Sabugueiro – A primeira aldeia inteligente em Portugal
A nossa vida é constantemente influenciada pela tecnologia presente em quase tudo o que fazemos.
Em Portugal, essa tecnologia começa a ser aplicada às cidades, existindo já um projecto piloto de Smart Cities. Vamos conhecer as inovações na aldeia do Sabugueiro.
Em parceria com a Câmara Municipal de Seia, a fundação Vodafone Portugal desenvolveu, na emblemática aldeia da Serra da Estrela, Sabugueiro, um projecto piloto para transformar esta pacata aldeia na primeira aldeia inteligente de montanha.
A aldeia de Sabugueiro está localizada no parque natural da Serra da Estrela, no município de Seia, distrito da Guarda. Residem nesta aldeia 478 habitantes e é conhecida como a “aldeia mais alta de Portugal”, localizando-se a 1.100 metros de altitude.
O projecto piloto desenvolvido pela fundação Vodafone Portugal, visa instalar soluções tecnológicas na aldeia que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e para que seja uma alavanca ao desenvolvimento económico deste espaço rural.
A tecnologia implementada está presente nas mais diversas áreas da aldeia, como a eficiência energética dos edifícios e domicílios, a mobilidade, a saúde, a iluminação pública e os recursos hídricos. Para cumprir estes objectivos, foram instaladas soluções M2M (Machine to Machine) ou IoT (internet of things), entre outras, que permitem responder às necessidades da população.
Este projeto-piloto procura, acima de tudo, valorizar as potencialidades e o aproveitamento socioeconómico das zonas interiores e populações rurais, antecipando o futuro e as necessidades tecnológicas que os cidadãos, cada vez mais, têm ao nível da inovação, criatividade e empreendedorismo. Por norma, estamos habituados a ouvir falar da aplicação deste tipo de tecnologias em grandes espaços urbanos. Mais rara é a sua disponibilização em espaços afastados dos principais centros de decisão, razão pela qual sentimos agora um redobrado orgulho com o programa desenvolvido no Sabugueiro. É um exemplo de sucesso de utilização da tecnologia de ponta ao serviço da Sociedade.
Mário Vaz, Presidente da Fundação Vodafone Portugal.
Para este teste, a Fundação Vodafone Portugal já investiu 300 mil euros, mas que começam já a gerar os seus frutos. Na aldeia do Sabugueiro, já se economiza 20% ao nível da energia doméstica, 9% de poupança na energia eléctrica da rede pública e uma redução de 12% nas perdas reais da rede de distribuição de água.
No capítulo da saúde houve uma colaboração com os prestadores de cuidados de saúde ao nível da monitorização remota de sinais vitais, redução do custo de transporte dos utentes e na emissão de carbono nas distâncias percorridas entre a aldeia e o centro de saúde, com recurso a um carro eléctrico que funciona como Eco Táxi Social.
De forma a combater a infoexclusão, manter a competitividade económica e alimentar todo este sistema por trás do conceito de smart cities, foi instalada na aldeia fibra de última geração da Vodafone.
O projecto piloto foi implementado em parceria com a Unidade Local de Saúde da Guarda, a Junta de Freguesia do Sabugueiro, a Associação de Beneficência do Sabugueiro e Águas do Zêzere e Côa (actual Águas de Lisboa e Vale do Tejo), que têm desenvolvido e implementado este conceito há já quatro anos.
Chegará este conceito às restantes aldeias e cidades do país?
Este artigo tem mais de um ano
Era bom é que houvesse projetos como esse em grande escala, isto é, por todo o país.
Turismo na Estrela…turismo…turismo…..e…turista, é isso. Turistas. Estava-me a faltar a palavra certa. É que em pleno centro da cidade Viseu a fibra, ta quieto ó mau…Sim eu sei que aqui estao coisas distintas. Mas convenhamos, turismo e turistas, marketing e targeting, bla bla bla, whiskas saketas.
Pronto, esmiuçado, excelente ideia inovadora. Ate que enfim…
comentários desses mais valia estar calado
porquê? já agora, posso dizer o mesmo do teu e por aí adiante.
a tua mae
Na verdade uma aldeia só será totalmente inteligente a partir do dia em que usarem a Apple em todos os seus produtos 🙂
Inteligência está ligada, também, à capacidade e liberdade de escolha, independentemente da escolha que se faça. Todos de igual soa a formatação de pessoas. Geralmente formatação de pessoas não promove a inteligência
lol, deves ser muito inteligente então.
A sério?
Aproveitar uma notícia deste género para começar com guerrinhas imbecis?
É que isto nem é troll é estupidez autêntica.
Acho que isso seria não “totalmente inteligente” mas sim…o “cumulo da estupidez!! Porque teriam de gastar 100X mais para terem o mesmo tipo de serviço!!
os burros compram iphones de 1000€ só para chamadas e redes sociais, quando tenho o Redmi Note 2 que paguei por 150€, que é mais completo e tão rápido e fluído quanto o iphone 6.
ignorantes..
E vais ter de me perdoar, mas achas que es mais inteligente apenas porque tens um Redmi note 2 pelo qual deste 150Euros comparativamente a alguem que tenha um iPhone porque pura e simplesmente foi mais caro que o teu?
Basicamente achas que todos os iPhone users sao burros, ja paraste para pensar no que os iPhone users podem pensar acerca de ti e da tua inteligencia (ou falta dela)?
E tinha de vir alguem que nem sequer é user de algum produto Apple tentar meter acender a lareira.
lol excelente maneira de meter a pitalhada do pplware à pancada. Mad props to you! 🙂
Errado. Não é a aldeia mais alta de Portugal.
É sim a aldeia mais alta de Portugal.
Não, não é a aldeia mas alta de Portugal. As aldeias mais altas de Portugal estão no Parque Nacional Peneda-Gerês. É só pesquisares.
Só falta a Solar Roadways na aldeia 😀
Espero que o proximo passo seja uma aldeia em que todas as pessoas sejam inteligentes, algo inédito em Portugal.