A maior foto interior alguma vez tirada…
Existem recordes que apenas o avançar da tecnologia permitem ser quebrados. O exemplo que hoje vos trazemos representa uma evolução grande e acima de tudo um trabalho de precisão e de paciência. Foi criada a maior foto até hoje criada num ambiente interior, ou seja, dentro de um espaço fechado.
A fotografia em causa foi tirada na biblioteca do mosteiro Strahov, construído no século XVIII, na cidade de Praga, na República Checa. É uma foto de 360º, que nos permite termos uma imagem da totalidade da sala e que tem um grau de detalhe nunca visto até hoje.
O seu grau de detalhe é da tal forma grande que os pormenores a que temos acesso, apenas são comparáveis a estarmos dentro do espaço da biblioteca e aproximando-nos para ver o que pretendemos com detalhe.
Esta foto, que na verdade é composta por várias centenas de diferentes fotos do mesmo local, foi tirada por Jeffrey Martin, que é um dos fundadores do site 36ocities, e que é especializado na apresentação de fotos deste tipo. A criação desta foto demorou 5 dias e o seu autor foi ajudado por um robot que tratou do processo de recolha das diferentes fotos e que guiou a máquina por forma a esta captar todos os locais do espaço. Depois deste processo foi ainda gasto mais um dia a tratar da pos-produção e da correcção de cor e de exposição.
O programa que foi usado para unir os mais de 2 milhares de fotos recolhidas, demorou cerca de 130 horas a processar todo o processo e o autor tem ainda de verificar todas as zonas para descobrir eventuais erros e problemas.
Eis alguns factos interessantes sobre a fot que podem ver e descobrir: 40 gigapixels (40.000 megapixels); 280.000 x 140.000 pixels; composta pela união de 2947 imagens; foi usada uma Canon 550D e uma lente de 200mm; para ser impressa necessite de uma área de 23m x 11m; o tamanho do seu ficheiros corresponde a 280GB; foi cortada em 85.000 peças para apresentação na Internet.
Para terem uma ideia aproximada do grau de detalhe que esta foto tem, podem ver o vídeo abaixo e vão com certeza ficar com uma ideia bastante aproximada do que podem encontrar na página onde ela está disponível. O detalhe é fantastico e conseguimos ver pormenores nunca imaginados.
Atrevam-se a aceder à página onde está disponível esta foto e naveguem nela. Tentem fazer o zoom máximo e atentem ao detalhe que conseguem ter. Vão conseguir ler os títulos dos muitos livros que se encontram nas diferentes prateleiras, verificar a qualidade das encadernações e os pormenores do mobiliário.
Homepage: A maior foto interior
Homepage: 360 cities
Este artigo tem mais de um ano
Incrivel!!!!
Brutal…
Amazing…
Muito Bom!
De facto está algo do outro mundo, inimaginável.
Só duas observações, lê-se 360cities e não 369cities algures durante o corpo da mensagem e não “máquina pode forma” mas sim “máquina por forma”
Um erro grosseiro nas pernas dos turistas que espreitam a sala… Um foto como esta deveria ser tirada sem a presença humana ou outros elementos que se movam…
Bem visto 😀 Já estive naquela porta, mas as pernas cortadas não são minhas.
Esta biblioteca foi criada com o que sobrava de outras, de conventos que foram destruídos – as guerras religiosas/políticas foram violentas no que é agora a República Checa.
Incrível foto!
– Você tem razão, coisa feia uma foto tão rara, com erro tão bobo como esse das pernas cortadas.
Parecem de fantasmas!
– Quem sabe não são?
369cities? lol
Eu diria mais.. Suberbo e notável!
Algumas fotografias espectaculares do fotógrafo António Chaves, que se dedica a este tipo de fotografia:
http://www.antoniochaves.com/fotografia-360/
Vejam em fullscreen!
Muito bom
óptimo!
duvido que esta foto rode de uma forma
fluida no meu pc…
Simplesmente fantástico!!! 🙂
Espetacular realmente!!!!
Obrigado Pedro!
Brutal. Queria aquela Canon. 🙂
Boas alguem me pode explicar como é k posso criar fotos destas???
Com que programa, etc…
vou querer este tipo de foto no batizado do meu filho!
Incrível mesmo.
Trabalhos muito bons…
Já agora, aproveito para acrescentar que dentro de 2 meses o Jeffrey Martin vem cá a Portugal dar uma palestra na conferência internacional de fotografia panorâmica Palmela 2011:
http://www.palmela2011.com/featured/jeffrey-martin-the-360cities-community