PplWare Mobile

4G estará presente em mais 480 freguesias portuguesas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. João Reis says:

    Uso numa aldeia, Huawei E390s-2, é so meter o simcard dentro,não precisamos da pen da operadora que chateia porque acaba por não funcionar ligada a um router.

    Recomendo até porque podem meter 2 antenas exteriores ligadas ao router, uma na vertical outra na horizontal pois o 4G usa 2 antenas sempre. Com 1 já me safo optimamente, com 2 chegava aos 50mbs facilmente.

    • João Reis says:

      Adeus ADSL, é garantido que ficam mais bem serviços com o 4G actual.

      Uma coisa que perdemos para o ADSL mas pouco, PING. Só serve para jogos online em que requer latência, tempos de resposta rápidos. De resto, é sempre a abrir 40 Megas por seg numa aldeia.

      • viperbruno says:

        E o traffic sharing powered by WoW como é que fica? lol diz adeus ao adsl quando a unica alternativa 4G “ilimitada” é a da Optimus que se vai fundir, só por acaso com a Zon, e que deixa clientes empresariais mais que uma vez num mês sem comunicações só porque há erros na central? Foi para rir essa concerteza…

        • Fxt says:

          Não troco o meu adsl de 3Mb pelo 4G da WoW isso tenho a certeza.

          Gostava era de ver a Pt a fazer uma coisa parecida como a WoW

          • Pedro says:

            Tenho WoW, apanho 4G na minha aldeia, 4 “traços” em 5.

            Não sofro de PUR nem de Traffic Shaping.

          • Theboice says:

            Pois eu troquei logo no 1º dia da WOW e não estou nada arrependido, deixei de estar aos 15 minutos sem net de 5 em 5 adeus PT,, CHUUUULLOOOOSSSSS:::..

    • Lucas Silva says:

      Onde adquiriste o teu Huawei E390s-2… Estou interessado em adquirir um para poder ter 4G partilhado em minha cada …

  2. Vítor Sousa says:

    Isto não é totalmente verdade. Eu uso um dispositivo de internet móvel, o da WOW, que é da Optimus, e tenho cobertura 4G na minha zona que é Esposende, pertence ao distrito de Braga.

  3. Serginho M says:

    No Porto, nem ver o 4G! Sou da Maia e segundo dados da Vodafone, aqui tem 4G, grande mentira! Nem Maia, nem Matosinhos, nem Povoa do Varzim, nem Santo Tirso. Em todos os conselhos do distrito do Porto que testei, não apanhei 4G em lado nenhum. Pelo menos a Vodafone, anda a promover produtos que não existem. Já agora, tenho um Lumia 820 e cartão 4G.

  4. Serginho M says:

    Na maioria das cidades em Portugal, nem o 3G apanhamos, quanto mais o 4G. É só enganar cégos… A maioria dos serviços prestados em Portugal, metem-me nojo.

  5. Diogo R. says:

    4G? Ainda estou a espera de net adsl2+ a 12MB e falam de fibra e LTE 🙁

  6. matriciosa says:

    Ficava mais contente se fosse fibra óptica, pois esta duvido que chegue a qualquer aldeia

  7. fran says:

    engraçado, gostava que alguem entendido me explicasse uma coisa.

    tenho iphone5 com cartao 4g e não apanho 4g em minha casa.
    mas com uma pen 4g da vodafone já apanho!!
    e o router WOW da optimus tb apanho 4g!!

    no iphone é que nao…

    mas se for para a zona da foz do porto, ja apanho 4g/lte…

    qual a explicação para isto?

  8. Nuno Nunes says:

    Onde moro ainda nem 3G e na lista aparece a minha freguesia :S

  9. Antero Pires says:

    Curioso que no caso de Vale Longo e Rapoula do Côa (ambas do Concelho do Sabugal, Guarda), freguesias que conheço prefeitamente exitem duas questões que convêm analisar:

    1 – Nessa zona a faixa dos 800 Mhz está de momento saturada de canais da TDT Espanhola com os canais 61, 63, 65 e 68 ocupados com emissões, e não se prevê que mudem tão cedo visto que as frequências novas, atribuídas em 2010, ainda não foram activadas nesta zona do lado de lá…

    2 – Vale Longo, como freguesia, vai juntar-se com Seixo do Côa e ambas passam a formar uma única freguesia. Seixo do Côa não figura da lista da Anacom. Como é que as operadoras vão proceder nestes casos?

    • Mica says:

      Boas,
      pelo que sei, a mudança por parte das entidades espanholas, nao prevêm mudar nada por enquanto. Aqui na nossa zona, o sinal de 4G vai ser dificil de implementar por causa dessa mesma sobreposição.

      Quanto à implementação, não sei se existe algum tipo de antena colocado já por ai. caso haja, o mais provável é que seja colocado um emissor que faz praticamente a mesma zona de cobertura que existe.
      Caso contrário, devem ser implementados apenas emissores para a localidade.

      Aqui para os lados da Raia, o dos Fóios deve fazer umas quantas aldeias em redor, pelo menos é o que está previsto.

      Cumps

  10. O SE NÂO DO 4G says:

    O SE NÂO DO 4G

    “a “XPTO” poderá aplicar uma política de utilização responsável a todos os clientes que excedam 15GB de utilização mensal, reduzindo a sua velocidade até ao final desse mês para 128kbps.”

    Todas elas tem la escrito isto

    • Tiago Oliveira says:

      posso te garantir que essa politica de utilizacao responsavel é só para tarifarios 3g.sou comercial optimus negocios e em 4g nao existe actualmente nenhuma politica de utilizacao reaponsavel.pelo menos para empresarial.mas penso que em particulares será identico

    • Xl says:

      A Optimus não aplica essa regra imposta pela anacom, que só visa beneficiar a adsl.

      • Carlos says:

        “que só visa beneficiar a adsl.”

        que só visa beneficiar a PT.

        FTFY

      • Rui Pedro™ says:

        Essa regra não é imposta pela ANACOM.
        A ANACOM sugere uma uma regra para a utilização responsável. Mas, não expecifica valores limites de trafego nem de velocidades. As operadoras é que optaram por essa regra.

    • alves says:

      Pois a Bosta da tmn aplica essa regra, uma vergonha! tenho internet 4g unlimited e a meio do mes, do nada regressei 10 anos atrás no tempo com uma net inacreditavelmente lenta, nem um video no youtube consigo ver, é uma vergonha e o mais grave é que é permitido a estas empresas fazerem o que querem e gozarem na cara dos utilizadores sem qualquer problema, onde um gajo paga um balúrdio por net que é anunciada como sem limites e depois reduzem-me a velocidade porque lhes é conveniente..

  11. R!cardo says:

    Gosto da noticia mas, 4G com PUR não obrigado.

  12. Henrique Manuel Seabra Benzinho Matos says:

    Adoro ler estas noticias, depois lembro-me que na minha aldeia, distrito de Leiria, nem rede há (Vodafone). É mesmo para rir.

  13. Diogo Nunes says:

    E a Ilha da Madeira? Só os Açores é que têm direito a 4G?

  14. Rui says:

    Portugal já teve cerca de 5000 freguesias, este ano com a reforma administrativa, passamos a ter 3.091 freguesias. Lendo a notícia ficamos a saber que a Anacom vai obrigar as operadoras a cobrir com 4G menos de 1/6 das freguesias do país?!?

    Concordo e assino por baixo do que já disseram aqui, eu dava-me feliz se tivesse cobertura 3G sem ter de meter o modem fora da janela (e não moro numa terra isolada)!

    Em relação à internet por cabo/fibra, trabalho no centro de um concelho deste país, com 3 linhas ADSL (juntas) com um débito máximo de 3 x 16 mega para download e 3 x 1 mega de upload…. A realidade (as linhas são monitorizadas todos os minutos do dia) detecta apenas 2 mega no total de linhas que deveriam em conjunto debitar 48 mega para downloads e temos uns incríveis 56kbps de uploads! Parabéns PT pela qualidade de serviço!

    A fibra ainda não chegou…. Em relação ao 4 G, quando me ligam das operadoras a perguntar se quero aderir a uma rede 4G, só não insulto o operador porque sei que está a fazer o seu trabalho….

  15. M4rci0 says:

    O problema não é tanto as velocidades que já se conseguem obter, mas sim, as PUR ou Política de Utilização Responsável que são aplicadas…
    Para que interessa pagar ≃ 50€ se a velocidade fica a quase 0 mbps quando se consome 15GB!?

  16. Rui Palmeira says:

    é o 4G e a fibra que cobre 99% do país.

    /ironia.

  17. Ary says:

    Exactamente. Cobertura 4G com a PUR, é a mesma coisa que ter um Ferrari e ter que ficar na garagem.
    Sinceramente não vejo vantagem do 4G com as limitações actuais.

  18. Tiago Leitão says:

    Digam-me uma coisa, a minha freguesia vai ser abrangida por esta fase, esta inserida nessa lista, no entanto a minha duvida prende-se com a rede 2/3g…
    No caso concreto, é a TMN que ficou adjudicada à minha freguesia, e rede 2/3g muito mal se apanha em alguns sitios..
    Com o 4g vai melhorar a recepção de 2/3g?
    Ou só vai ser unicamente colocada “envio” de 4g?

  19. JMCS says:

    4G? Não obrigado! Mas o SAMSUNG veio infectado da TMN!

  20. Tiago Oliveira says:

    no conselho de aveiro cerca de 95% esta coberto com 4g da optimus.ilhavo cerca de 90%.

    como espliquei anteriomente. no 4g empresarial da optimus nao existe pur actualmente, so nos tarifarios 3g. penso que nos tarifarios particulares optimus tambem nao mas poderei tentar saber.

    se alguem quiser posso tentar saber a cobertura na vossa zona.so preciso do codigo postal.

    • Gostava de saber como chegas lá com o código postal. Esses meios são tão fiáveis como prever o tempo para daqui a dois anos. A minha zona, uma grande aldeia do conselho de vila do conde supostamente teria 4g optimus e a realidade é que apenas em 20% da freguesia temos 4g. O resto pertencente ao mesmo código postal, não tem nada, tem um 3g manhoso. E bonito é quando os putos chegam a casa da escola e ligam as pens do e-escolas, ai é que a rede fica linda de se ver. Enfim….. quero fibra e adsl 24Mb para contrapor com os 2Mb que tenho de adsl, porque serviços via rádio, não me convencem.

    • Leopardo says:

      Nos tarifários particulares da NOS também não existe PUR

  21. Hugo says:

    Para rir, só pode. Moro relativamente perto de Lisboa,e na minha zona, 3G só na janela e mal, quanto mais 4G! Se melhorassem as infraestruturas actuais de ADSL, onde é vergonhoso que na minha zona, a PT só garante 7Mb de velocidade e linha instável. Fibra é uma miragem..

  22. AndreFSantos says:

    eheh mais temos 4G!!

    Mas a Tv que devia ser gratuita (ou não ja que pagamos todos os meses na conta da luz, aquela a quem o 4G roubou a ferquencia e chama-se agora TDT) está uma shit e ninguém se importa com isso, vamos censurar mais um pouco…

    Existe senhores a facturar às nossas custas e vocês nem reclama A grande Portugal! Para que 4G se nem 3G existe? querem força às novidades para ganhar mais uns trocos e nem actualizam o preço dos serviços antigos, ADSL está ao mesmo preço da fibra porque? abram os olha e parem de ser roubados.

  23. Diogo says:

    Aqui na zona de Viana do Castelo já testei várias vezes o 4G num Note II e funcionava muito bem.
    Só consegui aceder ao 4G na rua e só em alguns locais.

  24. sdfsdf says:

    a maioria das freqguesias nem tem 3g quanto mais 4g tomem juiso. reduzam mas é o preço das comunicaçoes e melhorem os serviços.

  25. Pedro says:

    A zona de Sever do Vouga é péssima em fornecimento de serviços de internet… no interior paga-se o dobro por serviços mais fracos! é o Portugal Profundo!

    já agora a minha internet é da PT no Porto e à noite e fins de semana anda a caroços! mais alguém tem este problema?

    • Daniel says:

      Sim também deparo-me com o mesmo problema. Tenho uma ligação 4Mbps ADSL, o que acho uma velocidade perfeitamente suficiente para uma casa. O problema esta é que as vezes nem 512kbps garantem e depois vem para aqui falar em 100 – 200 – 300 Mbps isto é que mete nojo! Não sei o que ANACOM anda a fazer.

  26. Melhorem o tdt, aprimorem o adsl que nem cobertura nacional tem, não cortem os canais hd aos clientes meo quando a linha começa a ficar sobrelotada, instalem fibra, aprimorem o 3g e só depois pensem em inovar, temos que dar suporte ao que ja existe antes de instalar mais lixo no porto e em lisboa. Portugal não são so 50 km², Portugal começa em Bragança e acaba em Faro com centenas de freguesias pelo meio. Primeiro qualidade depois, sim só depois quantidade.

    • Daniel says:

      Concordo, é pena a ANACOM e PT só pensarem em lucros e discriminar as zonas! Há zonas com 10 serviços de internet e outras só com 1 fraco e caro!!!

  27. Jaime says:

    “4G estará presente em mais 480 freguesias portuguesas…”

    …a preços que só 5% da população portuguesa poderá aceder!

  28. limptrash says:

    Sou sincero eu adoro este tipo tecnologia, embora como tudo tem virtudes e defeitos, mas qual é o serviço que nao tem?, eu se meter nao quero nada com linhas, quero algo livre de complicaçoes.

  29. Ricardo says:

    No porto nem a porcaria do 3G se apanha bem quanto + a porcaria de 4G !!!

    E ainda me vem com a lata de dizer que o meu cartao esta preparado para 4G se na embalagem do cartao diz lá unica e exclusivamente 3G 128k , e no cartoa que veio com o telemovel novo sim já aparece 4G ready !
    Estes gajos querem enganar o povo, só que esquecem-se que hoje em dia as pessoas estao + a par das coisas !

    é lamentavel como tentam enganar o povo

  30. joão says:

    Aqui em Constance Marco de Canaveveses 4G da wÖw no maximo muito superior a PT…

  31. Santos says:

    Boas, eu tenho a wOw 4G, mas quando o router está ligado ao 4G passado uns 4-5 min após a conexão ser efectuada ele simplesmente desliga, já no 4G isso nao acontece, alguem teve o mesmo problema?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.