Pplware

Tesla patenteia baterias mais seguras em caso de incêndio

Um dos grandes “medos” que se arrasta atrás do conceito de veículos elétricos é o medo da viatura se incendiar com origem num problema das baterias. As marcas sabem disso, estão atentas e não param de desenvolver mecanismos de segurança proativos.

A Tesla apresentou duas patentes que descrevem novos sistemas que aumentam a segurança das baterias antes de um incêndio, impedindo a sua disseminação e facilitando a extinção do fogo pelos bombeiros.


Baterias terão sistema melhorado antifogo

A Tesla apresentou duas novas patentes que descrevem dois sistemas para tornar as suas baterias de alta tensão mais seguras em caso de incêndio. As novas técnicas do construtor de veículos elétricos facilitam a libertação dos gases que se propagam através das células e ajudam os bombeiros a extinguir as chamas assim que for declarado.

A primeira patente descreve um sistema para facilitar a libertação de gases causados ​​pelas altas temperaturas, o que impede que o fogo se espalhe pelas restantes células. O segundo é um sistema para injetar um líquido para controlar a temperatura durante o incêndio.

Os casos de incêndios da bateria, quando há um acidente num carro elétrico, são muito raros em comparação com incêndios em veículos de combustão. Seja como for, a Tesla encontrou uma importante margem de melhoria com estas duas novas patentes.

 

Evitar a propagação do fogo entre as células

Quando a bateria de um veículo elétrico pega fogo, geralmente começa com uma ou várias células. As reações químicas que ocorrem libertam uma grande quantidade de energia que pode causar incêndio das células adjacentes.

Este efeito pode levar a uma reação em cadeia que pode durar horas. Felizmente, essa circunstância geralmente permite que os ocupantes do carro saiam em segurança. Mas há casos em que faz todo o sentido haver esta patente:

 

Pontos-chave para expelir os gases

A patente Tesla mostra um novo design da estrutura que alberga as células. Este novo desenho permite haver alguns “pontos fracos” na embalagem que são quebrados em caso de incêndio, permitindo que os gases sejam libertados, o que impede a propagação do incêndio a partir de células adjacentes.

Facilitar o trabalho dos bombeiros

A segunda patente refere-se ao momento em que o fogo está ativo. Devido à sua localização no piso do veículo, as baterias da Tesla são completamente seladas, para que nenhum fluido possa penetrar no interior.

Isso torna-se num inconveniente quando os bombeiros agem para apagar o fogo. Por esse motivo, a Tesla patenteou uma ferramenta de perfuração que permite injetar um líquido para controle térmico dentro da bateria.

 

Leia também:

Exit mobile version