Andar em tronco nu na rua dá multa? E a conduzir?
Com o calor que faz sentir em Portugal, são muitos os que têm o hábito de tirar a roupa. Em alguns países andar em tronco nu na via pública pode dar origem ao pagamento de coima. E se conduzir em tronco nu? Saiba o que diz a lei para Portugal.
Em Portugal, andar em tronco nu na rua é permitido. No entanto, se tal for considerado um ato exibicionista já não é bem assim. A lei portuguesa prevê que a Polícia Marítima possa intervir, se alguém apresentar queixa por "atitudes exibicionistas" na praia. O Código Penal, por sua vez, permite enquadrar como crime atos de caráter exibicionista, ou seja, aqueles que têm uma conotação sexual de exposição dos órgãos genitais, o que não será o caso do topless, refere a Deco.
Conduzir em tronco nu ou em chinelos dá multa?
A GNR diz que conduzir descalço, de chinelos ou em tronco nu “não constitui nenhuma infração” desde que isso não prejudique a segurança da condução. Mas, se isso acontecer, o condutor pode receber uma multa que varia entre os 60 e os 300 euros.
Não existe qualquer indicação no Código da Estrada sobre não se poder conduzir de chinelos ou em tronco nu. Porém, importa que o calçado e o vestuário usados (ou a sua falta) não sejam um entrave para uma condução segura.
Conduzir de tronco nu levanta, no entanto, uma questão de género. Se uma mulher pretender conduzir sem roupa no corpo, será que pode... não será punida? Sendo este um tema sensível, que geralmente merece muitas discussões, nomeadamente, a de discriminação de género, o Código Penal afirma que a mulher pode vir a ser multada, se alguém se sentir incomodado - saber mais aqui.
Agora que já sabe que conduzir de chinelos ou em tronco nu não dá multa, é preciso que tenha em consideração a sua segurança. Certos chinelos possuem solas grossas e demasiado largas que podem retirar capacidade para atuar convenientemente nos pedais do veículo, levando, por exemplo, ao pisar simultâneo de dois pedais. Às vezes, é o próprio calçado que fica preso no acelerador, não permitindo que o condutor trave. Quando estas situações acontecem, a segurança rodoviária fica em risco.
Se conduzir em tronco nu, não se esqueça de algo muito importante: o cinto de segurança — caso não o faça pode, efetivamente, ser multado independentemente de estar ou não completamente vestido. Porém, caso esteja a conduzir em tronco e tenha de fazer uma travagem mais repentina ou mesmo em caso de acidente, o risco de lesão é maior, dado que o cinto pode ferir o tronco, uma vez que está em contacto direto com a pele.
Os cafés, restaurantes e esplanadas podem proibir a frequência do espaço em tronco nu. Para isso, o estabelecimento comercial tem de anunciar claramente as regras.
Este artigo tem mais de um ano
Eu cá é assim – para não haver discriminação, ou mulheres e homens com sutiã ou sem sutiã. Por mim, sem sutiã está bem.
Quanto a chinelas, é desmazelo não ter uns alpercatas que não saem do pé. Multa em em quem conduzir de chinelas que saem do pé.
isso é muito lisboeta.. “alpercatas” para as eventualidades lol
É uma questão de cada um se sentir confortável, eu conduzo super bem de chinelos e nem nota diferença.
Porque se não devíamos de questionar o uso de salto alto bem durante a condução, já assisti a situações em que uma boa condutora passava a má devido à falta de sensibilidade no pedal.
Por isso, isso do fechado ou não é relativo.
Pois, já conduzi de chinelas e uma foi parar debaixo dos pedais, impedindo-me de os manobrar.
Alpercatas é lisboeta? São sapatos/chinelos de enfiar o pé e que prendem o calcanhar (ao contrário dos chinelos abertos).
Eu conduzo bem sem chinelos e nunca tive nenhum problema, alpercatas não é de lisboeta é só mesmo de falta de gosto, assim como andar de chinelos sem ser exclusivamente para ir à praia, há que ter noção
A questão não é ser calçado fechado ou aberto, é a sola poder deslizar com algum movimento do pé. E se deslizar, não dá para conduzir.
É oficial, estamos no verão. É esta conversa no verão e o “sozinho em casa” no Natal. Não falha
lol, mesmo
So da multa se for homem, uma mulher nao so pode como deve conduzir dessa forma pois melhora a saude
Multem lá os homens mas deixem as senhoras em paz. É o tronco delas, os airbags idem, não é por isso que a segurança sai ameaçada. Pelo contrário, para o efeito de acalmia de tráfego é mais eficaz que lombinhas.
Não, não dá multa.
Nos dias de calor, homens e mulheres devia ser obrigatorio conduzir em tronco nu
Não sei porque raio algumas pessoas acham que é boa ideia andar pelas ruas e a entrar em estabelecimentos em tronco nu, sejam homens ou mulheres. Na praia marítima ou fluvial, na piscina, tudo certo, agora alguns andam a pavonear-se pelas ruas em tronco nu. Nos centros comerciais normalmente há regras na entrada e não permitem entrar em tronco nu.
Excelente comentário.
XD excelente onde? Agor está calor grande e não posso andar na rua – via Pública – a tronco nu porque?
Não gosta não olha, simples.
Vim ao mundo nu e agora sou obrigado a não puder andar de tronco nu se esticar muito calor só porque alguns não gostam? Este mundo está cada vez pior
Se as mulheres mostrarem oa mamilos não ha stress… mas se estiverem a amamentar,,, calma… aí já é outra conversa !!!
Ahahhaaha
Policia: Você está a conduzir de chinelos…. consegue conduzir em segurança? é que senão dá multa!
Condutor: Claro que consigo!
Policia: Ah, então está bem.
Hahahaha por isso amo meu Brasil… não há leis para andar de troco nu e sim, temos mulheres lindissimas de fio dental adentrando nos comercios.
Não existe pecado do lado de baixo do equador, já cantava o outro.
e desde quando em portugal é diferente?
seria bom ler novamente o texto mas dou uma ajudinha: “Os cafés, restaurantes e esplanadas podem proibir a frequência do espaço em tronco nu. Para isso, o estabelecimento comercial tem de anunciar claramente as regras.”.
o texto diz, e bem, “podem”. logo não há nada na lei que o impeça. fica exclusivamente ao critério dos proprietários dos espaços comerciais. claro que no seguimento do “bom” e velho machismo encapotado que se vide diáriamante em portugal, muitos locais não o permitem. mas estamos a falar exclusivamente de estar em tronco nú. as tangas de praia em estabelecimentos comerciais são a coisa mais vulgar que se vê por aí no verão.
aliás, se bem me recordo, uma parte do brasil é totalmente retrógrado relativamente ao topless que é totalmente proibido em muitas praias. em portugal não é…
Não é só uma parte, é a totalidade, não podem fazer topless na praia mas podem andar nuas no carnaval
PS: deve ser por motivos de saúde pública, com a quantidade de silicone nas praias ainda podia provocar contaminação da água
Tronco nu é sem nada na parte de cima, por isso amo o vosso Brasil, nem português sabem
Então fica por aí e passa a mensagem aos restantes que adoram vir para cá 😉
Como se a Mulher tivesse culpa de ter peito mais robustos…
Se eu fosse mulher, andava com elas à mostra constantemente.
A mim não me ofende mulheres de peito pequeno e média fazerem topless mas mulheres com peito grande já acho ofensivo em público, além de desnecessário
Já vi a mandarem parar em operações de STOP, malta em tronco nu. Quem manda é a GNR/BT!
o problema com essa lei e o mesmo que outras que por ai andam… sao vagas
“Os cafés, restaurantes e esplanadas podem proibir a frequência do espaço em tronco nu.” Sem dúvida.Aqui é que devia aplicar a lei.
Pior que chinelos é sapato de tacão alto…
“O Código Penal, por sua vez, permite enquadrar como crime atos de caráter exibicionista…”, parece claro e conciso. Não há cá (.) (.) para ninguém.
as mamas das mulheres são um perigo de distração e podem provocar acidentes. Ponto!
não são para se ver no trânsito, apensas para aquilo que as v/ mentes estão a pensar… exatamente para amamentar. lol