A Policia Judiciária alerta – Utilização da Internet
A Polícia Judiciária tem identificado nos últimos dias um volume anormal de participações criminais referentes ao chamado "furto de identidade" de credenciais de acesso de programas de comunicação ponto-a-ponto e também de redes sociais. De posse destes elementos, os burlões que se têm feito passar por terceiros, induzem familiares e amigos em erro, com base numa história que faz referência a um caso de necessidade.
Em regra, são estes os passos:
- Um endereço electrónico de uma pessoa conhecida entra em comunicação por um "chat" ou por uma "rede social";
- O interlocutor afirma ter perdido os contactos telefónicos, ou o telemóvel, e informa que tem uma necessidade imediata de um empréstimo de um determinado montante, que, em regra, não é muito alto (entre 30 a 80 euros);
- Se a pessoa, no pressuposto de estar a falar com essa pessoa amiga, afirma poder ajudar, é-lhe comunicado pelo burlão um NIB, ou um código de pagamento de serviços com indicação do código da respectiva entidade;
Assim, a Polícia Judiciária ALERTA mais uma vez os utilizadores da INTERNET que devem usar senhas de acesso complexas, instalar e manter actualizados antí-vírus e a não ceder a este tipo de pedidos de ajuda sem confirmação pessoal com o pretenso visado.
Homepage: PJ
Este artigo tem mais de um ano
Como é que existem pessoas que ainda vão nestas cantigas…
Por isso tem de ser divulgado ao máximo o lado “oculto” da Internet, para que as pesssoas sejam alertadas e situações como esta evitadas.
nao é assim tao estranho…
cada vez q tens uma conversa privada cm uma pessoa pelo msn ou assim por acaso ligaslhe para confirmar se é mesmo ela q esta online?!
cumps
Mas há traços de escrita característicos de cada pessoa, com isso consegues identificar, alias quem bem directamente a pedir dinheiro e afins? Eu não cairia no engodo.
Dizes tu rapaz. Nunca digas nunca.
A isso é verdade mas com as fraudes que sabemos que existem ficamos em alerta como tal temos mais defesas.
Não acredito que as pessoas são enganadas tão facilmente.
Isso aconteceu com um amigo meu: recebi um email dele, num português altamente macarrónico, afirmando que estava em Londres com a família, que tinha sido roubado, que precisava de $$ para regressar, blá blá, blá blá…
É óbvio que o teor do mail era o melhor indicador da existência de fraude e a situação foi resolvida rapidamente. Concordo com o que dizem, é preciso ser um bocado “pato” para ir na cantiga. É mais eficaz ir enganar velhinhas na rua: “Olá, não se lembra de mim???” (…) 🙂
No entanto o pior desta história é que o acesso ilegal ao nosso email pode ter consequências muito graves caso o burlão o pretenda: milhares de pessoas têm grande parte da sua vida pessoal e profissional ligada de uma forma ou de outra ao email: e neste caso, quanto maior o período de tempo que demoramos a dar por ela, piores podem ser também as consequências.
Mudar a pass frequentemente, nunca usar a pass do email noutros locais e ter 2/3 endereços de mail para situações diferentes são as 3 regras básicas de segurança que aconselho regularmente aos meus formandos.
Por vezes quando se faz alertas deste tipo, focam mil e uma coisa, mas nunca o mais imoportante, que é consciencializar as pessoas dos perigos da Internet.
Normalmente diz-se:
Usa uma password complexa, actualiza o computador, instala um antivirus, etc..etc..
Mas o mais importante nunca fazem, que é mesmo alternar que o perigo é mesmo o tipo de informação e como nos expomos na Internet. De que vale um Antivirus se for vitima de Phishing? De que vale um sistema actualizado, se “expomos” a nossa vida de mão beijada em redes sociais? É que nem é preciso ser-se detective para saber metade da vida de alguém…
Onde em dia, só em redes sociais, e com a falicidade que as pessoas aceitam outras sem as conhecer, podem muito bem inventar um profile, e sacar informações vitais de qualquer um… (onde vive, local de trabalho, as horas de chega a casa.. etc…)
Ou seja, toda essa informação pode ser facilmente usada para fins prejudiciais. Se for ladrão, sabe que aquela pessoa não está em casa aquela hora… Se for pedofilo, sabe a escola que anda, onde vive, e quando tem os pais em casa… etc..etc..etc..
Ou seja, enquanto as pessoas não tiverem consciência destes perigos, de nada valem estes alertas… Muitos acham que estas atrás de um monitor é sinonimo de segurança. Outros pela “ignorância” acham que não tem mal e ninguém lhes pode fazer mal…
Se vissem a quantidade de relatórios existentes de casos de roubos e violações, devido a estas falhas… Isso é que sim, deveria ser divulgado, para as pessoas pensarem duas vezes antes de se exporem tanto. Tal como não vão a um shopping e gritam onde vivem, a que horas trabalham… e tudo o mais… deviam ter consciencia que atrás da Internet, estão milhões de utilizadores, de todas as formas e feitios e que podem estar a espiar alguém sem se este se aperceba.
Resumindo, a Internet mal usada é a maior ferramenta para vários tipos de crime.
Concordo a 100% com o que dizes-te!
Nem mais nem menos
ha pessoas inocentes, não o fazem por mal…
basta ver os AD’s que se usam… muita gente clica naquilo, sem ser por mal… afinal, nem todos sabem como funciona o mundo internet..
quanto a estas burlas, a dias aconteceu algo do genero e foi real, para mim foi facil acreditar pois tratava-se da minha namorada, pois foi assaltada em londres e ficou sem nada e nem o raio de consulado ou policia lá ajudaram… tive de transferir dinheiro para uma conta duvidosa, pagar a viagem de vinda e os gastos para o documento provisorio… enfim…