E Porque Hoje é Sexta
MusicóMania Porque Hoje é Sexta
A música terá a sua génese, provavelmente na pré-historia ! Originalmente através de onomatopeias, evoluindo paralelamente ao desenvolvimento da espécie humana. Hoje, será algo imprescindível no nosso dia a dia, arte sensorial, étnica e idiossincrásica. Aqui, combateremos as migraneas, com algumas sugestões, novidades, tesouros esquecidos, lançando-vos o repto, porque para os verdadeiros melómanos, o prazer não se deve procrastinar.
Esta semana em destaque :
1 - The Jon Spencer Blues Explosion
Trio formado em 1991, em Nova Iorque. Abarcam estilos desde o punk, noise rock, blues, soul, rhythm blues, garage, rockabilly. Ja trabalharam como nomes como, Beastie Boys, Solomon Burke, Beck, Elliot Smith, Tom Waits, Cat Power, Delta Blues, Stereolab, Pussy Galore, Boss Hog ou Heavy Trash. Inicialmente, fizeram parte da famosa editora independente, Matador Records, responsável pela descoberta e lançamento de nomes famosos do circuito mais alternativo.
Começaram ao vivo, fazendo a primeira parte de shows dos Jesus Lizard- Controversos, incendiários, provocadores, mas ao mesmo tempo dominando perfeitamente a semiótica e sabendo muito bem aquilo que fazem. Aqui fica o novo trabalho lançado esta semana.
2 - Steven Gene Wold ( Seasick Steve)
Bluesman norte-americano nascido em 1941, que gosta de personalizar as suas guitarras baratas (incluindo guitarra de 3 cordas ) e escrever sobre as suas experiencias de vida, Tem trabalhado ao longo da sua vida também como musico de estúdio ou suporte e engenheiro de som.
Tem colaborações com nomes como, The Level Devils, Modest Mouse, Jack White ou John Paul Jones dos Led Zeppelin. Depois de investir mais a serio na sua carreira a solo, aos 66 anos, em 2007 recebeu o prémio “2007 Mojo Awards”, para melhor artista revelação no Reino Unido ! La diz o povo “Mais vale tarde que nunca”! Já actuou recentemente em Portugal nos festivais de verão. Ficamos com um excerto do seu novo trabalho.
3 - Soror Dolorosa
Banda formada em 2001. no sul de França, que revisita o post-punk revival do final dos anos 70 e década de 80, mergulhando no darkwave de bandas como, Joy Divison, Sister of Mercy, The Mission, Gene Loves Jezebel. São a prova que os grandes sons do passado continuam bem vivos no século xxI.- Aqui um live de 2014.
4 - Raivopaat
Punk rock bem quente, mas, que no entanto, vem do gelo e frio finlandês.
5 - Toto
A mítica década de 70 nos Estados Unidos, onde nasceram alguns dos grandes projetos sonoros de sempre e hoje recordamos um deles. Iam do soul ao funk, do pop ao rock, passando pelo jazz. Musicos de estúdio credenciados e com grande experiência, eram donos de uma técnica elitizada, que lhes permitiu atingir o Olimpo dos deuses. Com destaque para o guitarrista Steve Lukather e o baterista, Jeff Porcaro, considerado ainda hoje, como um dos melhores bateristas de sempre, tendo tocado com uma meriade de notáveis, como, Etta James, Larry Carlton, Stanley Clarke, Peter Frampton ou Pink Floyd.
Em 1982 com o álbum “Toto IV”, que continha hits como”África” ou “Rosanna” ganharam 6 grammys. A partir daqui, começaram os cismas na banda. Abandonos, demissões, mortes ( Jeff Porcaro, em 1992), acabando por em 2008 ser anunciado o seu fim. Posteriormente, tem voltado a reunir-se, com algumas alterações pontuais. Em 2014 morreu, Fergie Frederiksen e já em 2015, Mike Porcaro. Também em 2015 editaram o trabalho “Totó XIV”, de onde extraímos este blues.
6 - GNR (PT)
Começaram em 1981, na Rua Airosa, Porto, perto do bulício da linha de comboio Porto-Povoa. Da formação inicial, sobrevive apenas Toli César Machado. Foram a primeira banda Portuguesa, a encher um estádio de futebol num concerto em 1992 (40.000 pessoas no estádio José Alvalade, Lisboa). Assim como a actuarem ao vivo, na internet em 1999.
Em 2008 tocam no pavilhão atlântico, com a banda sinfónica da GNR. IndieFada, o novo selo independente do grupo, lançou esta semana o seu l2º trabalho de originais “Caixa Negra”. Estamos na Páscoa, mas não eh uma ressurreição, porque eles tem uma longevidade sem interludios. Já lhes tentaram fazer algumas vezes a inumação, mas como quaisquer firme contumaz, eles nunca quebram! Quando muito, os GNR, reencontraram no seu gps, as coordenadas dos bons trilhos sonoros dos tempos de “Independança”, “Rock in Rio Douro”, “Mosquito”ou “Popless”. Aqui não há concessões, o discurso eh nu e cru, assumindo sempre a frontalidade e honestidade que sempre os caracterizou! No fundo…são homens do norte!
7 - Cazuza (BR)
Considerado o poeta do rock e um dos maiores compositores da musica brasileira! Rebelde, boémio, polémico, provocador nato, assumia a bissexualidade, chegando a confessar ser “seropositivo”, tendo acabado por sucumbir a doença em 1990, ainda muito jovem, com 32 anos. Carioca, começou a ganhar fama como “frontman” da banda, Barão Vermelho, onde a sua simbiose perfeita, com Frejat, se tornou icónica.
Com a fama de “banda maldita” eram vetados na rádio.Mas isso mudou. Apos 4 anos juntos, ele decide abandonar a banda e seguir a sua carreira a solo em 1985, após terem tocado no rock in rio. O seu som, espelhava o vasto leque de influencias, Led Zeppelin, Rolling Stones, Janis Joplin, Queen, Bob Marley, Beatles, ate os grandes nomes do Brasil, Caetano Veloso, Raul Seixas, Elis Regina, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Rita Lee, Gal Costa, Maysa, João Gilberto, entre outros. Tendo ao mesmo tempo, influenciado toda uma nova geração. Costumava afirmar “Não divido nada; muito menos o palco”. Em 2008, a revista Rolling Stone ,colocou Cazuza, na 34ª posição, na lista dos 100 maiores artistas da musica brasileira. Recordamos um dvd, que compila vários lives do mestre.
Boas Audições
Por André Pinto para o Pplware
Bom fim de semana
Este artigo tem mais de um ano
bom fds
Bom fim de semana 😉
Boas têm ideia de quando vai sair analise da xiaomi yi camera?
Bom FDS
Na próxima semana. Está em testes.
Bom fim de semana 😉
bom fds
Bom fim de semana 😉
Bom fds pessoal!
Bom e merecido fim de semana para toda a equipa do PPLWARE..!!!
Bom fim de semana 😉
Bom fim de semana a todos; sempre bom passar por aqui, o melhor da categoria !
Aquela “pikena” é perigosa no kung-fu. Lol
Bom fim de semana, e para aqueles que estão aí na na ilha da Madeira: Vão votar no domingo!
As últimas três anedotas já são repetidas.
“Bebé solta peido e assusta-se”??? Não foi o bebé foi o pai. A mãe até o diz no fim.