Pplware

NASA já escolheu os fatos que os astronautas da missão Artemis vão usar na viagem à Lua

A corrida ao espaço voltou a estar ativa, com os EUA a quererem voltar à Lua. A conhecida missão Artemis irá tratar desta vontade, mas para isso precisam de algum equipamento essencial, muito para lá da nave e do módulo lunar que tratará de colocar os astronautas no nosso satélite natural.

Depois de alguns problemas com os testes da missão Artemis, a NASA assumiu agora um novo compromisso para esta viagem. A agência americana escolheu finalmente os fatos que os astronautas da missão Artemis vão usar na viagem à Lua.


A missão que irá colocar novamente humanos na Lua em 2040 está já a ser preparada há algum tempo. Para além de toda a logística que foi sendo preparada, os testes reais estão prestes a ser iniciados, como se tem acompanhado nas últimas semanas, infelizmente com um nível de sucesso abaixo do esperado.

Ainda assim, a NASA revelou agora que tomou mais uma decisão essencial para a missão Artemis. Escolheu a empresa que irá fabricar os fatos que os astronautas vão usar nos passeios lunares. Será a Axiom Space a fornecer este equipamento essencial e que será usado num ambiente bem hostil.

Naturalmente que estas peças essenciais para os astronautas vão ter um custo muito elevado, mas que a NASA precisa mesmo de gastar. No total, este contrato do pedido feito à Axiom Space terá um valor de pelo menos 228,5 milhões de dólares.

A Axiom foi uma das duas empresas que estiveram na corrida para criar trajes espaciais para o programa Artemis da NASA. A agência já tem um lote limitado de fatos espaciais para utilização na Estação Espacial Internacional, mas os fatos devem ser muito diferentes. Além das condições extremas de temperatura, os astronautas têm de lidar com a gravidade da Lua e a poeira lunar que se tende a colar em tudo.

Curiosamente, este não era o plano inicial da NASA, no que toca ao desenvolvimento dos fatos espaciais para os astronautas da missão Artemi. Inicialmente tentou iniciar o desenvolvimento das suas propostas, mas depressa percebeu que não iria cumprir os prazos, pelo que delegou nas duas empresas concorrentes.

Com estes fatos prontos, a NASA vai poder avançar nos seus planos para a missão Artemis III, que levará a primeira mulher a passear na Lua em 2025. O passo mais importante é mesmo colocar a missão de testes a voar, algo que tem sido recorrentemente adiado, fruto de vários problemas.

Exit mobile version