Alternativa à Wikipedia?
A nova enciclopédia on-line Citizendium quer responder a algumas das críticas que são apontadas à Wikipedia. Uma alternativa à popular enciclopédia on-line Wikipedia deverá surgir nas próximas semanas. O novo projecto, designado por Citizendium (http://citizendium.org) começará como uma cópia do conteúdo da Wikipedia, mas deverá evoluir com ferramentas de edição próprias. A principal novidade será a atribuição de um estatuto especial aos editores académicos e cientistas, distinto do dos demais colaboradores.
A Wikipedia ( http://www.wikipedia.org ) é uma enciclopédia multilingue disponível sem custos. É um dos mais proeminentes exemplos do conceito wiki: um tipo de sítio de Internet que permite aos visitantes criar, remover e modificar algum do conteúdo. Todas as entradas da Wikipedia são escritas de um modo cooperativo por voluntários. A filosofia wiki baseia-se mais na facilidade de corrigir erros do que na dificuldade em criá-los. É a comunidade de editores que detecta e corrige as incorrecções. Leia a notícia completa »
Este artigo tem mais de um ano
Puxa… Isso estava mesmo faltando… Um competidor… Só que isso meio que atrapalha o publico pois ele não vai saber por qual optar e além do mais, a maioria dos autores irá publicar suas matérias tanto num quanto no outro portal. Isso fará os dois terem praticamente as mesmas coisa, diferenciando apenas nos seus recursos próprios.
a concorrência sempre foi boa para o mercado 😉
Quando a concorrência é boa, tudo bem! Vamos esperar para ver.
Gosto do Wikipedia. O unico problema é q ele é tão aberto q algumas pessoas distorcem os artigos!
Felizmente eles estão combatendo muito bem isso!
Concorrer com a Wikipedia? Acho que o termo concorrência não se aplica muito bem neste caso porque a Wikipedia não vive de publicidade mas apenas de donativos.
Se essa nova enciclopédia vai ter estatutos especiais também não me parece ser um grande avanço porque hoje em dia, a Wikipedia tem um sistema de revisão que funciona sem haver a necessidade de “estatutos especiais”. Vejam por exemplo as páginas de discussão (quase tantas como as páginas de conteúdos) quando o conteúdo de um artigo é disputado.
A Wikipedia para além de ser livre, é democrática porque todos têm o mesmo estatuto. Parece que isso causa muitas comichões a muita boa gente ou porque se sentem “sábios” e os outros não são ou porque não gostam do termo democracia.
Quanto ao distorcer de artigos sinceramente já vários estudos mostram o contrário.
De qualquer forma quanto mais projectos tipo Wikipedia melhor. O que se pede é que sejam inovadores e tragam algo de novo senão serão meras cópias de algo muito bem feito e pensado.