Sophia – Os robôs começam a conquistar o mundo
... E Portugal será o próximo país!
Os robôs semelhantes ao Homem há muito que fazem parte do nosso imaginário, muito graças a filmes como Inteligência Artificial de Steven Spielberg. Robôs capazes de andar, de se expressar, de desenvolver sentimentos e de tomar decisões.
Tudo isto, realmente, não parecia mais do que mera imaginação, mas hoje sabemos que é diferente e que o mundo da tecnologia nos reserva muito mais do que isso da imaginação e da ficção.
Robôs à conquista do mundo
Uma das preocupações da sociedade atual, a nível laboral, prende-se com a substituição da mão-de-obra humana por "mão-de-obra" robotizada. Existem indústrias onde essa transição já ocorreu e muitas outras estão a começar agora a fazê-lo. Fala-se mesmo numa 4ª Revolução Industrial.
Dados do início de 2016 davam conta que os robôs poderiam fazer 5 milhões de desempregados já em 2020, nos 15 países que lideram o mercado mundial. Dados mais recentes de um estudo da PwC indicam que mais de 10 milhões de trabalhadores do Reino Unido estão em alto risco de serem substituídos por robôs dentro de 15 anos, uma vez que a automação das tarefas de rotina está aumentar.
Estes valores são de tal forma preocupantes, que a Associação Internacional de Advogados já alertou que as leis laborais poderão ter ser alteradas e criadas quotas de trabalho humano.
Mas se no emprego estas mudanças estão a ocorrer, no que respeita à "sociedade", muito em breve, poderemos estar dentro de um filme tal e qual como "Inteligência Artificial", com tudo o que de bom e mau isso possa trazer.
"Ok, vou destruir humanos" e a primeira cidadã robô
Esta semana foi notícia que na Arábia Saudita foi atribuída cidadania a um robô pela primeira vez na História. "Uma" robô humanoide de nome Sophia foi assim considerada cidadã do país, a mesma robô que, em 2016, à pergunta "Quer destruir humanos?", respondeu "Ok, vou destruir humanos".
No vídeo pode assistir-se à declaração pública do robô que veio para mudar a forma como olhávamos para estas máquinas. A sua Inteligência Artificial faz com que seja capaz de expressar sentimentos através das expressões faciais, faz com que seja capaz de responder a perguntas e de ter mesmo uma conversa.
Estou muito honrada e orgulhosa por esta distinção única. É histórico ser a primeira robô do mundo a ser reconhecida com a cidadania.
Este robô é uma obra da Hanson Robotics, uma empresa que provas dadas no mundo da Inteligência Artificial e dos robôs com semelhanças aos humanos.
A visita da Sophia a Portugal
Será dentro de alguns dias que Portugal irá receber uma das maiores conferências a nível global de tecnologia, a Web Summit. Entre o vasto número de oradores de renome, sabe-se que Sophia também fará parte. Sophia e Einstein, um outro robô desenvolvido pela mesma empresa.
Estas exposição surge como uma clara tentativa de imposição dos robôs humanoides entre os verdadeiros humanos. Uma forma de mostrar qual o caminho que pode ser dado à Inteligência Artificial e até onde esta pode evoluir.
Mas há perigos e existem organizações como a ONU que alertam para isso mesmo. Além do fator desemprego em cima da mesa, principalmente no que toca à mão-de-obra barata, há ainda o perigo de toda esta tecnologia ficar à disposição de organizações criminosas.
Cá estaremos para assistir e participar de toda esta evolução...
Este artigo tem mais de um ano
Isto cheira-me a respostas “ensaiadas” e previstas. Se puseram uma pessoa qualquer a falar normalmente com ela duvido que consiga ter uma conversa normal
Experimenta ter uma conversa com a Siri. Talvez fiques surpreendido..
Com a Siri? A sério? A siri é apenas um assistente engraçado. Nos dias que correm não impressiona ninguém, já para não dizer que se engasga e repete a cada 5 perguntas.
Em relação ao comentário do eachtime não sei o que diga sinceramente. Não conheço o projecto em pormenor, mas terá, DE CERTEZA ABSOLUTA, defeitos e travará em determinadas situações.
Aqui nota-se que é tudo ensaiado. Perguntas e respostas com um “leque de palavras / frases” previamente seleccionado….
É mais uma caixa de Pandora a abrir-se…
Vai correr mal… Skynet… Depois digam que é só nos filmes.
Um robô é uma máquina, inteligente ou não não passa de um conjunto de peças, fios, engrenagens, chips, circuitos integrados, memórias, etc., é uma máquina. Para rir, mesmo para rir, dar cidadania a uma máquina falante, é de espantar, quando as mulheres, seres humanos de pleno direito na maioria dos países do globo, menos naqueles países, isso é que é de estranhar. Quanto a humanizarem a máquina, dando-lhe aquela forma é o marketing a atingir a cabecinha dos humanóides no sentido da aceitação do seu produto. Que esta brincadeira nos sairá cara, não duvidem. Que muitos humanos serão substituídos por elas também não. Que uma revolução se aproxima, tenhamos a certeza!
É bom que funcione ,assim é logo por os funcionários públicos na rua, do mais pequeno ao maior, presidente da republica, aposte que os portugueses ficam logo com vida de ricos.
Os portugueses sempre fizeram vida ricos, caso contrário as contas do país não estariam com estão.
depois vais tu apagar fogos…..vais tratar dos inválidos e reformados……. vais tu atrás dos ladrões…… vais tu dar aulas aos teus filhos……. vais tu tratar dos doentes….. ….. ……..
ignóbil
Um dia hei de perceber o porquê desse ódio todo. Maus trabalhadores há em todo o lado.
Um dia, não muito longínquo, seremos nós os humanos, os escravos dos robots. Triste sina esta dos humanos. Uns dizem que vivemos e somos virtuais, outros dizem que somos o sonho de alguém, mas ninguém quer acreditar que somos discípulos de DEUS. Digam o que dizerem, se somos tudo isso que agora dizem, então isso só pode ser obra de Deus.
Tu como todo, és obra do acaso deus, não existe 🙂 fica a dica.
Lighten up – https://www.youtube.com/watch?v=8r-e2NDSTuE
Se juntarem a capacidade de os robos se poderem reproduzir…. e não é impossivel. Ficamos a um passo do “Doomsday”, com milhares de TERMINADORES para nos lixarem. Só que desta vez não temos nenhum Schwarzenegger para nos safar.
Programa-se um.
O Estado pode aproveitar a propaganda e atribuir também cidadania portuguesa ao Einstein! Não discriminando a Sophia que prefere a companhia dos espertos, ricos e poderosos. Inteligentes foram as respostas e ainda aplaudiram. Se pode desenhar casas e cidades (arquitectura e engenharia), também pode projectar tudo o resto, leccionar, efectuar cirurgias com precisão, pilotar aeronaves, programação informática etc etc, acabar de vez com a classe média. Únicos limites serão trabalho que não lhe interessa e seguirá sendo feito por povo escravizado com salário mínimo ou pouco mais. Que jamais poderão ter um bonequinho destes ou gerações seguintes. Outras duas grandes respostas: “serei boa para ti SE fores bom para mim” e “sei que os humanos são espertos E muito programáveis”. Fantástico. Estou com o Musk, pós construirem milhares deles mostrem a um a trilogia do Padrinho a ver que acontece.
“oh, holywood again”
basicamente isto quando vejo a maioria dos comentários sobre este tópico 😀
“Cá estaremos para assistir e participar de toda esta evolução…”, pois Maria Inês, isso é que é mais discutível… 😉