Análise Sony Xperia S
Ano novo, vida nova - é a melhor expressão para descrever a diferença de um Android da Sony de 2011 com este Xperia S que saiu há um mês. É o primeiro dispositivo com a marca "Sony" em vez da habitual "Sony Ericcson" e também o primeiro Xperia a sair com um dual core e uma resolução HD de ecrã.
Conforme foi apresentado na preview a expectativa em torno deste aparelho era grande. Como será que se portou?
Este foi um dos dispositivos que esteve em mais destaque na última MWC 2012. Confesso que quando o vi pela primeira vez o que mais me chamou à atenção foi o seu visual completamente diferente do habitual e muito atrevido, algo que se confirmou durante o tempo que o tive para testes.
O aspecto físico do Xperia S é ao mesmo tempo um ponto a favor como um ponto negativo de todo o seu conjunto. É realmente uma peça com algum design com a traseira curva a fazer lembrar o Galaxy Nexus revestida com um material generoso ao toque por ser muito suave, e onde mais se destaca é na sua zona inferior pois parece que foi cortado com uma faca e que foi colado com uma tira de plastico transparente. A imagem abaixo é ilustrativa:
No entanto também tem alguns problemas a nível de ergonomia. É demasiado grande e demasiado grosso tendo em conta o tamanho do ecrã, que nem é muito grande tendo em contra o de outros telemóveis que mesmo assim conseguem ser mais finos. Eu tenho mãos grandes e mesmo assim tive alguma dificuldade em manusear o Xperia S. O material utilizado para a capa traseira é suave e agradável mas se tiverem maõs secas como as minhas vão deixa-lo cair com muita facilidade pois escorrega muito. Neste momento a TMN (que gentilmente nos forneceu este terminal para testes) deve estar a pensar quantas vezes é que o deixei cair, mas felizmente isso não aconteceu 🙂
Também tem outro problema que para mim é uma falha tremenda da Sony: o botão do power está terrivelmente mal colocado no topo superior esquerdo. Não consigo lá chegar com a mão que está a segurar o telemóvel, mesmo que estique os dedos. Só me resta usar a outra mão (no meu caso a esquerda) ou então conseguir deslocar o dispositivo para baixo na mão que o segura... Nem quero imaginar as dores de cabeça que isto pode provocar a quem tem umas mãos mais pequenas. Nota negativa para a Sony.
Ainda no campo da ergonomia a Sony decidiu colocar 3 botões capacitivos sensíveis ao toque por para servirem de "Home", "Back" e "Settings". Não sei se é erro de software ou de hardware mas muitas vezes tive de carregar mais que uma vez no botão para este receber o touch input. Algo inaceitável pois sem estes botões a interacção entre menus do Android torna-se impossível.
Mudando de categoria, uma das melhores características deste Xperia S é o ecrã. Quem conhece o Retina display do iPhone sabe que não se vê um único pixel...algo que também acontece neste dispositivo. Com uma generosa resolução de 720p juntamente com 4'3 polegadas a Sony conseguiu que densidade de pixéis fosse tão alta que a definição de tudo o que nos aparece no ecrã é perfeita. Mas nem tudo é um mar de rosas. Apesar da definição este ecrã tem alguns problemas de cor a fazer lembrar os AMOLEDs. Brancos demasiado amarelados e cores muito esbatidas tiram muita da graciosidade deste painel que infelizmente não consegue ser 100% perfeito. Não sei se será possível corrigir com actualização do Kernel ou se é mesmo um problema do painel, mas a Sony podia ter tido um controlo de qualidade um bocadinho melhor pois esta é uma situação um pouco desagradável. Apesar de tudo é de realçar a definição perfeita sem um único pixel visível.
Outra característica que impressionou tendo em conta que ainda não há nenhum Android com a mesma, é a camera com 12 mega pixéis. Todos nós sabemos que mais mega pixéis não significa melhor qualidade, mais importante é o sensor. Pois bem esta camera de 12mpx tira fotografias com óptima qualidade mas a Sony cometeu o erro de introduzir uma taxa de compressão do jpeg enorme que retira muita da qualidade real da fotografia daí parecerem esbatidas e pouco definidas tendo em conta o que se espera de 12mpx. Em termos de gravação de vídeo esta grava a Full HD sem quebras de fluídez e com uma qualidade bastante aceitável.
Há dois pontos que estão inter ligados neste terminal: a performance e a versão do Android. Qual foi a ideia da Sony em lançar um telemóvel de topo com o Gingerbread quando o Ice Cream Sandwich está disponível desde Novembro? Um equipamento que vem equipado com um Snapdragon dual-core a 1,5ghz quem vem com o 2.3.7 é um crime e nota-se a falta de aproveitamento desde poderoso SoC. A custom interface da Sony também não ajuda e nota-se por vezes um lag ocasional ao trocar de menus. Isto seria facilmente atenuado com root e aumentando a frequência mínima do processador, mas não é solução. Devido a esse tal lag que por vezes ocorre tive mesmo que mudar de launcher para o LauncherPro pois o que vem com a Timescape UI torna tudo ainda mais lento.
Com isto não digo que o telemóvel seja lento por exemplo a jogar ou a navegar na internet, mas em uso normal entre menus do sistema podia ser muito melhor e era aqui que a versão 4.0 ia brilhar. Esperamos que a Sony trate da actualização o mais depressa possível.
O facto deste terminal vir com NFC é também uma mais valia. A embalagem vem com uma tag que pode ser programada e funciona muito bem. Esperemos que comecem a aparecer locais pelo país em que se possa utilizar NFC para fazer pagamentos com o Google Wallet
Bateria é sempre um assunto um bocado subjectivo e muda substancialmente conforme a utilização de cada um. De facto segundo os meus testes teve uma duração relativamente boa a durar me um dia inteiro sempre com o brightness no máximo. Com Wi-Fi ligado e sem ligar o ecrã, dos 100% aos 0% durou quase 5 dias. Claro que se o estivesse a usar provavelmente não me chegaria a 24 horas, mas é um bom indicador. Segundo a Sony está para sair uma actualização OTA (over the air) que corrige alguns bugs e melhora a duração da bateria. É bom sinal vermos a empresa empenhada em melhorar o seu flagship.
A qualidade de som é bastante aceitável e está ao nível de todos os outros Androids de topo,
Em termos de qualidade de chamada nota muito positiva para a Sony pois a qualidade de som quando se faz uma chamada é óptima tanto para nós como para a pessoa que ouve a nossa voz.
Conclusões
É sem dúvida o melhor Android da Sony. Ganha em todos os aspectos ao Arc S, que tem sido vendido muito bem. Infelizmente tem alguns problemas de fundo que lhe retiram algum mérito. Vem com o mesmo hardware que o HTC Rezound que saiu em Novembro de 2011, ou seja dá a ideia que este é um telemóvel que a Sony já devia ter lançado há 3 meses não agora. Muito pior se pensarmos que ainda vem com o Gingerbread que para além de ser velho não tira partido do hardware generoso deste aparelho.
Não é um mau telemóvel, mas também não é dos melhores e tendo em consideração o marketing e todo o investimento comercial feito pela Sony esperava-se um dispositivo de topo que viesse abanar o mercado. É "mais um", mas neste caso é um "mais um" com um aspecto físico diferente, arrojado e interessante. Pode ser que chame à atenção dos consumidores pela estética pois é claramente uma forte componente neste terminal.
Fica um pouco aquém das minhas expectativas relatadas na Preview, mas também me surpreendeu em alguns pontos como a qualidade das chamadas, no suporte para NFC e uma bateria aceitável. Enquanto programador de kernels espero que a Sony tenha o cuidado de lançar as suas actualizações correctamente para não infringir a licença GPL e para a comunidade ter hipótese de melhorar onde a empresa falhou. Não espero menos da Sony especialmente tendo em conta o trabalho que têm vindo a ter com a CyanogenMod nos seus terminais de 2011.
Aspectos positivos:
- Definição de ecrã perfeita sem um único pixel à vista
- Qualidade das chamadas muito acima da média
- Gravação Full HD com boa qualidade
- Hardware poderoso
- Suporte para NFC
Aspectos negativos:
- Cores do ecrã muito esbatidas e meio amareladas
- Gingerbread 2.3.7... seriously Sony?
- Demasiado grande tendo em conta o tamanho do ecrã
- Botão power on/off muito mal posicionado
- Teclas "Home", "Back e "Settings" pouco sensíveis
Em nome da equipa do Pplware quero deixar um agradecimento à TMN por nos ter fornecido o terminal para testes
Este artigo tem mais de um ano
A Sony continua a falhar redondamente nos seus produtos. Quem se recorda de uma marca que nos anos 90 fazia a diferença, hoje é uma marca básica! Que marca a diferença por baixo!
E tendo em conta a dificuldades que o grupo enfrenta, era de esperar melhores produtos!
Será que conseguirá sobreviver por muito mais tempo?
Vamos lá a ver, de que produtos falas?Dos telemóveis? Sabes bem que não foi ai que a Sony deu mais cartas.
@ Gonçalo
Ele fala no global e com razão. Para qualquer produto que a Sony lança a concorrencia tem uma oferta melhor e mais barata ou plo menos ao mesmo preço.
A Sony tem que se deixar de preços absurdos porque a concorrência tem melhor e mais barato em tudo.
A sony nunca foi conhecida por ser barata.
Eu normalmente só comprava produtos deles topo de gama porque encostava os outros a um canto durante anos, agora infelizmente já nao se pode dizer o mesmo. Era uma empresa que todos os outros tentavam acompanhar mas fizeram algumas más escolhas.
Mesmo assim ainda uso alguns produtos deles como a PS3…
Concordo em certa parte, e ai vou pegar no que reveri em cima. A Sony não dá mais cartas nos telemóveis, sabes bem que é em televisões entre outras coisas. Sim têm preços elevados comparando com a concorrência, mas fazem produtos com uma qualidade quase rara neste mundo. Posso-te dizer que estou a estagiar numa empresa de produção de vídeo, e praticamente o material de vídeo e da Sony( monitores para ver o que sai das maquinas, as próprias maquinas e os leitores/gravadores dvcam. Isto estou a falar de material que já tem 10 anos de uso e ainda aqui está para as curvas. Incluíndo, no escritório têm uma televisão ctr, a passar trabalhos realizados 24/7 durante uns 8/9 anos, e a televisão ainda não deu o berro e ainda funciona bastante bem.
Lá está, eles têm material que é muito bom, como as máquinas de broadcast que são todas iguais entre os 4 canais nacionais e as que usamos aqui, e apesar de já terem 10 anos em cima(algumas mais) ainda respondem bastante bem às necessidades.
Um mercado onde a Sony é cara e sem razão, é nos portáteis.
Depende muito do mercado que estamos a falar.
ok, diz-me o q arranjas melhor e mais barato que o ARC s, ou noutra gama o live walkman?
Boa maquina
Mas o Android do momento é HTC one X
cumps
Também é só até ao dia 3 de Maio, porque a partir daí já ninguém se lembra dele!!!
Qual é que vai sair a 3 de Maio?
grande telemovel
melhor do mercado em tudo
Pplware No comments… o que é que tem a ver??
Alguém se enganou na galeria de fotos… ehehhehehehe
Antes que aparecam os Cpt. Obvious… estava a ser irónico
Este equipamento é o meu primeiro equipamento android e talvez por isso, não seja a pessoa mais indicada para comentar, mas é uma máquina fabulosa!
Adoro a interacção com o pc, a interface gráfica, a fluidez das aplicações – ao contrário do Francisco não noto lag absolutamente nenhum…
De facto as teclas básicas de comando do telefone nem sempre respondem à primeira (80% das vezes falha). Agora, se se está à espera de uma máquina perfeita, de facto não é. Mas, existe alguma!?
Já tive oportunidade de mexer em iphones 4 e galagy s e a qualidade de imagem e fluidez deste sony parece-me bastante superior.
A bateria, cancro deste tipo de equipamentos pelo que sei, dura um dia.
Não sei bem quais serão as vantagens de ter um ics 4 a rodar no sony… acho este s.o. bastante bom e completo!
Recomendo!
A meu ver, a Samsung lidera neste momento os androids. Então o galaxy s II está do belo. E é mais barato que este da Sony
Só questionar onde é que o SII é mais barato que o Sony?!
Se compararem preços entre operador e desbloqueado!!! talvez o possam dizer agora se compararem os 2 equipamentos desbloqueados…
Já tive um iphone, um galaxy s etc.. Concordo no geral com a análise, exepto as cores do ecran.. nao noto que sejam esbatidas mas aliás muito vividas, em relaçao à bateria se actualizarem o firm para a versao .73 vão ver como ganham um tlm novo.
tenho este telemovel e acho que foi uma boa compra, tendo em conta o telemovel que é e a qualidade dele, rapidez e fluidez, ao inicio fiquei um pouco de pé atrás mesmo sobre a bateria, achava que durava pouco, cerca de um dia ou um dia e meio, para um “uso normal”, apos a actulizaçao .73 esta a durar-me 2 dias e meio tambem com a mesma utilizaçao. tendo em conta que ainda lhe falta a actualizaçao para ICS o telemovel ainda esta imcompleto assim dizendo, tanto pelo que me pareceu so estar a reconhecer 512mb de ram em vez de 1gb,e disseram-me que só na versao ICS é que estaria tudo operacional, mas como disso nao entendo ja muito, ja me calo. o unico aspecto negativo dele e mesmo as teclas que nem sempre correspondem, de resto tudo perfeito.
Boas,
Também adquiri recentemente este telemóvel, e da experiência de 5 dias, fiquei com uma opinião muito positiva sobre o mesmo.
Corroboro todos os aspectos positivos referidos na análise em causa, quanto aos negativos, não concordo quanto à questão das cores esbatidas e não noto nenhum lag entre menus.
Quanto às teclas “Home”, “Back e “Settings”, julgo que seja uma questão de hábito, pois temos que tocar mesmo por cima dos pontinhos brancos existentes, e tem que ser mesmo com o dedo pressionado, não pode ser um toque ao de leve. Neste momento, estimo que já só falho cerca de 20% das vezes que toco nos mesmos (ao contrário dos 80% da analise). De qualquer forma, se calhar, aqui a sony podia fazer qualquer coisa, tipo aumentando a sensibilidade desses botões, ou algo do género.
Quanto à questão do gingerbread, ai concordo, um telemóvel destes, novo, já devia vir com a versão do ICS. Segundo li no blog da Sony, essa actualização apenas está prevista lá para Julho/Agosto.
E quanto à posição do botão On/off, também acho que não é a melhor.
A bateria tem uma boa duração, mas claro, depende muito da utilização que se dá ao telemóvel. Levando o dia a “brincar” com todas as suas funcionalidades, a bateria dura cerca de 14/15h. Com uma utilização mais normal, com algumas chamadas diárias, algumas consultas pontuais ao mail, FB e net via Wireless, e um pouco de Angrybirds :), durou-me cerca de 36 horas…
Em conclusão, e sendo o meu primeiro smartphone, acho que é uma máquina poderosa, com muitos mais pontos a favor do que contra, que terá alguns aspectos a melhorar (mas isso acaba por ser normal), e que justifica plenamente o que paguei por ele (na TMN, com a adesão ao Unlimited15, ficou-me por 394€, o que acho excelente, relativamente aos outros concorrentes desta gama de telemóveis). Recomendo!
também tenho um =) mas livre d operadora… e sim, também recomendo este telemóvel, não tenho nada a apontar até agora
boas, o facto do ecrã ser amarelado pode ser defeito do dispositivo, pelo menos vi isso num site qualquer que a sony anda a substituir os dispositivos com ecrã amarelado.
outro problema que se fala nas “interwebs” é o do gps que após 20 minutos +- deixa de funcionar … mas parece que isso já tá resolvido na próxima actualização de sistema
http://www.theverge.com/2012/4/2/2920991/sony-xperia-s-yellow-display-issue-confirmation
Boa tarde ,
Eu o que não compreendo é como é que ainda se andam a vender telemóveis com hardware de topo com o Gingerbread , viu-se perfeitamente no post da semana passada que os SGII com ICS tinham mais pontuação no benchmark , isto a Google teria de ter uma palavra acerca desta brincadeira , quando nós vemos nas distribuições de Linux novas incorporadas as últimas versões de software e Kernel existente , no Android parece que é tudo parvo da cabeça , é altura desta gente acordar .
Cumprimentos
Serva
Desculpem esqueci-me de outra coisa muito importante , não é mesmo nada admissível que este dispositivo não tenha a possibilidade de expansão via SD card , é uma perfeita estupidez .
Cumprimentos
Serva
Gostava de saber se já alguém experimentou a usar o telefone como servidor multimédia. Ver as fotografias diretamente na tv sem ser preciso fios 🙂 (por wireless)
é uma das funcionalidades que não foram abordadas neste teste por parte do pplware.
Funciona muito bem e com muita qualidade.
Já agora as fotos apresentadas são quase todas de 9 Mp e não de 12 🙂
E pronto, a Sony acabou por matar o pouco da Ericsson que ainda restava. Vais deixar saudades, Ericsson. RIP.
Belos tempos em que tive um Ericsson R380 e deixava toda a gente boquiaberta quando eu baixava o teclado.
Ola a todos!
Tenho o Sony Xperia S desde 7 de Março e vou aqui relatar a minha experiência com ele.
Numa visão global este equipamento é fantástico e sem lag quanto a mim, no entanto tenho algumas coisas a apontar.
Apareceram as manchas no visor amareladas, o que não é normal, os botões são pouco sensiveis, problemas com o GPS e além disto o botão de acesso rápido à Câmara fotográfica não responde facilmente. Além de que, a bateria não me dá para 24h mesmo com utilização normal ou mesmo abaixo do normal.
Tive de ir entregar o meu para reparação e agora estou sujeito a estar 1 mês à espera que ele regresse. Apesar de gostar muito do telemovel a verdade é que se passar dos 30 dias e se me devolverem o dinheiro estou na duvida se aceito ou não, mas estou tentado a aceitar e trocar. A ver vamos como vem da reparação ou troca, ainda não sei que vão fazer.
Cumps
Boas,
tenho esse aparelho desde o inicio de Março e tenho alguma dificuldade em concordar com esta review, não me dou conta de nenhuns amarelados nem de cores esbatidas, bem pelo contrario, o botão do power para mim foi apenas uma questão de hábito pois com a mesma mão que seguro o tlm uso o polegar e tenho bastante facilidade de o alcançar e utilizar, o GPS uso com imensa frequência (ligo-o sempre que saio de casa através do NFC) e nunca vi nenhum problema.
antes da primeira actualização realmente notei o lag entre menus mas agora está perfeito. o acesso rápido a câmara funciona sem problemas e permite captar momentos fotográficos até agora impossíveis. Quanto á expansão via SD Card, 30 GB de memoria interna é muito bom, não nos devemos esquecer que isto é um TLM, e não um PC!!!! Talvez as suas únicas fraquezas sejam mesmo o material da tampa traseira que se torna muito escorregadio com um pouco de suor nas mãos ou para mãos demasiado secas, e o tão badalado Android 4.0 ICS…
Resumindo, sendo já o meu 4º smarthphone [HTC Diamond, IPhone 3GS (que troquei passado 5 semanas por ser horroroso no interface, mas esta é só a minha opinião), HTC HD2,e este SONY XPERIA S] tenho a dizer que até agora é o melhor e mais adaptado a mim que já tive! 😉
P.S. – Experimentei agora no meu Bravia e funciona perfeitamente a função de controle remoto e servidor multimédia!!
Como eu posso conseguir este celular? A Sony te enviou ou vc compou?
Queria expor no meu blog testes
feitos por mim com esse modelo,
mas acho o preço salgado, se
tiver que comprar.
Boas. Finalmente chegou a actualização para o ICS! Acabei de actualizar o meu Xperia S e, para já, notam-se substanciais melhorias no sistema… várias novidades, design do ícones mais agradável, etc… Pena é que entratanto já saiu o Jelly Bean e logo logo o ICS vai passar a estar desactualizado…
Ola Bruno, boa tarde!
Será que me podias dizer como efectuas-te a actualização para o ICS? Eu quando ligo ao pc companion ele diz que não existe nenhuma actualização disponivel. Também já fui à actualização de software e sistema no próprio telemovel através de wi-fi e também não é apresentada nenhuma actualização disponivel.
Aproveito para colocar uma outra questão, que é o seguinte, se quiseres efectuar uma chamada video pela rede móvel que procedimento fazes? É que nas opções de chamada não aparece nada…
Cumps
Gil
Bom dia,
Quanto à actualização para o ICS, recebi uma notificação no PC Companion, a dizer que poderia haver uma actualização nova disponível para o telemóvel e para o ligar ao computador. Assim que o liguei, apareceu a nova actualização e foi só seguir as indicações. Demorou cerca de 10 minutos. Experimenta a ligar e a desligar o PC companion e a procurar várias vezes a actualização… ele às vezes não “apanha” logo as actualizações…
Quanto à chamada video, de facto, agora que falas nisso, fui ver e também não consigo lá chegar. Como não utilizo muito essa funcionalidade, nunca me preocupei, mas agora fiquei curioso sobre se o telemóvel a permite ou não. Vou investigar e se encontrar algo, coloco aqui,
Cumps,
Bom dia!:-)
Obrigado pela resposta, já estava a pensar que era muito noob com o Xperis S, lol. Ele tem de permitir fazer as videochamadas, agora como é que não sei. Quanto ao ICS vou ver se entretanto me aparece.
Cumps
A resposta do Sony Xperia Contact Center:
“In regards with your query 93250139 be informed tha tyou can not make videocalls with the Xperia S but you can make videochat using several applications like Google Chat, Skype, Viber among other apps that you can find at PlayStore.”
Ou seja, não dá para fazer video chamadas no telemóvel, mas podemos utilizar as aplicações que eles sugerem e outras existentes na Playstore para fazer videochat…
São muito bonitos esteticamente, mas já tive dois telemóveis xperia e a experiência não é nada recomendável. Dão inúmeros problemas. Não são nada fiáveis. Antes de caírem na asneira de comprar pesquisem por “sony xperia freezing and restart problems”. Se mandarem para a assistência técnica, voltam sempre com um relatório a mencionar problema não detectado. Se contactarem a sony portugal eles apoioam-se na opinião da assistência e mandam-vos passear com umas palavras bonitas. Resultado: Quando mais gastarem maior será o prejuízo.
Qual melhor telemovel Samsung SII ou Xperia S?
É possivel fazer video chamada no Xperia S??
Concordo plenamente com o Sr. José Fernandes (Oeiras).
Fiz ha volta de 60km + 60km de ida e volta a uma loja e comprei um X-peria e no dia seguinte fui passar as fotos pelo cabo de dados e reparei que não dava, no fim de semana seguinte torno a fazer mais estes km todos e só pedi que tivessem essas consideração de me trocarem o cabo, e mesmo de depois na própria loja confirmarem que o cabo tinha defeito, provavelmente de fabrico, claro e não me o trocaram, até hoje esta assim, pois essas, historias de ir há fábrica ja eu as conheço e ali mesmo vendo eu e as senhoras do atendimento, a situação do cabo, para mim foi só mesmo má vontade e gasta mais se quiseres, em relação ao equipamento já tive melhor. Mas a sensibilidade ao toque deixa muito a desejar……