Terahertz – Cientistas estão próximos!
Componente abre caminho para novos circuitos de alta performance!! Por essa John Bardeen, William Shockley e Walter Brattain, que inventaram o transístor em 1947, quando trabalhavam nos famosos Laboratórios Bell, não podiam esperar. Cientistas da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, acabam de quebrar o recorde de velocidade para um transístor de forma surpreendente. Com uma frequência de 845 Gigahertz, o novo dispositivo fez o até então recordista "comer poeira", sendo mais de 50% mais veloz.
Feito de fosfato de índio e de arseneto de gálio e índio - os transístores tradicionais são de silício ou germânio - o novo dispositivo se aproxima da marca do terahertz, o “cálice sagrado” que vem sendo procurado por diversos centros de pesquisa no mundo. Leia a notícia completa »
Este artigo tem mais de um ano
Isso nao nos chega as mãos antes das grandes empresas e servidores etc etc. da-lhe prai 7 anos 🙁
boa notícia : )
Imaginem os jogos daqui a 10 anos!
Surpreendentes, certamente!
O arseneto de gálio é um material muito caro e duvido que seja lançado em série para o mercado. Além disso, o futuro vai ser a introdução de cada vez mais cores no mesmo pedaço de chip, aliado à evolução de novas instruções e tecnologias de processamento. Até porque um single-core a 64-bit topo de gama ainda serve para as exigências actuais.
Eu no meu desktop ainda uso um P4 1.5 com OC a 1.8 e bem bom! 🙂
ups o “6” de “64 bit” nao saiu 🙂
Vruuuuuuummmmmmmmm….
Bem Haja
Carlos
Sempreee Maisssss !!!!!!!
hehehe
Abraço
verdadeira loucura de velocidade ::)
Abraço,
A essa frequencia o comprimento de onda de um sinal é de 0,3 mm
os componentes electronicos teem de ser 100 vezes mais pequenos que agora para se poder manipular essas frequencias, caro e vai demorar…
É por se estar a atingir frequencias muito altas e dificeis de controlar, que os produtores estão
agora a apostar nos dual-quad multi cores… no fundo no fundo processamento paralelo, já que fica mais barato apresentar esta “novidade” do que continuar no caminho de aumentos de frequencias…
de qualquer modo ainda ha muito que avançar ate eu poder estar a falar com o computador e ele me entender…
por enquanto o meu AMD 1.8 de 2001 vai chegando perfeitamente