Os wearables poderão ser alimentados por urina
O mundo dos wearables está ainda numa fase embrionária. Apesar de já existirem em grande quantidade, a verdade é que ainda existe muito por explorar.
Agora, da Universidade de West of England (UWE Bristol), surge a possibilidade de desenvolver wearables que utilizem a células de combustível microbianas alimentadas por urina bombeada pelos passos do utilizador.
O dispositivo criado pelo laboratório de investigação do Centro de Bioengenharia da Universidade de West of England, coordenado pelo professor Ioannis Ieropoulos, baseia-se num par de meias com as células de combustível microbianas embutidas que, por sua vez, são alimentadas através da urina bombeada pelos passos do utilizador. Este processo irá alimentar um transmissor sem-fios encarregue de enviar dados para um computador.
Este projecto representa o primeiro sistema wearable auto-suficiente em termos de energia baseado na tecnologia de células de combustível microbianas.
De uma forma simples, o caminhar do utilizador irá pressionar os tubos colocados nos calcanhares das meias que asseguram a circulação de fluídos suficientes para alimentar o sistema de uma placa de transmissão sem-fios. Este sistema foi capaz de enviar com sucesso uma mensagem a cada dois minutos para o módulo receptor, controlado por computador.
Esta investigação abre possibilidades à utilização de resíduos para alimentar equipamentos portáteis electrónicos. Poderia ser possível ainda desenvolver, por exemplo, um sistema wearable baseado em células de combustível microbianas capaz de transmitir coordenadas de uma pessoa em situação de emergência.
Sem a dependência de combustíveis fósseis, a utilização de células de combustível microbianas para a produção de energias a partir de fluídos residuais poderá vir a representar um papel importante na produção de energia verde.
Este artigo tem mais de um ano
Parece fazer todo o sentido
faz mais sentido uma forma de aquecimento do corpo e arranjar um telemovel com uma bateria de jeito
Vou só ali fazer um xixi para carregar o meu smartphone… Just Kidding 🙂
Eu podia fazer uma piada muito ma mas depois os lovers dos wearables iam me enforcar.
Não faças, até porque a tecnologia, a investigação, é uma coisa séria, tem muito trabalho por trás deste estudo 😉 e no futuro, quem sabe, pode ser o teu emprego, à velocidade que as coisas evoluem, nunca se sabe verdade 😉
Doador de urina procura-se!
Hehehe, olha aqui: http://bit.ly/1McuPsQ
No futuro, as powerbanks vão ser diferentes…
“- então, porque paraste? -Espera estou só a carregar o meu wearable.”
Ninguém se lembra dos fatos do deserto no DUNE? 🙂
Foi logo o que eu pensei!
Hehe 🙂
Gosto do filme de 1984……. apesar da muita critica que o ronda.
Os “stillsuits” não é bem gerar energia, mas aproveitam toda e qualquer humidade do corpo, ou liquidos, para gerar água. Um excelente “Wearable” para sobrevivência 🙂
http://dune.wikia.com/wiki/Stillsuit
+1
Também me lembrou isso!
“Preciso de carregar o meu relogio. Acho que vou ali colocar a trengalha a chorar para o carregar”. É estúpido… E depois? Usa-se aquilo? A cheirar a urina? No thanks.
Toca a beber umas bechecas para uninar
Bem acho que aquele ppl que se mija já vai ter uma desculpa… ‘Não me mijei, estou é a carregar as baterias…”
Bem agora é que vamos ver o negócio do esgotos a subir em flecha.