12 mil «pedidos de esquecimento» só no primeiro dia
Foi no passado dia 30 de Maio que a Google colocou à disposição um formulário electronico que dá a possibilidade dos utilizadores reclamarem o seu «direito de esquecimento».
Segundo dados agora divulgados pela própria Google, só no primeiro dia foram recebidos 12 mil «pedidos de esquecimento », tendo sido atingido picos de 20 formulários enviados por minuto.
O caso remonta ao ano de 2010, altura em que um cidadão espanhol levou a Google a tribunal para exigir que a sua informação pessoal fosse removida do motor de pesquisa.
A Google sempre se recusou a eliminar tais dados, tendo o caso sido encaminhado para o Tribunal de Justiça da União Europeia que, a 13 de Maio de 2014, deu razão ao cidadão e a Google foi mesmo obrigada a eliminar toda informação referente ao mesmo.
Nesse seguimento, a Google lançou na passada sexta-feira um formulário que permite registar “pedidos de esquecimento”. Além do preenchimento do formulário, é necessária uma cópia de um documento de identificação com uma fotografia válida. Segundo dados da gigante da tecnologia, em apenas 24 foram recebidos 12 mil «pedidos de esquecimento », reporta o AFP.
A Google já referiu que vai tratar cada pedido de forma individual e espera que as respostas aos utilizadores sejam rápidas.
Este artigo tem mais de um ano
O herói: Mario Costeja, através da pesquisa Google
http://www.newsweek.com/man-who-sued-google-be-forgotten-252854
Parece o Rafa Benitez.
O esquecimento não é bem assim… Eles apenas bloqueiam o acesso à informação para a Europa. Se estiveres fora da Europa a informação completa ainda está disponível.
Por exemplo se pedires para apagar toda a tua informação não a vais conseguir ver aqui mas se estiveres na America consegues ver tudo.
Pessoal se fizer um pedido destes ficamos sem as contas da google? lol..
Porque raio temos de enviar um digitalização do nosso bilhete de identificação? Não foi necessário para recolherem a informação -.-“