Pelos pés cresce a natureza… Just Grow it!
A criatividade é apenas a palavra que descreve o que é feito com qualidade fora dos padrões normais. Seja ela para que fim for, desde que tenha capacidade humana de grande valor universal.
Christophe Guinet nasceu em Paris, cresceu entre a cidade e o país, estando sempre em contacto com a natureza. Mas ao dizermos contacto podemos mesmo afirmar que ele calça natureza!!!
Como qualquer adolescente, Christophe desenvolveu uma paixão, neste caso a sua grande admiração é pelas plantas, especialmente o cultivo de orquídeas: sempre se sentiu atraído pelo desafio exigente e pela recompensa oferecida pela beleza das suas flores.
Just Grow it!
Com o seu desenvolvimento enquanto profissional e com o novo conceito de socialização, este jovem desenvolveu um interesse mais urbano mas sempre com fortes ligações à natureza, pretendendo desta forma criar algo que fizesse a ponte entre a industrialização/tecnologia, a moda e a natureza.
As preocupações com o meio ambiente levaram-no a reunir uma equipa de criativos, talentos, que desenvolveram o projecto Just Grow it!
Criou então um par de sapatos desportivos que tivessem vida. Usou materiais que forraram as sapatilhas e que reagem ao meio ambiente produzindo oxigênio e crescendo enquanto natureza.
Um par de sapatos desportivos, briófitas, casca de pinho e líquens. Depois é usar a criatividade para que tudo seja colocado com ordem visual por forma a dar um bom aspecto orgânico sem perder a identidade "material" do par de sapatilhas usado.
A "pele" sintética dos sapatos é limpa e tornada rugosa, sendo lixada para criar uma espécie de micro sulcos que permitem os materiais depois agarrarem. É colocada a casca de pinho sobre as sapatilhas porque é fácil de moldar. A casca é colada com super cola.
Posteriormente, são colocadas as briófitas, estas como são plantas verdes, sem raízes (mas com um rizóide utilizado para fixação no substrato), podem facilmente fixar-se no material usado por baixo, neste caso, o tecido do próprio sapato desportivo.
Depois, por uma questão de tons de verde e para que seja igualmente um indicador da qualidade do ar que rodeia a pessoa que usa estes sapatos desportivos, é preenchido o símbolo da marca com os líquens. Os liquens são seres vivos muito simples que constituem uma simbiose de um organismo formado por um fungo (o micobionte) e uma alga ou cianobactéria (o fotobionte).
Agora é juntar o que faz crescer as plantas, isto é, ao usar estará a levar a luz, a humidade e a frescura a este "vaso" encubador de transportar nos pés.
Este artigo tem mais de um ano
Ideia excelente e bastante inovadora mas não me vejo a usar umas sapatilhas dessas… 😛
Louco 😀 grande ideia.