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Reconhecimento facial usado para pagamento de refeições nas escolas da Escócia

Estamos mais uma vez a conhecer conceitos futuristas: as crianças de nove escolas em North Ayrshire, na Escócia, começarão, a partir de hoje, a pagar a sua refeição através de um sistema de reconhecimento facial.

Apesar da tentativa de facilitar o processo de cobrança, alguns pais e ativistas estão preocupados com as questões de privacidade.


Em North Ayrshire, na Escócia, estão nove escolas a adotar um sistema inovador para a cobrança das refeições dos mais novos. Aquelas começaram a receber o pagamento das crianças para a sua refeição, utilizando um software de reconhecimento facial, por forma a identificar automaticamente cada aluno e efetuar, com sucesso, a cobrança.

O sistema implementado pelas nove escolas irá, conforme alegam, acelerar as filas de espera e reduzir os riscos de infeção pela COVID-19 associados ao uso de cartões, numerário e impressões digitais.

É a forma mais rápida de reconhecer alguém na caixa registadora.

Uma escola secundária tem um período de cerca de 25 minutos para servir potencialmente 1.000 alunos. Portanto, precisamos de um rendimento rápido no ponto de venda.

Disse David Swanston, o diretor executivo da empresa CRB Cunninghams que forneceu o sistema às escolas, ao Financial Times.

Segundo a mesma fonte, o tempo médio por transação, aquando da utilização do sistema, não excede os cinco segundos por aluno.

Contudo, apesar de as escolas defenderem que o novo sistema facilitará todo o processo de pagamento, alguns pais e ativistas estão preocupados. Isto, porque acreditam que o software de reconhecimento facial expõe das crianças à vigilância biométrica, normalizando a prática. Além disso, duvidam que os estudantes estejam amplamente informados sobre os riscos e as questões da privacidade.

Além de 97% das crianças e dos seus pais ter consentido a utilização do software de reconhecimento facial, o Department for Education garante que não controla a utilização de tecnologia pelas escolas. Ainda assim, a utilização de sistemas semelhantes em escolas americanas levou a que estados como o de Nova Iorque proibissem temporariamente a tecnologia.

 

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