Agricultura inteligente: os produtores podem finalmente descansar
A limitação de recursos naturais, as alterações climáticas e o aumento da população foram os principais fatores que motivaram a Bosch a entrar numa nova área de trabalho – a agricultura inteligente.
A conectividade, a tecnologia de sensores, a inteligência artificial e a robótica impulsionaram a investigação e o desenvolvimento de tecnologia capaz de fazer frente aos problemas agrícolas.
O sistema do sensor mede a temperatura e a humidade do solo
O sistema de sensores foi criado pela Deepfield Robotics, uma startup que pertence à Bosch. Os sensores desenvolvidos medem a quantidade de humidade no solo e informam o produtor se estes estiverem muito secos. Esta tecnologia mede também a temperatura e a humidade do ar e usa a informação para calcular a temperatura do termómetro de bolbo húmido.
Os agricultores podem definir os valores limite a partir do qual disparam alertas. Nesse caso, os agricultores podem remover os revestimentos para garantir que as plantas sensíveis estão devidamente ventiladas. Através dos registos de temperatura e humidade, os agricultores conseguem rastrear a informação e perceber se a plantação está a progredir sem problemas ou se existe o risco de mofo.
Soluções de agricultura desenvolvidas pela Bosch
A Bosch tem vindo a desenvolver soluções que pretendem dar resposta aos problemas dos agricultores, nomeadamente com os sistemas: Deepfield Connect; BoniRob;BoniRob e Weeding.
Deepfield Connect
O Deepfield Connect é uma app com ligação a sensores colocados no terreno que permite medir e avaliar a temperatura do solo a vários níveis. Esta tecnologia funciona através de sensores que medem a temperatura no montículo do solo. A caixa do sensor transmite os dados através da cloud para o smartphone dos produtores.
BoniRob
O BoniRob é uma plataforma robótica multiusos adaptável. Esta plataforma consegue examinar os solos a uma profundidade de 80cm, as suas câmeras e sofware permitem analisar e reconhecer de forma automática as plantações.
Deepfield 4D Scan
O Deepfield 4D Scan permite a fenotipagem de campo de alto rendimento, ou seja este sistema consegue fazer a análise minuciosa de tudo o que se passa no terreno, nomeadamente possíveis estragos nas folhas.
Weeding
Por último o sistema Weeding, é capaz de controlar de forma completamente automatizada as ervas daninhas para melhor proteção ambiental. Esta solução permite o tratamento seletivo de ervas daninhas com menos ou mesmo sem herbicidas, redução a carga de trabalho (em comparação com o controle manual de ervas daninhas) e diminuído a poluição e o impacto ambiental.
A Bosch está focada no desenvolvimento de tecnologia eficiente de sensores, nos procedimentos de análise inteligente e num sistema de pulverização seletiva.
Este artigo tem mais de um ano
Uma boa noticia. Obrigado Pedro
Só vejo 2 entraves:
– Preço, geralmente muito elevado, porque por vezes olha-se só para uma parte do sistema: por exemplo um robot custa €5000 (pode ser um custo aceitável para muitos agricultores) mas o resto do sistema, a sua manutenção, formação, actualização custam fortunas
– Suporte e assistência técnica são muito pobres nestas áreas
Mas pronto, isto tem de começar a mexer por algum lado
OK, ligação à Cloud Bosch, na maior parte dos terrenos nem acesso a internet tem devido à sua localização afastada dos centros urbanos.