A nova cara do Google Plus
A rede social da Google arrancou em força e pretende destronar a sua rival. As batalhas têm sido ferozes e os utilizadores dividem-se entre o que cada uma tem de melhor para oferecer.
A Google tem investido muito do seu desenvolvimento a melhorar a usabilidade do Google Plus e a dotá-lo das ferramentas que entende serem as mais adequadas para a sua utilização. No seguimento desses desenvolvimentos foram hoje apresentadas mais novidades para todos os que usam o Google Plus.
O Google Plus está já perfeitamente integrado nos muitos serviços Google, estando lentamente a tornar-se o foco principal de todos estes. A Google pretende que esta seja a porta de entrada para o seu "mundo" e que daí passem a aceder a todos os serviços que disponibiliza.
Segundo números da própria Google, já mais de 170 milhões de pessoas activaram a sua conta Google Plus, fazendo desta um verdadeiro caso de sucesso.
Grande parte destes utilizadores fizeram esse upgrade apenas para terem acesso a mais serviços e novidades, mas foram ficando e acabam por usar o Google Plus como a sua rede social de eleição.
As novidades agora apresentadas pela Google pretendem focar-se principalmente na usabilidade e na melhoria desta rede.
Nova barra de atalhos
A primeira, e que chama mais à atenção é a disponibilização de uma barra lateral com os acessos a todas as principais funcionalidades do Google Plus.
Esta barra substitui os links que estavam disponíveis em cima e pode ser completamente customizada. Passam a poder subir ou descer itens dentro dessa barra, arrumando-os da forma que pretenderem e para que tenham acesso mais rápido aos que mais usam.
Algumas das entradas dessa barra dão acesso directo a algumas funções, o que facilita o acesso a elas. As que não usam podem ser facilmente movidas para a zona 'More' e aí ficam até necessitarem delas.
Vídeo 1 - Navigation Ribbon
Conversações melhoradas
Todos os conteúdos que partilham no Google Plus são os mais interessantes. A Google, ciente dessa importância, resolveu melhorar a forma como o fazem.
Assim, foi melhorada a apresentação dos vossos conteúdos, sendo estes mais ricos e com mais pormenor.
Vão ainda ter acesso aos conteúdos que os vossos círculos partilham de forma mais simples e mais optimizada.
Vídeo 2 - About Circles
Hangouts
Os hangouts, um pseudo serviço de videoconferência do Google Plus ganhou uma página própria. Aqui podem encontrar todos os convites que têm para os vossos hangouts, os públicos e privados.
Vão ainda estar disponíveis várias listas de hangouts que o Google Plus entende serem do vosso interesse.
Vídeo 3 - Fun with Hangouts
Nova página de entrada
E porque o Google Plus não é apenas a troca de conteúdos e de informação, a Google melhorou a página de entrada do Google Plus.
Será este o vosso ponto de entrada e é por isso importante que tenham aí toda a informação que necessitam e os vossos contactos para troca de mensagens instantâneas.
Está agora presente uma lista de contactos, onde podem iniciar as vossas conversações e ver os vossos contactos.
A própria página de edição do perfil foi alterada e também aí encontram novidades.
Vídeo 4 - Setup Your Profile
Todas estas novidades vão tornar esta rede social ainda mais apelativa. A Google apostou forte nela e está agora a começar a recolher os seus frutos.
Cada vez mais os utilizadores estão dentro dela e a partir dela fazem as suas partilhas com o mundo e com os seus círculos.
Vídeo 5 - Google+: There's more to expore
Aproveitamos a oportunidade para lançar o repto aos nossos leitores e indicar que a página do Pplware no Google Plus está à vossa espera neste endereço. Coloquem-nos nos vossos círculos e nós faremos o mesmo.
Homepage: Google Plus
Este artigo tem mais de um ano
Gostei bastante destas novas mudanças e continuo a achar o Google+ uma grande plataforma. A aplicação para Android, para mim é uma das melhoras no que toca a redes sociais (rápida e fluida). Espero mesmo que as pessoas mudem de vez para o Google+.
My place favorite. Nada apontar, seja de pouco pessoal ou não.
“Segundo números da própria Google, já mais de 170 milhões de pessoas activaram a sua conta Google Plus, fazendo desta um verdadeiro caso de sucesso.”
É vero. E porque é que, com fazem os moços do Fuçasbuk, não falam nunca em “utilizadores diários” ou “tempo gasto por utilizador”.
É que, desde há algum tempo que qualquer pessoa que crie uma conta Google só para ter Gmail, conta como uma “ativação de conta Google Plus”. E nem vou falar do truque logo no início que era obrigar as pessoas a criar uma conta no Google Plus para deixarem de receber e-mails do Google Plus.
Serei eu o único a preferir mais o G+ ao Facebook? É pena ainda haver poucos amigos com quem interagir.
‘Já semos dois…’
Agora anda aí é um mistério terrível por causa do espaço em branco que ficou… Para que raio será aquele espaço?
Somos 3!!
logo logo o pessoal, vai se mudando para o plus 😉
somos 4.
Tudo no G+ é simplesmente + do que qualquer “livro Cara” …
Somos 5. Apesar de já ter tido contacto no G+ acabei por desistir porque a malta só quer estar no Facebook. Assim send oestar em mais uma rede social para quê?
Deve ter a ver com a resolução. O Facebook também o tem dos lados, mas como esta centrado. Penso que vão acabar por fluir e preencher a 100%
Isso é verdade, mas não te ficas pela experiência social só com os amigos, há tantos outros que podes seguir.
Enquanto o pessoal não usar o G+, o interessante é interagir com páginas especializadas em notícias, tecnologia, cultura, etc.
Tivesse eu os meus amigos todos no plus e ja tinha abandonado o facebocas há muuito tempo..Está o plus cada vez melhor e o fb cada vez mais cheio de lixo++…Tenho dito…
Assim à primeira vista o G+ parece-me bem mais apelativo, agora. Espero que, desta forma, a Google aproveite a atitude imperdoável do Facebook de ter forçado as páginas de fãs a adoptarem a obesa e desorganizada “timeline”.
O unico problema do google plus neste momento passa pela massificação que o facebook já atingiu. Neste momento se quero marcar um jantar, uma actividade etc. opto sempre pelo facebook em deterimento do google+ porque é onde quase toda a gente tem perfil. Não sei se o google plus alguma vez chegará ao numero de utilizadores do facebook, mas enquanto isso não acontecer não me justifica manter um perfil do google plus onde só consigo interagir com um numero limitado de pessoas. Mas isto é só a minha opinião 🙂
nao precisas de manter, apenas deixa lá estar que nao ganha bulor uma vez que aos poucos será povoado…
Aquela primeira imagem, não deu tempo a actualizar o ícone de perfil!?
Já dizia Bill Gates em algo que li num livro (“Gestão Segundo Bill Gates”), mesmo que o produto não seja o mais acabado possível ser o primeiro a comercializar esse produto faz toda a diferença…
O Google Plus pode se tornar ou quiçá ate já seja melhor que o Facebook mas a grande falha foi o tempo que demoraram para abrir os olhos e entrar neste mercado.. Eu sinceramente não gostei do Google Plus desde o inicio, sei que o que aqui digo vai ser contestado, mas apareceu bastante tempo depois de o Facebook ser um sucesso total, esta atitude da Google foi quase “a e tal, aquilo rende façam um parecido” é verdade que pode ter os conceitos totalmente diferentes e muito mais vantagens apesar de eu não concordar é possível que para alguns a rede social da google ate seja melhor mas.. para já o Facebook chegou mais cedo ao mercado das redes sociais e nos próximos tempos é isso que vai determinar a preferência no entanto o futuro é incerto e sinceramente acho que com o dinamismo que aparenta o Facebook vai ser uma “guerra” dura para a Google virar o jogo, no entanto, são ambas empresas fantásticas e é difícil adivinhar o que acontecerá.
Caro amigo, concordo consigo e a teoria do Bill Gate, mas acho, ou tenho a certeza que hi5 foi uma bomba na altura, o fb simplesmente jogo pelo marketing e mexeu e mexe constantemente em novas ideias na plataforma que faz as pessoas utilizar-la como ferramenta de trabalho e nao só.
cumps
Gostei bastante da nova interface, simplista e muito eyecandy
Gostei tambem de uma comparação feita pelo utilizador Robin Jacobs que publicada no g+ entre o unity e a nova interface
https://lh4.googleusercontent.com/-DzcF8vmjles/T4W1ByX3LxI/AAAAAAAAApE/x3B3zhVqsCk/s903/unity+vs+googleplus.png
Fica a maior das porcarias num ecrã 1920×1080
Nem mais! Estava a experimentar em um ecrã menor e achei bem interessante, mas qdo vi em full HD estava cheio de espaços em branco!
O Google+ é a rede social feita das pessoas que gostam de estar sozinhas.
Queria escrever “a rede social feita para as pessoas que gostam de estar sozinhas”.
Eu gosto de estar sozinho … .
É a tua única objecção ao G+, ainda ter pouca gente? Já houve um tempo em que o Hi5 era mais popular que o Facebook, por exemplo.
então e aquela cena da cover foto, é mesmo à facebook.
eu tenho perfil, mas raramente ponho lá os pés… queria dizer o olhos 😛
Eu agora é que deixo mesmo de lá ir. Mudar a interface é matar quem já raramente utilizava aquilo.
Por acaso, entretanto, descobri um pormenor delicioso acerca do G+: ele encrava com o Google Chrome, frequentemente. A cada passo, o browser pergunta-me se eu quero desactivar a página ou esperar. Se optar por esperar, ele fica indefinidamente a tentar ler a página… Pelo contrário, não tive problemas com o Firefox. Se calhar este é o browser que os técnicos do Google Plus usam.
No Google+ não experimentei mas acontece o mesmo no Blogger (algumas incompatibilidades) e em outros produtos da Google. Acho, no mínimo, estranho…
A mim só me acontece quamdo há um objecto flash, num pc antigo em qualquer site. Mas há uma forma facil de desactivar o plugin do flash e só activar quando se clica em cima.
O Google Plus é uma rede social fantástica, no entanto, utilizadores registados é uma coisa, utilizadores diários é outra.
Pessoalmente, criei o Google Plus e tenho usado de vez em quando, mas não vou lá diáriamente – pois a falta de pessoal, aliado à falta de conectividade com os demais serviços torna a rede num “encargo”, se é que me consigo fazer entender.
Muitos amigos meus criaram conta – na altura de lançamento – e passadas uma ou duas semanas, nunca mais acederam… não creio que isso seja o retrato de “um caso de sucesso”.
E hoje em dia, basta ter um Gmail ou ter conta em qualquer serviço da Google que o tráfego nestes site “conta” como tráfego no Google+. Ou por acaso não observaram que logo abaixo das etiquetas habituais do Gmail há uma outra com seus círculos do G+? Sempre que interages com um serviço da Google, é contado como tráfego no Google+, já disse o Larry Page: “se você usa a função social em outros sites da Goggle (Busca, YouTube ou Google Play), você é contado como usuário ativo do Google+”. Esperto, não?
Não conheço ninguém com conta nessa espécie de rede social….
Minha página inicial do Google+ está cheia de posts de pessoas que não conheço! E tem uma etiqueta “Interessante no Google+”. Interessante para quem? O pior é que quando EU quis postar esse comentário recebi a frase: “Ocorreu um problema ao guardar a sua mensagem. Tente novamente.” Hehehehehe! E depois ainda perguntam porque eu não uso o Google+…
Espera lá que no Facebook não ocorrem erros… Não ocorrem poucos! Por exemplo, quem tiver o desprazer de administrar páginas de fãs no Facebook sabe perfeitamente o que é ver a página a recuar no tempo e perder a visibilidade dos novos posts e dos novos comentários, sem qualquer explicação. É que nem direito temos a uma mensagem “ocorreu um erro”. Deve ser por isso que no Facebook não ocorrem erros, eles nem sequer são identificados pelo sistema.
Quem falou aqui em Facebook? É outra bela b… Só entrei no G+ pq pensei que a Google teria um site com menos bugs, mas não é o caso. Mas o que eu relatei não é um bug, é uma política do G+, “enfiar” comentários “populares” na tua linha de tempo. Se uma das premissas de uma rede social fechada é podermos escolher quem vemos e quem nos pode ver essa política é um desvirtuamento total, não?
E podes escolher. Lá porque não exploras o site não quer dizer que ele seja mau. Tu podes escolher exactamente a quantidade de posts que aparecem no teu mural que o Google define como “hot” se não quiseres nenhum não aparece nenhum. Abre a pestana.
O G+ é uma plataforma em que tens a possibilidade conhecer pessoas que partilham interesses de uma forma muito simples. Se tu achas que não existe nada interessante para ti no G+ então é porque realmente não o deves utilizar. Felizmente és livre de o fazer. Mas antes de o fazer convém experimentar realmente.
O Google + é um fiasco tão grande como o serviço de email do facebook. Não é por ser mau, é porque teve pouca adesão (efectiva). As pessoas não querem / não podem alimentar mais do que uma rede social e a “norma” é fazê-lo no facebook. A google vai queimando recursos numa guerra que nunca ganhará… Em termos de interface e facilidade de utilização o Facebook é o pior serviço de redes sociais que experimentei. O da Microsoft era 10x mais intuito.. Mas isso não basta.
“Em termos de interface e facilidade de utilização o Facebook é o pior serviço de redes sociais que experimentei.”
+1
E no entanto está lá toda a agente (aqueles que usam)…
Este comentário merece 200 milhões de likes.
É precisamente esse o problema, as pessoas criticam, falam mal do Timeline, falam mal da interface, etc, mas não largam o Facebook.
O Zuck neste momento pouco se importa com os gostos dos utilizadores, ele sabe que mesmo que as novas ferramentas não agradem a maioria deles ou mesmo os problemas graves de segurança, eles vão permanecer na rede social.
Vão permanecer, claro que vão. Até ao dia em que deixarem de permanecer, como aconteceu com o IRC, o MSN, o Hi5, etc.
Não vejo o teu “Like”. Onde está? 😉
Dependerá sempre de nós próprios o que usar e como usar. Depois não reclamem se partilharam o que não deviam para não ficarem com dor de corno. E se ficarem azar…
Mas que andam umas mulas bem jeitosas no FB isso andam…
Eu acho o Google+ como um serviço ainda com grane margem de progresso. Mas com o tempo será sem dúvida melhor.
Já existem diversos modos de corrigir o espaço branco.
Podem ver no meu perfil em
gplus.to/tonybsilva
Bem, tenho a dizer que com estes melhoramentos estou a pensar seriamente dar uma segunda oportunidade ao G+.
Tenho conta, mas deixei de usar porque não trazia nada de suficientemente inovador para me atrair (visto que praticamente ainda não tem gente).
Atenção: conversações não é o mesmo que conversas! É quase mas não é a mesma coisa.
Pronto é um erro daqueles fáceis de fazer mas divertido de encontrar!