NASA vai enviar smartphones Android para o espaço
Smartphones Android para desenvolvimento de Nano-satélites
Ao longo de vários artigos temos vindo a apresentar projetos interessantes que recorrerem às plataformas móveis, tradicionalmente usadas em smartphones e tablets, como sistema principal para controlo de todos os recursos desses projectos.
Esta segunda-feira, a agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou aqui que tem em curso o desenvolvimento de mini-satélites de baixo custo (cerca de $3,500), que usam Android e que irão ser enviados para o espaço brevemente.
O uso de smartphones para projectos de investigação não é uma novidade. Relembramos que a NASA enviou recentemente dois iPhone4 para o espaço para realização de testes que, permitirão no futuro às naves espaciais, a sua própria auto-localização, enquanto realizam a exploração no espaço. Os iPhone 4 levaram a aplicação SpaceLabs instalada e tinham como principal objectivo medir a altura e curvatura da terra e avaliar os contornos da crosta terrestre.
Relativamente aos smartphone com Android, a NASA refere no site oficial que que "Um pequeno grupo de engenheiros da NASA tem vindo a trabalhar no projeto (baptizado de PhoneSat) com o objectivo de evoluir rapidamente a arquitetura que envolve os satélites
A small team of engineers working on NASA's PhoneSat at the agency's Ames Research Center at Moffett Field, Calif., aim to rapidly evolve satellite architecture and incorporate the Silicon Valley approach of "release early, release often" to small spacecraft.
O PhoneSat 1.0 tem como core um HTC Nexus One e tem como principal objectivo tirar fotos com a respectiva geolocalização da superfície da Terra. Esta versão deverá "permanecer vivo" no espaço por um curto período de tempo.
Por outro lado, a versão 2 deste projecto (PhoneSat 2.0) tem o formato de um cubo com 10 cm e usará um Samsung Nexus S que irá ser o "cérebro" para realizar um conjunto de operações. O PhoneSat 2.0 faz uma expansão das funcionalidades do PhoneSat 1.0 e permitirá comunicação bi-direcional (para controlo remoto a partir a terra) e terá painéis solares para aumentar a autonomia e um repetidor GPS.
Segundo informações, a Nasa deverá lançar 3 desses satélites (2 PhoneSat 1.0 e um PhoneSat 2.0) ainda este ano ou no inicio do próximo. O preço de desenvolvimento dos projectos é crucial para a NASA, uma vez assim poderá evoluir, a um bom ritmo, toda a tecnologia inerente ao PhoneSat 1.0 e 2.0.
Homepage: NASA
Este artigo tem mais de um ano
Se fosse iOS era só cuequinhas molhadas por aqui…
LOl. Não duvides.
Porque é que em uma grande noticia que é esta, tu tinhas que referir outras marcas? Só demonstra que és tu nao és pro-Android és um hater da marca da apple.
Isto só demonstra que o Android é um SO bastante flexível e com algum conhecimento o céu é o limite.
… és um quê?? um hater WTF???
provavelmente o melhor argumento que alguma vez vi…
és um hater à cara podre, o ódio não é solução para nada, cresce e desfruta do melhor que o mercado te “dá”…
se iOS não te serve não o refiras 😉
não devem ser os mesmos engenheiros da Nasa, os tais que usam os seu mac’s, que estão a desenvolver os mini-satélites.
o droid é flexivel se tiver maquina suficiente.. pq na realidade não vale o autocolante!!!! o ios segue plo mesmo caminho!
Deixa @ZéPedro,
todos te batem mas sabemos que é a mais pura das verdades!
Os AppleLovers nem viram este tópico!!!!
acho que faz todo o sentido…
Google.. taking over the world in all fronts ….
Android na vanguarda do universo.
yup 🙂
quero é ver a humanidade a remar oda para o mesmo lado para que se possa evoluir a sério.
a NASA podia era enviar alguns para o pessoal leitor do pplware 🙂
😉 pois.
Google don’t be evil on a hole new level… xD
*whole
Penso que seja uma gralha de tradução google: “permanecer vivo” suponho que tenha traduzido de “go live”.
Será mais adequado e com sentido se irá para o ar, ou algo do género.
Isso, assim facilita o trabalho dos aliens para uma possível invasão, já que conhecerão nossa tecnologia kkk
Brutal,
A Google cada vez mais está-me a lembrar a Skynet do Exterminador implacável.
Off-Topic: Já agora, para quem ainda não sabe outra notícia que vai fazer barulho quanto à Google:
http://www.androidpit.com/google-vs-apple-android
Cá para mim, as coisas vão ficar feias. 🙂
Não pode!!!! A Apple já tem essa patente…
Não seria de esperar outra opção sem ser o android!
Eu estou a fazer uma coisa parecida que é o OpenCube Project! O desenvolvimento ainda está muito no início e é um projecto open source, mas quando estiver completo penso que será muito mais flexível do que o phonesat da Nasa, só é pena não termos os recursos que eles têm =/
Hum… Quando a NASA quiser “aceder” aos satélites com os seus MAC’s, como foi reportado aquando as notícias de Marte, não vão ter acesso aos satélites, a Google corta-lhes as bases 😉
Mas que rapaz tão espirituoso. Este vai longe sem dúvida 😉