OneCare Dori: Jovens lançam solução inovadora para idosos
O Projecto de empreendedorismo social português encontra-se em fase de angariação de fundos.
OneCare Dori é uma solução tecnológica proposta por quatro jovens de Coimbra para apoiar os idosos a tomarem a medicação de forma correta, fornecendo informação e alertas em tempo real aos seus cuidadores ou familiares, e que acaba de ser lançada a uma escala mundial, através de uma campanha de Crowdfunding.
Conheça melhor este projecto.
Por todo o mundo, milhares de idosos têm a necessidade de tomar medicação de forma regular, medir a tensão arterial, controlar a diabetes, entre outros. Quando estas tarefas críticas são esquecidas ou descuradas, o estado de saúde do idoso pode ficar gravemente comprometido a curto prazo. Se somarmos a isto o facto dos respectivos cuidadores ou familiares terem hoje em dia um estilo de vida bastante activo, que não lhes permite estar presentes da forma como gostariam, esta questão assume proporções e consequências maiores e mais nocivas.
Perante este problema social, estes quatro jovens decidiram colocar “mãos à obra” e criar uma solução que conseguisse actuar de forma preventiva.
Fizemos um ‘cocktail de tecnologias’ que permite a utilização simplificada do sistema por parte dos idosos e dos seus cuidadores. Os lembretes interactivos são accionados automaticamente no formato de uma chamada de voz personalizada para o telefone fixo ou móvel do idoso enquanto o cuidador recebe as notificações e alertas no smartphone em tempo-real. Os mais velhos, em geral, estão habituados a usar o telefone-fixo, ao contrário dos smartphones que são utilizados tipicamente por gerações mais novas – os seus cuidadores ou familiares
explica a equipa composta por Diogo Bhovan, Mário Pereira, Marisa Malva e Marta Pinto.
O sistema permite ainda “utilizar a rotina diária do idoso ou o manuseamento da caixa de medicamentos, para desencadear automaticamente os lembretes interativos. Todas estas informações podem ser personalizadas e acompanhadas em tempo-real pelo cuidador através do seu smartphone”.
Para concretizar o desenvolvimento do OneCare Dori foi lançada, na plataforma Indiegogo, uma campanha de Crowdfunding (angariação de fundos) a decorrer até 6 de Julho, com o objectivo de angariar os 15 mil euros necessários.
Qualquer pessoa pode apoiar este projeto através da compra antecipada do OneCare Dori a preços exclusivos, ou através de um donativo simbólico (mínimo 1€). Tudo isto pode ser feito em www.dori.pt onde consta a explicação detalhada sobre o produto e funcionamento do mesmo
O OneCare Dori é um projecto associado à startup de Coimbra Intellicare que tem como propósito proporcionar maior segurança e bem-estar à população sénior e maior tranquilidade aos seus cuidadores e familiares potenciando assim a qualidade de vida de ambos. Tudo isto através da utilização das novas tecnologias para a prestação de cuidados sociais e de saúde.
A Intellicare é associada de importantes clusters da saúde, como o HealthCluster Portugal e o Tice Health, que lhe permite estar presente e contribuir para o desenvolvimento de projectos de saúde altamente inovadores com recurso a tecnologia de ponta.
Acreditamos que esta solução contribui para o aumento da condição de bem-estar e retardamento da deterioração do estado de saúde de milhares de idosos, apoiando ainda os seus cuidadores que sentem normalmente a pesada responsabilidade de cuidar de alguém mais fragilizado, no mundo acelerado e agitado dos dias de hoje
Este artigo tem mais de um ano
O link está errado.
Caro Ricardo, agradeço a sua nota. O mesmo deverá ser corrigido entretanto.
Enquanto tal não acontece: http://www.dori.pt.
Obrigado.
Pcheiiii foi assim tão mau a piadola da coleira eléctrica para eliminarem o comentário pplware?
De vez em quando conseguem-me surpreender. Ainda por cima num espaço que tem uma rubrica semanal de Humor. Enfim
BOM PROJECTO PAH .. MUITO BOM PAH. PARABENS PAH. QUE CONSIGAM ATINGIR OS OBJECTIVOS PAH. (mas isso é de caras fds)
Censurem este!
Interessante ideia, mas preferia quando for velhote, ter o conforto do Lar junto do meu filho ou caso ele não tenha uma vida profissioanal que o permita ser acompanhado por uma pessoa ou serviço que devia muito bem ser apoiado pelo governo e não depender de um gadget como idealizado e referido no artigo. Tecnicamente não é por si viável derivado a muitas variaveis que nao estão a ser tomadas em conta, tais como electricidade, disponibilidade da linha telefonica, conhecimento e audácia para o manusear e afins, estaria aqui ate de manha a numera-los. Existe o um serviço de tele ajuda que mesmo simples tem muitas falhas e se nao é do próprio serviço e da tecnologia que o serve. Deixo aqui algumas perguntas, como o caso de ocorrer falha, esquecimento do utilizador ? Quem vai ter responsabilidade ? Existe um acidente com dosagem e ocorre um obito? Legalmente e face ao que o serviço ofereçe quem vai tutelar? E tudo muito bonito e inovador ate a mer** bater na ventoinha! Boa sorte!
Olá Maria Inês,
Sou partner da OUTSTAND, uma empresa de Marketing e Inovação para Startups e queremos ajudar a OneCare Dori a atingir o seu objectivo na Indigogo. Temos experiência em campanhas de crowdfunding e queremos usá-las para potencializar o financiamento deste projecto. Como poderei entrar em contacto com os fundadores, ou seria possível partilharem o nosso contacto com eles: http://www.outstand.pt ou marketing@outstand.pt. Obrigada.