Numa publicação no X, a Tesla revelou que tem dois robôs humanoides Optimus a operar de forma autónoma numa das suas fábricas. Este foi um dos feitos conduzidos por Elon Musk, de entre vários outros enumerados na mesma comunicação.
Conforme notado pelo Electrek, a Tesla tem emitido muitas comunicações, ultimamente, na sequência da confusão em torno do pacote de compensação salarial de Elon Musk. A ideia parece passar por ajudar o CEO a recuperar o “cheque” de 55 mil milhões de dólares.
Numa dessas comunicações, partilhadas por via do X, a Tesla enumerou uma série de conquistas que a empresa, aparentemente, deve à liderança de Elon Musk – no período de 2018 até agora, quando o pacote de pagamento foi aprovado pelos acionistas, embora posteriormente rescindido por um juiz, após descobrir que o conselho da Tesla havia enganado os investidores.
De acordo com a publicação no X, a Tesla implementou dois robôs humanoides Optimus e tem-nos, agora, a operar numa das suas fábricas de forma autónoma.
Rundown of what we have achieved since 2018 – under @elonmusk‘s leadership – 2018 – Hit 5k Model 3/week – Model 3 becomes best-selling EV in the US – Giga Nevada reached annual battery production rate of 20 GWh – Launched Navigate on Autopilot – Model 3 becomes the best-selling…
— Tesla (@Tesla) June 11, 2024
Apesar de a Tesla divulgar muita informação e updates constantes relativamente ao Optimus, o último relatório dizia que a empresa ainda estava a treinar o robô, utilizando a realidade virtual e o controlo remoto. Até agora, sabia-se que o robô estava, ainda, a realizar tarefas, num ambiente de laboratório, com base em informações humanas.
Agora, contudo, a Tesla parece ter levantado o véu, informando que tem dois robôs humanoides a funcionar autonomamente numa fábrica. Este é, de facto, um grande passo, pois a Tesla havia estipulado fazê-lo até ao final deste ano.
Mais, o Optimus deverá começar a ser comercializado no próximo ano, segundo Elon Musk, recentemente, custando “menos de metade de um carro”.
Recorde: