No último trimestre de 2018, a Altice Portugal registou o quinto trimestre consecutivo de crescimento da sua base de clientes fixos no Segmento Consumo. Só no ano passado, a empresa chegou às 4,49 milhões de casas com cobertura de fibra óptica (+120 mil no 4T de 2018).
A empresa liderada por Alexandre Fonseca mantém a meta de cobrir o país com fibra até um total de 5,3 milhões de casas.
Cobertura 4G e 4G+ quase total
A infraestrutura de rede móvel atingiu a cobertura de 98,3% no 4G e de 74,6% no 4G+ em termos populacionais no final de 2018. Durante o ano de 2018, a Altice Portugal finalizou o projeto de modernização da rede móvel single-RAN, suportando o incremento global de clientes ligados e de tráfego de dados em 4G.
Altice atinge números recordes
Durante o ano 2018, a estratégia definida contribuiu para a obtenção de melhores resultados operacionais, levando a Empresa a atingir números recordes em termos de taxas de desligamento e de angariação de novos clientes. Este sólido crescimento da base de clientes traduziu-se numa inflexão da evolução da receita:
- No 4T 2018, a Receita Total da Altice Portugal voltou a crescer face ao trimestre anterior, +0,2% para 526 Milhões de euros
- As Receitas Combinadas provenientes dos negócios fixo e móvel dos Segmentos Consumo, Empresarial e Grossista cresceram +0,7% no 4T, em termos homólogos
- O Investimento (Capex) realizado no 4T 2018 foi de 120 Milhões de euros (vs. 133 milhões de euros no 4T de 2017), refletindo a aposta da Altice Portugal no nosso país
- O EBITDA ajustado da Altice Portugal fixou-se nos 199 Milhões de euros
Destaques Segmento Consumo
- O crescimento da base de clientes do serviço fixo no Segmento Consumo no 4T de 2018 face ao ano passado corresponde a adições líquidas de 8,4 mil (versus 6 mil no trimestre homólogo).
- A Altice Portugal capturou 40% do crescimento do mercado de Banda Larga Fixa e 55% do crescimento do mercado TV, no último trimestre do ano.
- As adições líquidas de clientes em fibra foram de 44,5 mil no 4T (vs. 43 mil no 4T 2017); em simultâneo, as tecnologias cobre e satélite perderam 36 mil clientes (vs. 37 mil em 2017); o peso da ofertas convergentes mantém a tendência de crescimento, em +3 p.p. face ao ano anterior, acrescentando clientes de maior valor.
- No 4T de 2018, a receita fixa do Segmento Consumo perdeu 0,3% face ao 3T e 2,4% face ao 4T de 2017. Em termos homólogos melhorou progressivamente de -3,5% no 3T e de – 5,4% no 2T.
- A base de clientes móveis pós-pagos do Segmento Consumo aumentou 32 mil no 4T (vs. 33 mil no 4T de 2017) suportada pelo investimento na rede e pela estratégia de convergência. Ou seja, a Altice Portugal capturou 51% do crescimento do mercado neste trimestre. Decorrente do movimento significativo de migrações de pré-pago para pós- pago, a base de clientes pré-pago diminuiu 76 mil no 4T (vs. perda de 102 mil no 4T de 2017).
- Genericamente, a receita móvel do Segmento Consumo aumentou 0,8% face ao trimestre anterior e 2,0% face ao 4T de 2017.
Principais lançamentos em 2018
Sofia: A nova e inteligente BOX 4k da MEO
No 1T de 2018 a empresa lançou a nova plataforma de TV, a SOFIA, que inclui um novo interface para o cliente e uma nova Set-top Box com gravador e sem fios. O interface para o cliente inclui novos conteúdos, maior personalização e velocidade mais elevada.
MEO By… uma oferta à medida do cliente
O MEO BY que garante uma experiência inteiramente digital ao permitir o cliente construir o seu pacote de serviços, e sem plano de fidelização.
my MEO – a sua área de cliente
Lançamento do MY MEO, uma ferramenta de self care e suporte digital. A nova área de clientes da MEO está muito mais intuitiva e muito melhor organizada. Os utilizadores podem agora aceder facilmente às suas faturas (que estão disponíveis durante 12 meses), podem consultar o PIN e o PUK do cartão, saber os consumos em tempo real, consultar e alterar a password da rede sem fios lá de casa, subscrever Internet adicional, acesso a passatempos, etc.
A Altice Portugal foi a primeira empresa a implementar a autenticação através de Chave Digital Móvel.