Android Ice Cream Sandwich estará disponível já em Outubro…
... e o primeiro tablet com esse S.O. aparecerá em Novembro, revela uma fonte não oficial.
O Ice Cream Sandwich (ICS) trata-se da versão do Android mais ansiada de sempre. Todas as anteriores versões sofrem de problemas relacionados com compatibilidade e fragmentação e esta nova versão, a versão 4.0, promete unificar e aumentar largamente a compatibilidade nos vários tipos de dispositivos incluindo os tablets.
Tal como já foi avançado neste artigo, há umas semanas, surgiu a informação de que o lançamento do próximo sistema operativo móvel da Google, na versão 4.0, sairia mais cedo que o previsto apontando para inícios de Setembro. Essa informação não era precisa e, como está à vista, era errada.
Existem agora novas informações que vão de encontro à data especulada para o lançamento da nova jóia da Apple.
Um recente fabricante de tablets, Notion Ink, publicou no seu blog algumas actualizações relativas ao seu tablet Adam. A que mais se destaca diz o seguinte:
"Actualização oficial Ice Cream Sandwich em Novembro depois do seu lançamento pela Google em finais de Outubro."
Será este um leak verdadeiro?! Tudo aponta que sim...
Já não é a primeira vez que a Notion Ink revela, em primeira mão e com certezas, uma data para um lançamento no mundo Android. Uma delas foi a previsão do lançamento da versão Gingerbread para 6 de Dezembro de 2010... e assim aconteceu.
Existem ainda informações adicionais que foram afirmadas nesse artigo publicado por Rohan Shravan da Notion Ink: o CPU OMAP4 da Texas Instruments será adoptado e preferido pela Google face ao Tegra da Nvidia (adoptado na generalidade em tablets com o Honeycomb).
Note-se que o ICS contará com uma actualização no Kernel (~.38) suportando hibernação nos CPUs ARM e outras características relevantes que permitem aproximar as funcionalidades destes dispositivos móveis do computador vulgar que conhecemos. Deixará de existir uma versão dedicada a tablets e outra a smartphones, ficando assim o SO mais uniformizado, unificado, organizado e com o desenvolvimento entre aqueles dois tipos de dispositivos móveis sempre a par. Os requisitos de hardware para a generalidade das operações deixarão de existir (uma vez que haverá um standard mínimo de capacidades), os programadores terão mais facilidade em desenvolver aplicações dada a existência de uma única API, entre outras novidades interessantes.
Supondo que tudo será verdade, as datas irão de encontro com o lançamento do iPhone 5 e isso poderá mudar o interesse dos possíveis clientes do iPhone 5 dependendo, claro, das potencialidades que o Android ICS demonstrar. [via]
Acha que o lançamento da nova versão do Android nesta data poderá abrandar as vendas do iPhone 5?
Artigos relacionados
Este artigo tem mais de um ano
Acho que finalmente deram um passo na direcção certa. Uniformizar o SO, impôr requisitos mínimos… Nunca fui fã de Android, mas acredito que daqui para a frente isso possa vir a mudar.
Concordo consigo, é o elemento que mais me faz não comprar android até agora. Finalmente entenderam o caminho a seguir.
Talvez daqui a 2 anitos experimente, para já se o design for apelativo vou optar por iphone, um dia experimento Android pela certa.
Não seria nada bom impor requisitos mínimos, se vires o iOS 5 pode ser instalado no iPhone 3GS (processador de 600MHz), apesar de não ter o mesmo rendimento e não funcionar tudo que num iPhone 4 / 5, funciona muito bem.
Se o Android 4.0 quer ser um concorrente mesmo à altura do iOS, tem de dar alargamento para equipamentos de baixa gama, equipamentos com processadores de 600 e 800MHz, mesmo que nem todas as funcionalidades funcionem.
Concordo completamente com o Hélder Ferreira, julgo que a google devia aplicar-se a construir versões que funcionem em pleno em equipamentos de baixa gama.
Pois, mas a maioria dos fabricantes não usa a mesma filosofia que a Apple usa no que respeita à memória interna.
A google lança uma nova versão mas depois os equipamentos não têm memória/espaço interno suficiente para acomodar a nova versão.
Se pesquisarem pelo HTC Desire e o update para a versão 2.3, irão encontrar que apesar do smartphone ter sensivelmente 1 ano, não pode receber a nova versão em pleno devido à pouca memória interna.
Se bem que alguns fabricantes estão finalmente a aprender com os erros…
Desculpa mas tenho que discordar relativamente ao exemplo que usas.
O HTC Desire (tenho 1) tem memória suficiente para receber Android 2.3 (e recentemente foi lançada a versão oficial pela HTC), a questão da memória insuficiente foi a maior desculpa esfarrapada que a HTC deu pois o interesse deles é mesmo vender outros equipamentos!
Se de facto fosse verdade, o HTC Desire nunca teria 2.3.
A HTC diz que para lançar o 2.3 teve que deixar de lado o HTC Sense 2.0 e incluiu a versão 1.9 mas eu ando a usar uma ROM com “2.3 stock” com a particularidade de ter todas as aplicações originais + Sense 3.0!!
Pouca memória no HTC Desire é desculpa parva para se vender mais equipamentos.
Adoro HTC mas as politicas deles deixam a desejar, tanto é que lançaram um topo de gama à menos de 6 meses (HTC Sensation) e vão agora lançar a versão Sensation XE… à 6 meses não podiam ter feito isso? pois… a tecnologia Beats não cabia na memória… devia ser isso…
Esse é um dos objectivos desta versão.
Pois se a TMN deixar!
Quem é que quer um equipamento com um CPU a 600 ou 800MHz quando ja existem no mercado dual-core a 1.2, ja estão preparados os 1.5 e ja se fala nos 2.0 quad-core!!!?
A questão do iOS é bem diferente. Estamos a falar de um SO desenhado especificamente para um tipo de hardware e nao algo mais generalista como é o Android…
Quem não têm dinheiro?
É que equipamentos desses não custam propriamente trocos
Pois, nem todos são propriamente ricos ou t~em esse poder de compra. Um Tablet/Smartphone desses custa mais que um ordenado mínimo sabes?
Diz-me um único terminal com dual-core OU mais de 1GHz que custe menos de 150€.
Podes sempre comprar um nokia espetacular para fazer/receber chamadas e enviar/receber SMS! alguns até ja se pode usar para tirar fotos…
Quem nao tem cão caça com gato!
Quem quer um smartphone compra um…
Os Nokias já dão para tirar fotos a seculos LOl
Quanto ao que dizes, eu não necessito de um aparelho de 500€ um de gama baixa serve bem, alem que se o perder/roubarem-me não tenho problema nenhum nem remorso, caso contrario seria um desastre. Alem que tu não fazes mais que num num telemovel topo de gama a não ser os jogos, mas isso eu não uso… Nós vamos aprendendo muitas coisas e algumas são portateis caros não interessam, telemoveis caros não interessam a não ser que tenhas um orçamentos que permita esses gastos.
O requisito será aplicado a quem comercializar dispositivos com esse SO. É óbvio que terá de estar preparado para modelos low-cost e os requisitos não serão do tipo que referes mas mais orientados para características e funcionalidades obrigatórias para que a experiência seja completa e não surjam incompatibilidades, quer aliadas ao sistema que a aplicações.
Um netbook corre o windows 7 em pleno, mas um desktop de topo corre-o melhor que nenhum outro. É a tal diferença dos iPhones que referes.
Mesmo.
Um dos problemas do Android e a falta de qualidade de muitas aplicações, esta nova sou vai mudar muita coisa, vai ser mais dar um mínimo de qualidade a aplicação.
Cumprimentos.
Eu a pouco tempo adequiri um android e ja fiz actualizacao do 2.2 para 2.3.3 dizia la nas features qe ja se notava diferenca nos jogos mas sera qe esta versao ira ser uma diferenca ao grande?? Estou msm curioso.
Cumps
Samsung Galaxy Gio
Falta ai qualquer coisa…
E o Nexus Prime?
Também foi revelado por uma fonte não oficial de que sairá em Novembro, como o primeiro smartphone com Android 4.0.
Há bastante tempo que já se fala no Nexus Prime, não seria propriamente uma novidade a introduzir neste artigo. Não restem dúvidas que, tal como aconteceu com os Nexus anteriores, esta versão do Android será estreada num equipamento “by Google”.
De qualquer forma, obrigado por referires isso, alertará os leitores menos atentos à actualidade 🙂
“Há bastante tempo…”, é um pouco exagerado 😛
Começaram a aparecer os primeiros rumores em Maio / Junho.
Também, apesar de ainda não ter sido confirmado oficialmente, o Nexus Prime poderá ser novamente fabricado pela Samsung.
Existe no próprio site da Samsung, dois manuais, não confirmando nada, relativos ao Samsung GT-I9250, que, por fontes não oficial, será o Nexus Prime.
Fonte: http://www.devicemag.com/2011/08/31/samsung-gt-19250-nexus-prime-support-page-surface-online/
Depende de quais forem os requisitos mínimos. Ainda não vi em lado nenhum quais são, por isso tanto podem ser elevados, como baixos de forma a permitir correr o SO em equipamentos de gama mais baixa.
Espero que corra no meu SGS.
Deve correr. No link abaixo estão leaks de imagens do ICS a correr num Nexus S, que é, fundamentalmente, o mesmo hardware que o SGS.
http://www.androidcentral.com/first-pics-ice-cream-sandwich-leaked-running-nexus-s
Li também algures no XDA mais qualquer coisa sobre se o telemóvel corria o 2.3, também corre o ICS, mas nada de verificado, só rumor mesmo.
Se nos guiarmos pelos últimos lançamentos, parece-me que ainda demorará algum tempo até que se torne o sistema adoptado na generalidade dos Android!
De modo que não será isso que poderá fazer mossa ao lançamento do iPhone5, aliás porque a maioria das pessoas nem sequer irá reparar muito nesses pormenores… reparam antes no novo hardware e nalguma funcionalidade fantástica que seja demonstrada – talvez o suposto Nexus Prime possa ser melhor chamariz, apesar de não esperar que haja muitos à venda. Assim sendo parece-me que a data só serve para manter o ritmo e não sair completamente dos holofotes mediáticos.
Acho que em nada o Android ira influenciar as vendas do iPhone que ai vem. O que poderá melhorar a sorte do Android será a tal uniformização e acabar de vez com uns telefones assim e outros de outra forma. A uniformização e necessária no Android. Como utilizador do sistema espero que a versão que esta para sair seja um pouco mais leve em recursos e de para ser instalada em telefones de gama mais baixa. Não gosto do facto de ter um telefone que pode ser atualizado por ser lançado agora no mercado e daqui a um ano ter de comprar outro. Compreendo a estratégia financeira/marketing mas os tempos que passamos não são de vacas gordas.
Gostava era que adicionassem suporte para RSAP.
Cá o espero 🙂
“Acha que o lançamento da nova versão do Android nesta data poderá abrandar as vendas do iPhone 5?”
Penso que sim… e felizmente para nos consumidores ;D
O próprio CEO da google anunciou numa entrevista que a proxima versão sairá entre Outubro e Novembro…..
Isto já há umas 2-3 semanas.
“Outubro / Novembro” é diferente de “finais de Outubro”.
Não me parece que o lançamento do ICS vá ter qualquer impacto na venda do novo iPhone…
Provavelmente (o ICS) irá ser adoptado por tablets, o Nexus Prime ainda está para sair.
E, tirando alguns indecisos/curiosos/…, a Apple tem o seu próprio mercado fiel que deverá manter-se nos iDevices bem como os seus haters (também fiéis) que preferiam ser fritos em óleo a ser vistos com um iPhone na mão.
Devagarinho vai “aparecendo”, os rapazes da Miui já garantiram ter o Ice Cream a correr nos seus aparelhos em Janeiro
@Hugo Cura ,
Boa tarde obrigado pelo Post , tens um erro quando dizes a possível data a ser apresentado a nova pérola da Apple .
Já estive a ler em vários foruns e o que parece é que a Google está mesmo empenhada não só em acabar com a fragmentação como também tornar a maioria dos equipamentos já existentes compatíveis com este Ice Cream , se assim for estão no caminho correcto de facto o dinheiro não abunda e os utilizadores de equipamentos com Android deveriam ter gratuitamente todas as utilizações e respectivas compatibilidades no equipamento pelo menos durante 2 anos , altura em que muitos de nós poderíamos começar a pensar em adquire um equipamento novo já com mais funções etc .
Aceitem os meus cumprimentos
Serva
Não encontrei qualquer erro no que referes.
A Sony ericsson também já veio dizer que os xperia de 2011 vão ter o ice cream.
Pessoal será que tenho sorte com o meu galaxy mini?
Quais sao ao certo os requisitos minimos para correr este android??
Seria bom ficar disponibilizado para todos os modelos existentes, de forma a que não houvesse erros (medos) de instalações de ROM’s, não sendo necessário esperar por ROM’s compatíves, ou fornecidas pelas operadoras
Isso será impossível. Cada marca tem os seus drivers (camada que permite a comunicação entre hardware <-> software) e teriam de ser implementados e produzir então firmwares para cada modelo.
Não sei ainda como será futuramente mas é certo que os drivers serão diferentes de marca para marca, o que implicará a obrigatoriedade do SO passar pelas marcas (ou comunidades).
Agora, quem sabe o Android, um dia, será como o Linux que conhecemos actualmente? Com a simplicidade de se adaptar à generalidade de hardware dado já incluir drivers “genéricos”… Bastava a Google lançar novas versões e updates para instalá-los sem complicações.
@Hugo Cura
Bom dia
Quote
Existem agora novas informações que vão de encontro à data especulada para o lançamento da nova jóia da Apple.
Unquote
Os meus cumprimentos
Serva
Reformulando essa frase:
– Existem agora informações, dadas pela Notion Ink, que ao referir o lançamento do Android ICS para Outubro está a coincidir no mês em que os rumores apontam para a presentação do iPhone 5 e consequente saída, poucos dias depois da sua apresentação.
Já agora, Serva, porque não usa o botão responder abaixo de cada comentário? As respostas encadeadas ficam bastante mais organizadas.
E já agora, acrescento isto:
http://www.tnsn0w.com/wp/apple-news/if-the-iphone-5-announcement-is-october-4th-when-is-the-launch-day/
Será que o ICS vai rodar no SGS ?
Oficialmente duvido, mas de certeza absoluta que existirão várias ROMs na comunidade. Sem o source-code já fizeram isto, então quando for disponibilizado…