A guerra dos Browsers a nível planetário – Janeiro/2012
Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM
O primeiro mês do ano de 2012 já passou e é altura de conhecer os respectivos dados da preferência dos internautas a nível mundial. Mais uma vez tendência continua: já que o planeta está a ser desflorestado, os internautas compensam invadindo o globo de verde... do Google Chrome!...
Para além de mais 8 países, alguns grandinhos, como o Viet Nam ou Marrocos, o mapa tornou-se muito mais verde com a adesão da Rússia ao Chrome, pois apesar de ser apenas o 7º maior país em trânsito de Internet é sem dúvida o maior em extensão.
Na parte superior do mapa podem encontrar um novo botão que abre um gráfico, na continuação do já apresentado no mês passado, onde se pode apreciar a queda brutal que teve o Firefox, menos 10 países, quase todos a caírem para o lado do Browser da Google.
Na novela Kyrgyzstão a balança voltou a cair para o Chrome e, pelo andar da carruagem, já em Fevereiro palpita-me que desta é para aguentar uns tempos.
Para visualizar o mapa referente a Janeiro/2012 clique na imagem abaixo.
Mapas anteriores:
Mas as novidades não ficam por aqui. A partir de agora será fornecido um 2º mapa com a distribuição das versões dos Browsers mais utilizadas. Aqui, é que a revolução verde está imparável, pois a Google com a sua política de actualizações automáticas, a qual se fala que irá ser imitada pelos seus concorrentes, permite agrupar a maioria dos seus utilizadores na versão mais actual, enquanto que nos outros Browsers os utilizadores espalham-se pelas diversas versões.
É do conhecimento geral, para mal dos pecados dos Web Designers, da incapacidade da Microsoft em conseguir que os seus utilizadores actualizem os Browsers, só que é constrangedor ver o resultado da política de actualizações rápidas do Firefox, em que os Internautas não têm capacidade para se actualizarem, ficando espalhados por mais de meia dúzia de versões.
Tudo isto, e muito mais, se pode apreciar no mapa, em que o Firefox, com 15 lideranças não chega a 10% do total. Já o Chrome com 98, ultrapassa os 50%, ficando-se o Internet Explorer pelas 64 lideranças. O Opera lidera em 4 países, sensivelmente a sua cota de mercado. O Safari, apesar de ter uma cota razoável não consegue nenhuma liderança.
Convém esclarecer que este mapa não tem a acuidade do outro, sendo os resultados mais aleatórios, pois como o resultado é a média mensal e caso a versão mude nesse mês os resultados são divididos por pelo menos 2 versões. O caso é mais gritante no Firefox, em que aliando a saída de versões a cada 6 semanas à lenta renovação das mesmas pelos utilizadores, nunca acontece que uma das mais recentes versões consiga estar no máximo um mês inteiro.
Para visualizar o mapa de versões referente a Janeiro/2012 clique na imagem abaixo.
Stat Counter
Artigos relacionados:
- A guerra dos Browsers a nível planetário – Dezembro/2011
- A guerra dos Browsers a nível planetário – Novembro/2011
- A guerra dos Browsers a nível planetário – Outubro/2011
- A guerra dos Browsers a nível planetário – Setembro/2011
- Benchmark a browsers! Qual o melhor?
- Acompanhe a evolução dos browsers
- Comparação: O Futuro dos Web Browsers
- Comparação: O Futuro dos Web Browsers – V2
Este artigo tem mais de um ano
Desde que comecei a usar o Chrome nunca mais voltei ao Firefox.
É mesmo muito mais rápido e menos consumidor de memória!
Eu também! E não percebo como é que ainda há quem prefira o IE ao Chrome ou mesmo ao Firefox!
Isso já não é tão indiscutível como era dantes, o firefox já tem uma gestão de memória muito boa actualmente.
Em termos de rapidez concordo que o chrome seja mais rápido e mais fluído.
Porque em termos cooperativos é que o oferece melhores garantias de compatibilidade. Estou a falar de aspx, interfaces RICA, etc. Não é que os outros não tenham, mas é menos uma dor de cabeça para os departamentos de informática. Quando existem numa grande empresa várias apps de empresas diferentes a funcionarem sobre um browser é lógico uniformizarem sobre um únicoe e naque mais presente no mercado e mais estável (que sofre menos atualizações). Por exemplo, apesar de todos conhecermos as vulnerabilidades do IE6, ainda é muito usado em muitas empresas, porque troca-lo implica também rever as paginas cooperativas das empresas externas.
E claro muita gente está-se borrifando para o que é um browser. Simplesmente é aquele programa para acederem à net. Para eles o importante é o conteúdo da net, não o browswer
A maioria que usa o IE são utilizadores pouco conhecedores de informática… e usam o que estiver instalado por defeito no windows… Ou seja, creio que entre quem sabe e usa a internet diáriamente nunca usa o IE… e quem estiver ainda mais informado destas coisas… também já não usa o Firefox, já passou para o Chrome! abc
Eu uso o IE9 por opção e falta de informação tem a tua tia de certeza. Tu tens de certeza falta de inteligência.
Tem calma Luís o ya, refere a maioria, claro que há pessoas que utilizam por opção, mas quem tem conhecimento tem o IE sempre actualzado, muitos usam o que está IE 7 ou ainda o IE 6.
Sou Eng. Informático e na empresa onde estou somos livres para escolher na nossa máquina, e o pessoal ou está no firefox ou no Chrome, ninguém usa o IE, só para testes, e isso é outra questão.
O uso do IE por tanta gente não é uma decisão das pessoas mas sim uma consequência de vir instalado por default no windows, e muitas pessoas não sabem (acreditem que isto acontece) que existem alternativas.
Eu uso o IE9 por opção e prefiro mil vezes a qualquer outro
X2
@Eduardo Nada a ver, porque nos sistemas baseados em Linux vem o FF então quer dizer que as pessoas também são obrigadas a usar o FF? Se formos a pensar assim, assim como existe o Windows N, teria de haver, um Linux N sem FF integrado e um Mac OS N. sem Safari integrado, se a Microsoft é obrigada a retirar em versão o IE outros sistema teriam de fazer o mesmo, com os seus default browsers.
Acho que não fui claro. Eu não estou aqui a falar bem ou mal do IE, eu pessoalmente não o uso há talvez mais de 7/8 anos, mas são opções pessoais… No meu comentário também não referi que os utilizadores windows são obrigadas a usar IE! Eu referi-me ao facto de que há muitos utilizadores windows que simplesmente usam o browser default do windows, e não procuram alternativas, ou muitas vezes nem sabem ou querem saber das alternativas… E como a maioria dos utilizadores de computadores é ainda Windows, onde o browser default é IE, temos este tipo de estatisticas, onde o IE tem uma percentagem tão grande de utilizadores. Obviamente, as coisas começam a mudar, e há mais pessoas a procurar alternativas…
Eu não estou a falar dos sistemas Linux/Mac OS… nem sequer da questão de as pessoas terem de usar o browser default…
Mas se discordam, que motivos pensam existir para que o IE tenha ainda uma percentagem tão grande do mercado?
Eu também, nunca mais voltei à raposa 😀
Off Topic
vejam:
http://www.rtp.pt/icmblogs/rtp/estadositio/?k=Antena3-com-aplicacao-para-Android.rtp&post=38094
Chrome e um bom browser, mas todo o seu sucesso e devido ao que o google gasta com publicidade.. se não fosse toda essa publicidade ele não passaria de um Opera da vida.
@manuel ,
Mais uma aplicação feita em Portugal , obrigado pela dica , já está instalada .
Cumprimentos
Serva
Boa tarde ,
Off topic , já saio o novo Chakra 2012.04 , é o primeiro SO Linux com a interface KDE a trazer já o Kernel 3.2 e o KDE 4.8 .
Cumprimentos
Serva
Boas amigo Vítor!
Nova versão do Firefox (10.0.1) para download em:
http://www.mozilla.org/pt-PT/firefox/fx/
Abraço.
Jorge Salvador.
Boa tarde ,
Desta vez foi muito rápido que esta nova versão ficou disponível nos repositórios oficias para download , instalei a minutos , uma das coisas que verifiquei logo foi a rapidez de abertura do browser , muito mais rápido que a 10 , depois agora as actualizações do irefox já têm o incomodo de cada vez que se actualizava a versão as extensões não eram compatíveis , agora funciona tudo muito bem , concorrência a quanto obrigas , embora utilizador dos 2 browsers Chromiun e Firefox , eu ainda prefiro o Firefox , apesar de estar convencido que o Chrome vai canibalizar o Firefox e todos os outros .
Cumprimentos
Serva
Errata ” deve de se ler as actualizações já não têm o incomodo ” e claro estou a falar do Linux quando me refiro aos repositórios oficiais .
As minhas desculpas
Serva
Para mim os 5 melhores browsers são:
1 – Mozilla Firefox
2 – Google Chrome
3 – Opera
4 – Avant Browser
2 – Safari
*5 – Safari
Para mim os 5 melhores browsers são:
1 – Google Chrome
2 – IE
3 – Opera
4 – Firefox
…
Fim – Safari
A mozilla que não se mecha… daqui a uns tempos desaparece do mapa.
E chega-se à conclusão que o Safari só é usado nas fronteiras…
Porquê ? Os mobile browsers não contam ?
http://netmarketshare.com/browser-market-share.aspx?qprid=1&qpcustomb=1
Os browsers baseados no WebKit – o Chrome (e, em parte o Safari) no Desktop, o Safari no iOS a que se vai juntar o Chrome no Android (e iOS) estão a dominar rapidamente a web.
Dentro de dias vai poder ver mapas idênticos a estes mas para OS mobile e Mobile browsers, para veres que ainda não dominam.
A questão já não é se o WebKit – para desktop e mobile – vai dominar e os restantes browsers passam a ser irrelevantes. Isso já não há dúvidas. A única questão é quando.
De facto WebKit vai dominar a web.
Está-se a caminho de uma situação pior do que quando era o IE.
http://news.cnet.com/8301-30685_3-57373764-264/w3c-co-chair-apple-google-power-causing-open-web-crisis/
Eu digo que se o Opera fosse da google era o browser mais usado do mercado.
Eu, da minha parte, prefiro o Firefox
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
O Chrome continua a fritar o CPU… uma pena, pois é um browser fantástico.
Desde que experimentei o Palemoon, deixei de usar tanto o Chrome… para mim, o Palemoon é a junção do melhor dos dois mundos: a compatibilidade, variedade de extensões e estabilidade do Firefox, aliados à performance do Chrome 🙂
Experimentei o Pale Moon e é tão parecido com o Firefox 9 que os contadores do meu site o identificam como tal.
Fiz-lhe alguns testes rápidos e confirma-se que consegue melhor resultados que o Firefox,mas para as estatísticas esse browser é Firefox.
Eu usei Chrome durante 2 semanas e de facto é um excelente browser.
Mas eu não quero que a Google recolha informações sobre o que tenho e o que faço… quero deixar de ser ingenuo.
Não tenho nada a esconder, mas a ultima revisão da Politica de Privacidade da Google assusta.
Já convivo com o firefox à mais de 1 década e estou para continuar.
Acho que vale a pena ressaltar que não da pra confiar inteiramente a alma de um só navegador por enquanto, a muito que se melhorar no decorrer de? “sempre” .
Já agora para quem não está a par e quer mais informação do desenvolvimento do FireFox. Aqui fica o link do Roadmap 2012.
https://wiki.mozilla.org/Firefox/Roadmap
Eu sou fanboy do FireFox.. mas está a disiludir-me cada vez mais com grandes bugs.. mas as extensoes dele são unicas e ótimas que nem o chrome consegue igualar, tens extensoes parecidas mas não tem o toque de classe que tem o FF.. Firefox TO DEATH…ahahah 😀
Bom trabalho pplware
De regresso ao Firefox 10. O “Cromo” fica para o desenrrasca…
Qual o browser e email europeu que seja equivalente ao Internet Explorer da Microsoft e conta email da Google?
É a altura para boicotarmos o que seja amaricanu!