20 países pedem triplicação de energia nuclear mundial até 2050
A energia nuclear refere-se à energia liberada durante reações nucleares, nas quais os núcleos atómicos passam por processos de ou fusão nuclear, liberando uma grande quantidade de energia. Na 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), 20 países pediram triplicação de energia nuclear mundial até 2050.
Os promotores da energia nuclear dizem que esta é flexível...
John Kerry, enviado dos Estados Unidos para o clima, fez saber, durante a 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) que decorre até 12 de dezembro no Dubai, que a Energia nuclear é o futuro.
Os países signatários apelaram também às instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial, para que incluam a energia nuclear nos financiamentos aprovados.
“Existem disposições estatutárias, por vezes em certas instituições de crédito internacionais, que excluem a energia nuclear. Penso que isso é completamente obsoleto”, afirmou à agência France-Presse o diretor-geral da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi.
Os promotores da energia nuclear dizem que esta é flexível, praticamente não emite gases com efeito de estufa e é um meio incomparável de produzir eletricidade limpa e abundante.
Do outro lado, alguns ecologistas apontam pontos negativos, como riscos de acidentes e o elevado custo desta energia.
A China e a Rússia, os maiores construtores de centrais nucleares do mundo, não estão entre os signatários.
Além de Estados Unidos, França e Emirados Árabes Unidos, assinaram a declaração Bulgária, Canadá, República Checa, Finlândia, Gana, Hungria, Japão, Moldova, Mongólia, Marrocos, Países Baixos, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, Ucrânia, Coreia do Sul e Reino Unido.
200% de acordo a energia nuclear que a energia mais limpa que temos só estamos a ser burros em não a usar os nórdicos já resolveram o problema dos resíduos. E ainda me faz alguma confusão quem vem com a teoria dos acidentes ahah a queima de carvão e petróleo já contribuiu para muito mais mortes que todos os acidentes nucleares juntos (que não foram assim tantos) e todos eles culpa dos trabalhadores, estatisticamente é mais seguro uma usina nuclear do que andar de avião e não vejo nenhum país a proibir os aviões
Nada é seguro nas mãos de portugueses.Nem forno a lenha, quanto mais central nuclear. A única certeza é que alguns meses depois era acidente garantido, e toca a evacuar o país inteiro, E a culpa morria solteira, para variar. Além disso, para ter nuclear primeiro é preciso pagá-la, e não sai nada barato. E no fim tornar a pagar, se calhar ainda mais, para desmantelar. Atomkraft? Nein, danke.
O teu “medo” tem solução! A solução até já existe! Passa por usar e reforçar a energia nuclear gerada em Espanha. Somos uns tanços a gastar MILHÔES em eólicas e hidrogénio “verde” quando aqui ao lado temos os espanhóis com as suas centrais a produzir abaixo dos 100%. Um acordo entre Estados e o assunto avançava, nem que PT tivesse de investir num projecto de expansão por exemplo. O que seria justo, já que passaríamos a usar.
Não concordo podemos ser maus em muita coisa mas quando é para metr as mãos na massa faze-lo bem somos dos melhores. É claro que é preciso investir tal como em tudo
Concordo.
Adoro o toque de Deutsch para um ar de erudito…
+1
As centrais nucleares dão excelentes alvos militares. Num contexto de grande incerteza na geoestratégia mundial parece-me um erro gigante.
Não me parece uma preocupação decisiva. Mas não deixa de ser uma preocupação válida.
bom entao diria que estamos optimos em caso de guerra ganhamos isto sem grandes dificuldades EUA russias alemanhas e os nórdicos vão todos à vida num instante até aqui os vizinhos do lado
Volto a dizer que sou a favor das centrais nucleares (energia verdinha) se a mesma for colocada ao lado da Assembleia da República e o lixo radioactivo gerado pode ser armazenada debaixo da Assembleia.
Se toda a classe política achar que não existe problemas em viver todos os dias com a energia verdinha então por mim siga com isso.
E a fusão nuclear? Quando?
Renováveis mais baterias para mim serão o futuro a médio e longo prazo
Exactamente, concordo consigo.
Sempre a mesma mania dos alegados “gases com efeito de estufa”… pois isso é coisa que não existe. O que esses gases fazem na atmosfera é estabilizar a temperatura, tornam as temperaturas máximas e mínimas menos extremas, que é como quem diz, tornam o clima (mais) ameno.
E uma coisa que nunca vejo ninguém discutir publicamente é a geração de electricidade por Reatores Nucleares de Quarta Geração que prometiam alimentar-se dos resíduos produzidos pelas actuais centrais nucleares de segunda e de terceira geração. Ou seja, aquilo que já é lixo nuclear para as actuais centrais nucleares (mas ainda bastante radioactivo e que por isso precisa de ser armazenado/descartado em zonas geológicas muito precisas) seria ainda combustível para estas novas centrais de 4.ª geração muito mais eficientes, estendendo assim bastante para o futuro o tempo de vida das reservas de combustível e tornando os resíduos resultantes destes reactores também muito menos radioactivos do que os das actuais centrais.