se estiver errado.

        • MM says:

          Sim, o WP tem o kids corner que tanto jeito dá.
          Não sei se fará muito sentido o multiuser em tlm (apenas o dono + espaço para crianças independente é suficiente).
          Para tablets sim, multiuser/múltiplos login faz todo o sentido e não percebo porque o android demorou tanto a perceber isso. Quando comprei o primeiro tablet Android foi a maior desilusão que apanhei – a primeira de muitas.

          • Nuno Vieira says:

            O Android já suporta contas múltiplas de utilizador desde Novembro de 2012. De momento, das 3 grandes famílias de SO móveis, só existe uma que não suporta contas múltiplas nos tablets, o iOS.

      • Sérgio J says:

        Também comprei um nexus 7 2013 para a minha mana e sobrinhas. (neste momento está para a garantia. Acontece).
        Tenho 3 contas de utilizador criadas, mas acho a gestão fraca. As contas são completamente independentes. Acho que há uma forma, mas naobtenho o tablet muitas vezes na minha mão para testar.
        Mas a parte pior é que no tablet se um utilizador instalar uma app e um segundo também quiser terá que instalar a app como se à primeira não existisse. Nunca explorei em termos de directórios mas parece que são mantidas duas instâncias completamente independentes.

    • Hugo says:

      Por enquanto o multi-user só está disponivel para tablets…

    • monk says:

      MULTI-USER É PATENTE DA NOKIA!! E NO ANDROID SÓ PODE SER USADO NOS TABLETS!!! E ESSA FUNÇÃO JÁ VEM DO ANDROID 4.3

      • Nelson says:

        Essa é para rir?

        • Guente Anijo says:

          Eu não vejo qual é a razão de termos multi-user num dispositivo pessoal como um celular. No tablet sim pode ter, porque um tablet pode muito bem ser usado por uma família e cada membro da familiar pode criar a sua conta pessoal para fazer gestão dos seus dados.

  2. Sérgio J says:

    Um modo kids faz todo o sentido. Um modo multi-utilizador poderá porventura ser necessário em casos muito específicos. Provavelmente será uma daquelas funcionalidade à lá Samsung. Existe para aqueles mais nerds ou geeks dizerem que tem, mas na realidade não usam. Volto a dizer, por ventura poderão haver casos muitos específicos onde possa ser útil.

    Curiosamente hoje de manhã, enquanto descia pela A1 vinha a pensar num caso particular em que daria jeito duas contas. É o caso dos equipamentos android com root, ou iOS com jailbreak. O acesso root deveria ser apenas temporário para a instalação de apps específicas , tweaks, ou outros casos em particular. Na utilização normal deveria correr sempre em modo utilizador.

    • rmcrys says:

      Eu só vejo vantagens já que não ocupa espaço: muita gente quer espaços diferentes com perfis diferentes, aí podes ter uma conta com apps de trabalho, contactos de trabalho, etc, e quando estás em casa mudas de conta e tens o outro espaço aí, e não corres o risco de mandar fotos ou SMS íntimas ao teu chefe lol

      • Sergio J says:

        não ocupa muito espaço!!! ocupa o “dobro”. Queres uma app tens de instalar 2 vezes. Grande gestão de perfis.

        • Pedro says:

          Desenvolvimento ágil. Ciclo “infinito” de:
          * Ideia para nova funcionalidade (ou sub-funcionalidade)
          * Planeamento da mesma
          * Desenvolvimento da mesma
          * Testes da mesma
          * Lançamento da mesma

          Nesta altura podemos dizer que já passaram por algumas iterações deste ciclo, no que trata a funcionalidade de multi-user.
          A optimização é considerada uma sub-funcionalidade e pode estar já planeada nas próximas iterações (ou então já está concluída para ser lançada no Android L).

    • Cris says:

      >Curiosamente hoje de manhã, enquanto descia pela A1 vinha a pensar num caso particular em que daria jeito duas contas. É o caso dos equipamentos android com root, ou iOS com jailbreak. O acesso root deveria ser apenas temporário para a instalação de apps específicas , tweaks, ou outros casos em particular.

      LOL!
      Bem pensado, génio… e é exactamente isso que acontece e SEMPRE aconteceu.

      • Sergio J says:

        já não tenho android há 3 anos, portanto não me recordo ao pormenor, mas estás a dizer que num tlm com root não estás com previlégios root qd instalas um apk via um explorador qq?

        Não estou a falar de consola, ou de acesso via ssh

        Estou a perguntar. Já passaram 3 anos, como disse. E tirando esses casos (consola e ssh) não me lembro de ter que meter passwords de root

        • Nop says:

          Nao, nao estás. A aplicação quando requer acesso root, é despoletada uma janela a informar o mesmo e perguntar se damos acesso ou não. Semelhante ao que acontece em sistemas linux. Quando és o utilizador admin, não o estás a ser em 100% do tempo. Sempre foi assim, desde (pelo menos) do android 2.1.

          • Sérgio J says:

            Ok. Tinha-se me levantado essa dúvida ontem. Como disse o último equipamento que fiz root foi há já 3 anos.
            No iphone só meto pass. de root para entrar por ssh ou consola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.