Portáteis com GPS
A venda de portáteis disparou nos últimos anos. A tecnologia tem evoluído de forma a potenciar o portátil com desempenhos que se equiparam a computadores de mesa. Esse aumento de utilizadores levou a uma drástica diminuição dos preços nos últimos 5 anos.
Porquê ter um computador de secretária? A mobilidade tem obrigado o utilizador a equipar-se com estas ferramentas, onde em qualquer lugar a qualquer hora pode ligar-se ao mundo.
Mas tanta mobilidade eleva exponencialmente o risco de roubo e perda de informações sensíveis, muitas vezes vitais, que se encontram nos portáteis.
Existem aplicações, sistemas de encriptação e muitos outros métodos que tentam colmatar este problema conjuntural.
Desta vez foi a Ericsson que se juntou à Intel para desenvolver uma tecnologia capaz de detectar e comunicar remotamente com um portátil bloqueado-o, impedindo o larápio de ter acesso aos conteúdos.
É simples a linha de pensamento, instala-se um pequeno módulo GPS no portátil, capaz de comunicar via SMS que executaria ordens, por exemplo para remover determinada área de informação, entre outras operações.
Como referi anteriormente, há já no mercado tecnologias desenvolvidas para esse propósito, por exemplo a Lenovo oferece uma tecnologia parecida o “Lockdown PC Now”, mas com a adição do módulo GPS o utilizador poderia saber com exactidão onde está a máquina.
Este artigo tem mais de um ano
Bem visto… mas e se o larápio sabe disto, apressa-se a remover GPS mantendo o computador desligado :S
Acho que disseste tudo com o “se” ….
é simples.. basta que a remoção deste IC resulte num determinada rotina configurada de acordo com os interesses do utilizador (em ultimo caso apagar a informação do HD)
Supostamente sem essa unidade o portátil não funcionará, digo eu, pelo menos é o mais lógico
cumpzz
É uma boa ideia 🙂
………………………….
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
………………………….
Caso nao se tenham apercebido o GPS é unidireccional logo o portátil recebe informaçao da sua posiçao mas nao envia (a nao ser que tenha também um cartao de telemóvel e modem GSM/3G).
Na melhor das hipoteses está programado para um so local e apaga-se automaticamente…
É uma boa ideia mas,
também pode servir para um big brother, já imaginaram que podem deixar de ser anónimos,sempre alguem pode saber onde estamos por onde andamos e o que estamos a fazer com o nosso portatil.
Pensem nisso !
@mmick
“… instala-se um pequeno módulo GPS no portátil, capaz de comunicar via SMS que executaria ordens…” Está no artigo…
São muito boas notícias. E o mais lógico, a meu ver era fabricarem o portátil de forma a que como o Tiago disse e muito bem, sem o módulo GPS ele não funcionasse.
Penso que deve existir medidas de contingência, pois mesmo com bypass a máquina deverá não arrancar, pelo menos deveria ser assim.
Isto funciona com um larápio “vulgar”! No meu ponto de vista é impossivel proteger kalker coisa de alguem que perceba o sistema! Pode acontecer na altura k fôr lançado ate não ser possivel, mas passado pouco tempo passa a ser!
A maneira mais segura de proteger alguma coisa é manter o menos de informação possivel nos portateis! Isto é mais um sistema para uma empresa ganhar uns trocos!
Basta tirar a bateria fora e desmontar o PC… como todos os portateis este deve também cheio de autocolantes a evidenciar as suas capacidades, sendo por isso facial ao larapio identificar o portatil com este sistema.
nem acredito que ha empresas a tentar vender isto. só se for para proteger a informação do utilizador porque trocar o disco ou formatar e xau xau problemas. outra maneira fixe é sacar o disco, liga-lo ao pc por usb de preferencia linux…. e começar a sacar informação.
sinceramente axo um desperdicio de tecnologia, é ridiculo.
Como é que se liga um GPS dentro de casa?
Um GPS não é um telemóvel!
A não ser que o larápio ande sempre com o portátil ligado na rua, enquanto caminha, conduz…
Porque é q vocês não são todos investigadores???… pensam que os outros são estúpidos e não pensaram já tudo que vocês aqui disseram? lol
Engraçado… Acabei de instalar uma coisa parecida no meu lenovo!
Isto é daquelas coisas que as pessoas não podem permitir!
Portugal queria colocar um dito “chip” na matricula dos carros para os mesmo serem localizados em causo de roubo.
Felizmente a Comissão Europeia de Protecção de Dados rejeitou esta proposta.
Temos que ver onde acaba a nossa privacidade…